PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição.

Nos últimos tempos, o debate para decidir o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto dividia-se fundamentalmente entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro. Ora, a esmagadora maioria dos membros da concelhia local tem outro nome em mente: Tiago Barbosa Ribeiro.

O presidente da Comissão Política do PS do Porto encaixa que nem uma luva no perfil de candidato traçado pela concelhia portuense, escreve o Expresso.

Esta segunda-feira, na reunião da Comissão Política, marcada para aprovar o perfil do próximo cabeça de lista autárquico na batalha contra Rui Moreira, o nome de Tiago Barbosa Ribeiro ganhou força. Ficou decidido que o candidato terá de ter identidade e ligação à cidade.

Fonte da concelhia contou ao Expresso que “a quase unanimidade dos presentes” manifestou o seu apoio ao jovem de 38 anos. Barbosa Ribeiro ainda não deu o “sim” aos apoiantes, mas também não rejeitou o pedido: “Não será por minha causa que o Porto não terá candidato”.

O próxima candidato do PS à Câmara do Porto deverá ter uma personalidade que garanta a mobilização e unidade de todo o partido, deverá ter um “percurso e reconhecimento da realidade da Invicta” e a capacidade de estabelecer “pontes de diálogo com todas as instituições do Porto”.

O candidato deve ainda ser capaz de interpretar um projeto político de futuro que “assegure a continuidade, a ambição e o fortalecimento do PS na cidade para além de 2021″.

“Em todos os atos eleitorais, o PS vai a jogo para ganhar, mas temos consciência que será difícil destronar Rui Moreira, mesmo que esta cidade já nos tenha habituado a surpresas eleitorais”, diz Holden Carvalho ao Expresso.

O coordenador da secção política de Ramalde lembra que Tiago Barbosa Ribeiro, além de ter nascido no Porto, “tem trabalho feito na cidade, conhece de perto as instituições locais e ganhou visibilidade nacional”.

“Queremos que seja alguém que tenha vivência do Porto, não o mero código postal de residência“, atira Holden Carvalho, numa crítica indireta a José Luís Carneiro, que é natural de Baião.

“José Luís Carneiro não tem a mínima ligação às estruturas locais do PS e, em eleições autárquicas, é sempre arriscado os partidos criarem cisões com os aparelhos locais, que são o motor das campanhas de rua e o elo de proximidade às populações”, refere fonte da distrital ao Expresso.

O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, reconhece que se Manuel Pizarro fosse o escolhido, partiria fragilizado, após duas derrotas consecutivas contra Rui Moreira.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …