PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição.

Nos últimos tempos, o debate para decidir o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto dividia-se fundamentalmente entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro. Ora, a esmagadora maioria dos membros da concelhia local tem outro nome em mente: Tiago Barbosa Ribeiro.

O presidente da Comissão Política do PS do Porto encaixa que nem uma luva no perfil de candidato traçado pela concelhia portuense, escreve o Expresso.

Esta segunda-feira, na reunião da Comissão Política, marcada para aprovar o perfil do próximo cabeça de lista autárquico na batalha contra Rui Moreira, o nome de Tiago Barbosa Ribeiro ganhou força. Ficou decidido que o candidato terá de ter identidade e ligação à cidade.

Fonte da concelhia contou ao Expresso que “a quase unanimidade dos presentes” manifestou o seu apoio ao jovem de 38 anos. Barbosa Ribeiro ainda não deu o “sim” aos apoiantes, mas também não rejeitou o pedido: “Não será por minha causa que o Porto não terá candidato”.

O próxima candidato do PS à Câmara do Porto deverá ter uma personalidade que garanta a mobilização e unidade de todo o partido, deverá ter um “percurso e reconhecimento da realidade da Invicta” e a capacidade de estabelecer “pontes de diálogo com todas as instituições do Porto”.

O candidato deve ainda ser capaz de interpretar um projeto político de futuro que “assegure a continuidade, a ambição e o fortalecimento do PS na cidade para além de 2021″.

“Em todos os atos eleitorais, o PS vai a jogo para ganhar, mas temos consciência que será difícil destronar Rui Moreira, mesmo que esta cidade já nos tenha habituado a surpresas eleitorais”, diz Holden Carvalho ao Expresso.

O coordenador da secção política de Ramalde lembra que Tiago Barbosa Ribeiro, além de ter nascido no Porto, “tem trabalho feito na cidade, conhece de perto as instituições locais e ganhou visibilidade nacional”.

“Queremos que seja alguém que tenha vivência do Porto, não o mero código postal de residência“, atira Holden Carvalho, numa crítica indireta a José Luís Carneiro, que é natural de Baião.

“José Luís Carneiro não tem a mínima ligação às estruturas locais do PS e, em eleições autárquicas, é sempre arriscado os partidos criarem cisões com os aparelhos locais, que são o motor das campanhas de rua e o elo de proximidade às populações”, refere fonte da distrital ao Expresso.

O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, reconhece que se Manuel Pizarro fosse o escolhido, partiria fragilizado, após duas derrotas consecutivas contra Rui Moreira.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …