Luís Montenegro não está arrependido de ter mudado o logótipo oficial do Governo, e garante que não se incomoda com as notícias “que fazem sobre nós”.
O novo Governo reúne-se este sábado em Óbidos, num Conselho de Ministros informal com o objetivo de juntar pela primeira vez todos os membros do executivo, após a posse, na sexta-feira, dos secretários de Estado.
À chegada a Óbidos, questionado sobre a decisão de mudar o logótipo oficial do Governo, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou que “os compromissos de campanha são para cumprir“.
Interrogado se está arrependido de ter apresentado como primeira medida do seu governo a alteração do logótipo, respondeu: “Era o que faltava“.
“Os compromissos da campanha são para cumprir, e esse foi um deles, que eu não quero fugir a essa questão. E quero dizer que aqueles que porventura possam pensar que nós nos incomodamos com as notícias que fazem sobre nós, desenganem-se”, acrescentou o primeiro-ministro.
“Estamos empenhados em fazer o nosso trabalho”, salientou o primeiro-ministro, que recusou comentar alegadas dificuldades em formar o seu Governo.
Crítico do novo logótipo desde a sua adoção, em dezembro, Montenegro prometeu durante a campanha eleitoral resgatar elementos históricos como o escudo com as quinas e a esfera armilar — uma decisão que Eduardo Aires, autor do símbolo aprovado pelo governo de António Costa, considera “ideológica e estratégica“.
Para o designer, esta decisão é um retrocesso e uma forma de a AD “vincar a demarcação simbólica em relação ao PS” e captar “eleitorado flutuante ao Chega”.
Várias figuras políticas da direita e extrema-direita consideraram que a imagem mais minimalista e sem os tradicionais símbolos da bandeira nacional é um exemplo da ideologia “woke”.
Entre as 12 promessas feitas por Luís Montenegro durante a campanha eleitora, contam-se a redução de impostos, aumento de salários e pensões, valorização das carreiras, promoção da natalidade e o combate à corrupção. A que era porventura mais fácil e menos onerosa de executar está cumprida.
Os membros do governo chegaram a Óbidos pelas 09:30, de autocarro. Na Porta da Vila, Luís Montenegro conversou durante alguns instantes com membros da Plataforma Cívica de Agricultores, que ofereceu fruta aos ministros e secretários de Estado presentes.
“Somos uma representação dos agricultores a nível nacional, portanto, estão aqui agricultores do Norte, Trás-Os-Montes, Alentejo, Ribatejo e da zona Oeste. Estamos a representar este movimento cívico, viemos para ter uma conversa com o primeiro-ministro e com o ministro da Agricultura, que foi bastante fortuita”, disse à TSF o porta-voz do movimento, José Marcelino.
“Realmente querem saber quais são os problemas para começarem a fazer alguma coisa. Acho que foi uma abertura muito boa, graças a Deus, algo que não existia antes. Esperamos que continue assim para o bem de todos nós”, comentou o porta-voz.
Depois, num percurso a pé até à Câmara Municipal de Óbidos, Montenegro falou brevemente aos jornalistas.
Luís Montenegro escusou-se a falar do processo de escolha dos governantes e não respondeu se tenciona ou não apresentar uma proposta de Orçamento do Estado retificativo nem se pretende fazer já neste ano uma redução de impostos.
O primeiro-ministro e os 17 ministros do XXIV Governo tomaram posse na terça-feira, 23 dias depois das eleições legislativas. Os 41 secretários de Estado foram empossados na sexta-feira.
ZAP // Lusa
Logótipo do Governo
-
6 Abril, 2024 “Era o que faltava!”. Os compromissos de campanha são para cumprir
-
5 Abril, 2024 O Governo “mentiu descaradamente” sobre o símbolo
-
2 Abril, 2024 Montenegro vai mudar o símbolo do Governo
… Compromissos de campanha são para cumprir.
Palavra de Passos Coelho … ups! de Luis Montenegro!
Convenhamos, o design controverso é tão inclusivo que dá para tudo… Exceto representar Portugal! Dá para o ovo estrelado, dá para as bandeiras de diversos países… São comuns… Em suma, é como uma fotografia tipo passe, sem olhos, boca, orelhas, nariz, cabelo, etc.
Diz-me onde estiveste e eu dir-te-ei o que pretendes..
É tacanho de espírito este sr. . primeiro ministro.
Já agora façam regredir esse miserável acordo ortográfico que os países lusófonos ignoram deliberadamente!?
Esse designer da treta mesmo assim conseguiu sacar uns milhares para desenhar 1 quadrado verde, 1 quadrado vermelho e 1 círculo amarelo!… dá cá uma trabalheira
Tem calma Lucinda, o melhor ainda esta para vir…, a revogacao da Eutanasia, e o fim da ANARQUIA na politica de Imigracao.
A legalização da Eutanásia é um assunto coerente.
Sou a favor do suicídio assistido.