/

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas.

Depois das desistências do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, e do secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, a escolha do candidato socialista à Câmara Municipal do Porto recai em Tiago Barbosa Ribeiro.

Eu não faltarei ao Porto. Apresentarei a minha candidatura à Câmara Municipal do Porto na reunião da Comissão Política Concelhia do PS que vai decorrer esta noite”, afirmou Tiago Barbosa Ribeiro esta tarde.

A proposta foi anunciada numa conferência de imprensa na federação distrital do PS-Porto na presença do eurodeputado e presidente da distrital, Manuel Pizarro, o que significa que a candidatura tem o aval daquela estrutura. O nome do candidato será votado esta segunda-feira à noite, em reunião da comissão política concelhia.

O Público realça que a notícia surge duas semanas depois de o parlamentar se ter retirado da corrida autárquica, perante a indefinição dos socialistas em anunciar um candidato à autarquia da Invicta.

“Tiago Barbosa Ribeiro é o nome mais consensual junto dos militantes do PS-Porto e a sua candidatura representa uma aposta no futuro”, disse ao diário fonte da concelhia.

A escolha de Tiago Barbosa Ribeiro obedece à lógica de futuro: como os socialistas sabem que é praticamente impossível derrotar Rui Moreira, o objetivo é que esta candidatura sirva para o futuro pós-Moreira.

O deputado socialista foi dado como quase certo na corrida eleitoral, mas a demora em definir um candidato fez com que tivesse dado sinais aos seus mais próximos de que ia desistir de  uma eventual candidatura. Agora, Tiago Barbosa Ribeiro recua na sua decisão e avança para este desafio eleitoral.

Eduardo Pinheiro foi a escolha de António Costa para atacar a Câmara do Porto numa altura em que Rui Moreira enfrenta a justiça no caso Selminho. No entanto, perante a falta de consenso, o secretário de Estado acabou por desistir da candidatura.

A desistência deixou António Costa mal na fotografia. Um dirigente do PS no Porto acusou-o de ter cedido “a egos em detrimento dos interesses da cidade”, conforme citou o Expresso.

António Costa fez asneira. É uma humilhação para os socialistas do Porto e para a cidade”, consideraram outros elementos do partido.

Com esta onda de críticas, Costa vai fragilizado para o próximo Congresso do PS, nos dias 10 e 11 de julho, onde procurará ser reeleito como secretário-geral.

A Câmara Municipal do Porto é liderada pelo independente Rui Moreira, cujo movimento elegeu sete mandatos nas autárquicas de 2017, aos quais se somam quatro eleitos do PS, um do PSD e um da CDU.

São já conhecidas as candidaturas de Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (Bloco de Esquerda), Vladimiro Feliz (PSD), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), António Fonseca (Chega) e a recandidatura do atual presidente da autarquia, o independente Rui Moreira.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.