Por que é que a Porsche apagou o Cristo Rei no anúncio do novo 911?

13

// Porsche

A Porsche lançou um vídeo promocional para marcar o 60º aniversário do modelo 911, no qual é apresentado o novo Porsche 911 ST (geração 992), um modelo de produção limitada que comemora a data histórica. No vídeo, filmado em Portugal, o Cristo Rei desapareceu misteriosamente do seu pedestal.

O novo anúncio da Porsche está a causar controvérsia. Por motivos desconhecidos, a estátua do Crsito Rei, em Almada, “desapareceu” misteriosamente do seu pedestal.

No vídeo (acima), filmado pelas ruas de Lisboa, é possível ver, aos 43 segundos, imagens da Ponte sobre o Tejo, com a base do imponente monumento ao fundo, na outra margem — mas sem a estátua do Cristo Rei, que parece ter sido deliberadamente apagada do filme.

O anúncio assinala o 60º aniversário do modelo 911 da icónica marca alemã, apresentando o novo Porsche 911 ST — um modelo de produção limitada com 525 cv de potência e um preço a começar m Portugal nos 372 mil euros.

Com dois minutos e meio e intitulado “Novo 911 S/T: 60 anos do Porsche 911”, o video, que foi entretanto retirado do YouTube, retrata a evolução do emblemático modelo ao longo dos anos.

O desportivo é apresentado a percorrer diversos locais emblemáticos da Grande Lisboa, como a Serra da Arrábida e Cascais, mas ao passar por uma rua com vista para a Ponte 25 de Abril e a margem sul, nota-se a ausência da estátua do Cristo Rei.

O detalhe não passou despercebido aos olhos atentos dos portugueses, causando algum descontentamento — e lançando dúvidas sobre a razão por trás da omissão da conhecida estátua.

A remoção de um dos principais ícones turísticos e religiosos de Portugal surge num momento em que o país recebe a Jornada Mundial da Juventude, um evento que atrai peregrinos de todo o mundo e que trouxe o Papa Francisco a Portugal pela segunda vez.

A marca alemã decidiu não comentar a peculiar decisão, deixando à imaginação dos interessados encontrar explicação para o desaparecimento da estátua.

Será que, com um preço a começar nos 372 mil euros, o novo 911 S/T é um pecado demasiado grande para ser associado ao Cristo Rei — mais ainda, em plena Jornada Mundial da Juventude?

Ou simplesmente, na altura das filmagens, a estátua tinha-se ausentado do seu pedestal para ir ao Parque Eduardo VII ver o Papa?

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

13 Comments

  1. Não vejo qual é o espanto.

    Ora bem, partindo do pressuposto que o mesmo anúncia irá ser utilizando nos EUA, a Porsche está a fazer “virtue signalling” pois nos EUA ser Católico é “racista.”

    Absurdo? Sim é! É o dia-a-a dia dos EUA, com a presente administração e a esquerda regresista!

    Ah, e tal, está a pensar que o que leu é de alguém “louco”? Então é porque não está por dentro do que verdadeiramente acontece – “ah, mas eu vejo a CNN!” << digamos que poderá ser por isso. Veja outros canais Americanos. Just saying.

  2. A Porsche quer vender carros aos muçulmanos, e os muçulmanos são intolerantes de qualquer coisa que tenha a ver com Cristo… Muita sorte tivemos de eles não terem adicionado ao pedestal um crescente e uma estrela…

  3. Sugiro que se faça um abaixo assinado de reclamação e repúdio pela atitude desrespeitosa em ralação ao património nacional.
    Para além de se tratar de um a estátua do Cristo Rei que é significativa para qualquer católico é uma estátua do património nacional e a adulteração da imagem do País e dos seus monumentos.

  4. Pete ! Você vê televisão eu vejo os EUA ao vivo ,
    e tenho muitas igrejas católicas para frequentar, e muitos são os fiéis que as frequentam . Aconselho uma viagem apenas , antes de dizer bacoradas

  5. Muito simples! Resido num local onde, de uma das janelas vejo o monumento do Cristo Rei do outro lado da margem do rio. Quando existe nevoeiro, especialmente no início da manhã de alguns dias, as nuvens tapam a imagem que está “desaparecida” na fotografia ou até mesmo todo o monumento. O resto, é pura especulação!

  6. Boa. Este Pedro, travestido de Pete, deve sonhar em inglês (americano), para depois nos debitar a sua admirável “sabichesa”.

  7. De um ponto de vista cinematográfico e temporal, no preciso momento em que é avistado o pedestal do Cristo Rei no vídeo, o modelo do Porsche 911 saiu em 1963, mas o Cristo Rei já tinha sido acabado em 1959.
    A explicação poderá estar do lado da produção da curta-metragem que deve ter invertido as datas.
    Primeiro foi construído o Cristo Rei, depois foi fabricado o Porsche 911 e não o inverso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.