/

DGS confirma seis surtos ativos em lares. Provocaram 54 casos de covid-19

2

Sebastião Moreira / Lusa

Esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que existem, atualmente, seis surtos de covid-19 em lares, que resultaram em 54 casos positivos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou à TVI que existem atualmente seis surtos ativos em lares, que provocaram 54 casos de Covid-19

“À data assinalam-se 6 surtos em ERPIS/IPSS. Na data mesma data de reporte existiam 54 casos de COVID-19 resultantes destes surtos, parte dos quais já estarão igualmente recuperados“, lê-se na nota da DGS.

Os surtos foram registados maioritariamente nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve.

“Também neste setor a redução do número de surtos tem sido significativa. Recorde-se que, em fevereiro, Portugal registou o maior número de surtos ativos em ERPIS/IPSS: 405. A diminuição drástica neste contexto demonstra a importância que a vacinação tem tido no controlo da pandemia e na proteção da população mais vulnerável”, pode ler-se ainda no comunicado.

Nos últimos dias, morreram dois idosos em lares com covid-19. Um tinha a vacinação completa, enquanto outro tinha apenas recebido uma dose.

A RTP3 avança que um dos casos ocorreu num lar em Mafra, onde 15 dos 21 utentes ficaram infetados. Já o outro ocorreu num lar de Faro, tratando-se de uma mulher de 92 anos que apenas tinha recebido uma dose da vacina. Neste último lar, entre idosos e funcionários, o surto levou à infeção de 20 pessoas.

Também esta terça-feira, o Correio da Manhã avança que falta ainda vacinar cerca de 13 mil pessoas nos lares portugueses, dos quais nove mil são utentes e quatro mil são funcionários.

A estimativa tem por base o número oficial de infetados nos lares a 12 de fevereiro e foi dada ao matutino pelo padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS).

Em causa estão pessoas que contraíram a doença há menos de seis meses.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.