/

“É ideológica”. Autor do símbolo do Governo critica mudança ordenada por Montenegro

11

ppdpsd / Flickr

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O líder do PSD, Luís Montenegro

A reversão do símbolo do Governo foi a primeira medida do novo executivo de Luís Montenegro. O designer acredita que o seu trabalho foi usado como arma de arremesso por parte da direita.

Eduardo Aires, o designer que criou o símbolo do Governo que foi agora trocado por Luís Montenegro, já reagiu à decisão do novo executivo. O designer considera que a mudança ordenada pelo Governo é “estratégica” e é uma forma de a AD “vincar a demarcação simbólica em relação ao PS” e captar “eleitorado flutuante ao Chega”.

“Mas nesse processo é cega. Não reconhece nem está minimamente interessada em conhecer. Desvaloriza, desconsidera e deita fora o bebé com a água do banho”, critica, em declarações ao Público.

Eduardo Aires considera ainda que a mudança é um “retrocesso” e apesar de não estar surpreendido com a reversão, não contava que fosse a primeira medida do novo Governo. O designer lamenta ainda que o seu trabalho tenha sido usado como “arma de arremesso político” para a direita “capitalizar junto do eleitorado mais sensível aos discursos nacionalistas”.

De acordo com Eduardo Aires, o objetivo era criar um símbolo que não fosse uma cópia da bandeira, mas que ainda assim a evocasse de forma abstrata e isenta. O designer citou ainda o Reino Unido e os Países Baixos como exemplos de países que fizeram algo semelhante com os logótipos dos seus Governos.

O símbolo foi introduzido durante eventos como a Jornada Mundial da Juventude e a apresentação do Orçamento do Estado. Já depois da demissão do Governo, surgiu a polémica, com várias figuras da direita e extrema-direita a considerar que a imagem mais minimalista é um exemplo da ideologia “woke”.

Eduardo Aires relatou até ser alvo de ameaças e fez queixa às autoridades. O valor do contrato para esta mudança, que custou 74 mil euros, também foi alvo de críticas.

Luís Montenegro prometeu alterar o logótipo ainda durante a campanha eleitoral e cumpriu a promessa esta terça-feira.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

11 Comments

  1. Agora tudo indignado com o novo logótipo, mas ninguém se indignou com o logótipo vergonhoso do governo do Costa esse sim uma descaracterização dos símbolos de Portugal!!!! A esquerda é um cancro!!

    9
    5
  2. 74K?

    O autor deveria ter vergonha de tão péssimo trabalho , julgam-se artistas, já não sabem que mais inventar, depois sai algo que mais parece um jogo de ” legos” para os miúdos, em representação da mais antiga nação da Europa,..
    No momento ,vai inventando como os “bons” políticos a arma de arremesso da direita e assim vangloriando-se como se fosse a obra do Sec.

    Para ele, era uma questão de Ego e curriculum porque o valor, já foi pagos por nós todos há muito e sem consulta previa :/

    De facto não devem ter mais nada que fazer na vida e vão assim a reboque de compadrios fazendo uma aberrações disfarçadas de arte :/

  3. A esquerda como sempre acha-se dona de tudo.
    Eles é que defendem a cultura e são cultos, defendem o Povo (mas só quando vota de acordo com os ideais de esquerda), eles é que defendem os valores da liberdade, eles é que sabem, as ideias deles são as melhores, estão acima do comum os mortais e acima de tudo da direita.
    Azar. A Democracia é isto mesmo (assim a Esquerda o apregoa sempre que ganha) ganharam outros, com outras ideias e cumpriram com o que tinham prometido.
    O Designer, outro decerto acima do comum dos mortais que não percebem nada de cultura, que se aguente. Nâo ter que devolver os 74 mil Euros já não é mau. Só pode mesmo ser alguém conotado e “amigo” do PS. Uma “bola e dois quadrados”, 74 mil euros.
    Lá está mais uma “mania” da esquerda. Com a ansia da simplifação e inclusão e… esquecem sempre as maiorias em detrimento das minorias. Há que ter em conta as minorias mas valorizar e seguir a vontade da maioria.

    5
    1
  4. E que tal retirar das ruas de Lisboa os 530 sem abrigo que lá vivem? Em vez de enviar milhões de euros para a Ucrânia. Não é isso mais importante que uma mudança de símbolos?…

    3
    2
  5. Caro Nuno Cardoso da Silva,
    Tivesse sido essa a resposta quando se gastou 74 para alterar para ovo estrelado e estaria de acordo consigo, com esse dinheiro tínhamos ajudado alguns sem abrigos, mas nessa altura estava tudo bem.

    Agora que não se gastou nada com o alteração para um logo que representa Portugal como um país ao invés de o comparar com marcas de consumo, já os senhores se queixam dos sem abrigo, esquecendo que quem criou esses 530 sem abrigos foi a esquerda de Costa e Medina.

    Depois queixam-se que a direita vive no passado, mas esquecem-se que este presente é bem pior, e se não revertemos o futuro vai ser catastrófico.

  6. O governo anterior deveria de pagar do seu bolso os milhares de euros que deu a um lunático para fazer a aberração que representava o governo de Portugal. Criatividade 0, originalidade 0, significado 0. 74.000,00€. É brincar com o dinheiro dos Portugueses, é mostrar falta de respeito por quem tem que trabalhar e não ganha esse montante em 10 anos. Os políticos que nos tem governado, são esbanjadores e não mostram respeito por quem ganha pouco. Deveriam de pagar os 74.000,00€ ou ir presos, caso recusassem.

  7. Ao menos acertou nas cores …
    Tudo o resto foi ao lado, menos o balúrdio que pagámos, que acertou na conta bancária.

  8. É um desbaratar de dinheiros públicos em coisas que não contribuem para o bem estar da população nem para a economia do pais. Vem um iluminado, intitulado “designers” a mando de outro, “O mandão”, que queria deixar a sua marca, alterar algo que nos representa há muitas dezenas de anos. É atirar a nossa historia para o lixo. O nosso passado que muitos não conhecem e que outros não querem lembrar, há-de acompanhar-nos. Foi essa historia que aprendi na escola. PARABÉNS, Luis Montenegro.

  9. O Montenegro cumpriu um compromisso eleitoral, logo que foi eleito.
    “Ai o malandro, que tem a mania de cumprir o que promete…”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.