PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição.

Nos últimos tempos, o debate para decidir o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto dividia-se fundamentalmente entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro. Ora, a esmagadora maioria dos membros da concelhia local tem outro nome em mente: Tiago Barbosa Ribeiro.

O presidente da Comissão Política do PS do Porto encaixa que nem uma luva no perfil de candidato traçado pela concelhia portuense, escreve o Expresso.

Esta segunda-feira, na reunião da Comissão Política, marcada para aprovar o perfil do próximo cabeça de lista autárquico na batalha contra Rui Moreira, o nome de Tiago Barbosa Ribeiro ganhou força. Ficou decidido que o candidato terá de ter identidade e ligação à cidade.

Fonte da concelhia contou ao Expresso que “a quase unanimidade dos presentes” manifestou o seu apoio ao jovem de 38 anos. Barbosa Ribeiro ainda não deu o “sim” aos apoiantes, mas também não rejeitou o pedido: “Não será por minha causa que o Porto não terá candidato”.

O próxima candidato do PS à Câmara do Porto deverá ter uma personalidade que garanta a mobilização e unidade de todo o partido, deverá ter um “percurso e reconhecimento da realidade da Invicta” e a capacidade de estabelecer “pontes de diálogo com todas as instituições do Porto”.

O candidato deve ainda ser capaz de interpretar um projeto político de futuro que “assegure a continuidade, a ambição e o fortalecimento do PS na cidade para além de 2021″.

“Em todos os atos eleitorais, o PS vai a jogo para ganhar, mas temos consciência que será difícil destronar Rui Moreira, mesmo que esta cidade já nos tenha habituado a surpresas eleitorais”, diz Holden Carvalho ao Expresso.

O coordenador da secção política de Ramalde lembra que Tiago Barbosa Ribeiro, além de ter nascido no Porto, “tem trabalho feito na cidade, conhece de perto as instituições locais e ganhou visibilidade nacional”.

“Queremos que seja alguém que tenha vivência do Porto, não o mero código postal de residência“, atira Holden Carvalho, numa crítica indireta a José Luís Carneiro, que é natural de Baião.

“José Luís Carneiro não tem a mínima ligação às estruturas locais do PS e, em eleições autárquicas, é sempre arriscado os partidos criarem cisões com os aparelhos locais, que são o motor das campanhas de rua e o elo de proximidade às populações”, refere fonte da distrital ao Expresso.

O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, reconhece que se Manuel Pizarro fosse o escolhido, partiria fragilizado, após duas derrotas consecutivas contra Rui Moreira.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais nove mortes e 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …