Novo Governo: quem serão os ministros da AD

2

Tiago Petinga / EPA

Luís Montenegro e AD na noite eleitoral 2024

Na lista de prováveis ministros de um futuro governo AD, alguns nomes parecem ter lugar marcado, mas são mais as dúvidas do que as certezas — a principal das quais é saber se Luís Montenegro vai mesmo ser o próximo primeiro-ministro.

As contas das eleições legislativas 2024 ainda não estão fechadas mas o cenário mais provável é a vitória da Aliança Democrática.

Luís Montenegro deverá ser o próximo primeiro-ministro, mas quem serão os outros ministros?

Hugo Soares, secretário-geral do PSD, é o nome mais forte para ser Ministro dos Assuntos Parlamentares. Com António Leitão Amaro à espreita, embora este último possa ser Ministro da Presidência, segundo o ZAP pôde apurar.

Miguel Guimarães deverá ser o novo Ministro da Saúde. O antigo bastonário da Ordem dos Médicos terá concorrência forte de Ana Paula Martins, antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e presidente do Hospital de Santa Maria.

Nuno Magalhães (CDS) pode ser o próximo Ministro da Administração Interna, à frente do deputado António Costa Rodrigues e do presidente do Observatório de Segurança Interna (OSI), Hugo Costeira – duas pessoas que conhecem bem o contexto dos polícias e das secretas. Mas, segundo informação recolhida pelo ZAP, o líder do CDS, Nuno Melo, também é uma hipótese forte.

Na análise apresentada na CNN Portugal, Margarida Davim aponta duas mulheres para Ministra da Justiça: Teresa Morais, quase uma senadora do PSD, à frente da antiga jornalista Raquel Brízida Castro. Juntamos à lista Gonçalo Saraiva Matias, antigo secretário de Estado Adjunto e para a Modernização Administrativa e presidente da CE da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

No Ministério do Trabalho e Segurança Social há três nomes: a economista e coordenadora do CEN / PSD Inês Domingos, a jurista e deputada Clara Marques Mendes e o ex-ministro Pedro Mota Soares. Sem nenhum nome claramente à frente.

Mas Inês Domingos, na CNN, surge como a hipótese mais morte para Ministra da Economia. Nome respeitado dentro do PSD, pode partir acima de Leitão Amaro e Pedro Duarte. Pedro Reis e Joaquim Miranda Sarmento são outros nomes possíveis.

Miranda Sarmento, até aqui líder parlamentar do PSD, pode ser o próximo Ministro das Finanças, num ministério ainda em aberto, devido às várias hipóteses. Há uma corrida com Óscar Afonso – embora Paulo Macedo também seja nome forte.

Margarida Oliveira poderá ser Ministra da Agricultura. Mas Eduardo Oliveira e Sousa entrou na AD, em princípio, para ocupar esse cargo.

Nuno Crato pode ser um regresso. Foi Ministro da Educação e pode voltar a ser, superando Alexandre Homem de Cristo.

Nuno Melo, além da Administração Interna, é aposta para ser o novo Ministro da Defesa, com Matos Correia e Ana Miguel dos Santos na lista.

Paulo Rangel, vice-presidente do PSD, é o nome mais forte para ser Ministro dos Negócios Estrangeiros. Aguiar-Branco também estará na corrida mas pode ser o novo presidente da Assembleia da República.

Para Ministro Infraestruturas será, ou Miguel Pinto Luz, ou Ricardo Rio. Com Rita Alarcão Júdice também na disputa – embora Rita seja nome forte para Ministra da Habitação, tal como Filipa Roseta.

José Eduardo Martins é um nome forte para Ministro do Ambiente, tal como Pedro Duarte.

Outros dois nomes prováveis, segundo informações recolhidas pelo ZAP: Liliana Reis como Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Hélder Sousa como Ministro da Coesão Territorial.

ZAP //

2 Comments

  1. Basicamente, voltaram os mesmos que já lá estavam.
    Qual a diferença? Nenhuma. Ficámos na mesma e eles com os “tachos” para nos explorar.
    Enfim… continuem a votar neste senhores que à mais de 40 anos estão no poder PS/PSD…

    1
    4

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.