Sete mulheres e sete surpresas. Eis os 17 ministros do XXIV Governo Constitucional

1

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, após a reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentação da composição do Governo

O Presidente da República aceitou hoje a lista de 17 ministros proposta pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, para o XXIV Governo Constitucional.

Na lista de nomes propostos pelo novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, para ministros do XXIII Governo Constitucional encontram-se, sem surpresa, os nomes de Paulo Rangel, Joaquim Miranda Sarmento, António Leitão Amaro, Nuno Melo e Pedro Duarte.

O primeiro vice-presidente do PSD, Paulo Rangel, vai ser o número dois do Governo liderado por Luís Montenegro, assumindo o cargo de Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros.

O economista e líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, foi o nome escolhido por Montenegro para o cargo de Ministro do Estado e das Finanças, depois de ter coordenado a moção do atual presidente do PSD em 2022. O antigo presidente da AICEP, Pedro Reis, vai ser o Ministro da Economia.

O também vice-presidente do PSD e antigo secretário de Estado da Administração Local António Leitão Amaro vai ser o novo Ministro da Presidência e número três do Governo, uma pasta de coordenação política do executivo.

O coordenador do Conselho Estratégico Nacional do PSD, Pedro Duarte, vai ser o novo Ministro dos Assuntos Parlamentares, fechando o núcleo duro de Montenegro no novo governo.

Manuel Castro Almeida, antigo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional,  é o novo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, e um dos nomes que até agora tinha estado fora das especulações em relação à composição do novo governo.

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, é o novo Ministro da Defesa Nacional, assegurando um cargo ministerial para o partido que se juntou ao PSD na coligação que venceu as Legislativas 2024.

A advogada e deputada Rita Alarcão Júdice, que o ano passado deixou o escritório de advogados PLMJ, assume a pasta de Ministra da Justiça no XXIV Governo Constitucional.

A educação, ensino superior e ciência vão voltar a estar sob a mesma tutela na orgânica do XXIV Governo Constitucional, na qual o economista e professor da Universidade do Minho Fernando Alexandre será o novo Ministro da Educação, Ciência e Inovação.

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada e especialista em energia e é a nova Ministra do Ambiente e da Energia. A par de Fernando Alexandre, é uma das surpresas na composição do novo governo.

Ana Paula Martins, antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e ex-presidente do Centro Hospitalar Lisboa Norte / Hospital de Santa Maria, é a nova Ministra da Saúde.

Também inesperado é o nome da juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça Margarida Blasco, que vai ser a ministra da Administração Interna.

O vice-presidente do PSD Miguel Pinto Luz vai assumir pela primeira vez o cargo de ministro, na pasta das Infraestruturas e Habitação, depois de ter sido secretário de Estado das Infraestruturas no segundo breve Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

Maria do Rosário Palma Ramalho, professora na Faculdade de Direito de Lisboa e presidente Associação Portuguesa de Direito do Trabalho, é a nova Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, também uma surpresa na lista de nomes que Montenegro levou esta quinta-feira a Marcelo.

A vice-presidente do PSD e antiga presidente da JSD Margarida Balseiro Lopes, é a nova Ministra da Juventude e Modernização. Surpresa na promoção da Juventude a Ministério, cuja pasta assenta na ex-líder da JSD e vice-presidente do PSD.

Também uma surpresa na Cultura, que nos governos PSD é habitualmente Secretaria de Estado. A historiadora de arte e atual diretora da Torre de Belém e Mosteiro do Jerónimos, Dalila Rodrigues, é a nova Ministra, numa pasta para a qual até agora nenhum nome tinha sido apontado.

O eurodeputado e antigo autarca José Manuel Fernandes é o novo Ministro da Agricultura e Pescas, pasta para a qual estava apontado o antigo presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, que durante a campanha esteve envolvido na controvérsia das “falsas razões climáticas”. Provavelmente, a maior surpresa do novo governo.

Além de José Manuel Fernandes, ficam de fora do Governo alguns nomes que tinham sido apontados como fortes candidatos a assumir uma pasta ministerial, entre os quais os de Hugo Soares, que vai ser o líder da bancada parlamentar do PSD, Teresa Morais, que assume uma das vice-presidências da Assembleia da República.

A posse dos ministros do XXIV Governo Constitucional está prevista para terça-feira e a dos secretários de Estado para dois dias mais tarde.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Confirmado.
    Como venho defendendo nos últimos dias, os primeiros a chorar serão os que se cansaram de estar bem ou, pelo menos, bem melhor do que vão ficar, com esta formação rebuscada, velha e autista.
    Vou permanecer de camarote, com ótima vista para o terreno.
    Só desço quando cá chegar o sangue e as lágrimas. não quero molhar os sapatos.
    Não sou suicida nem faço fretes; quem os encomendou que lhes ensine a porta de saída, porque eu vou assistir ao espetáculo com bilhete vitalício e quiçá divertir-me.
    PARABÉNS, snr. presidente!
    Finalmente pode riscar da sua velha agenda, o compromisso de colocar o seu partido no governo.
    Não se esqueça de igualmente se sentir responsável pelo que vier a seguir.

    2
    4

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.