PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição.

Nos últimos tempos, o debate para decidir o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto dividia-se fundamentalmente entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro. Ora, a esmagadora maioria dos membros da concelhia local tem outro nome em mente: Tiago Barbosa Ribeiro.

O presidente da Comissão Política do PS do Porto encaixa que nem uma luva no perfil de candidato traçado pela concelhia portuense, escreve o Expresso.

Esta segunda-feira, na reunião da Comissão Política, marcada para aprovar o perfil do próximo cabeça de lista autárquico na batalha contra Rui Moreira, o nome de Tiago Barbosa Ribeiro ganhou força. Ficou decidido que o candidato terá de ter identidade e ligação à cidade.

Fonte da concelhia contou ao Expresso que “a quase unanimidade dos presentes” manifestou o seu apoio ao jovem de 38 anos. Barbosa Ribeiro ainda não deu o “sim” aos apoiantes, mas também não rejeitou o pedido: “Não será por minha causa que o Porto não terá candidato”.

O próxima candidato do PS à Câmara do Porto deverá ter uma personalidade que garanta a mobilização e unidade de todo o partido, deverá ter um “percurso e reconhecimento da realidade da Invicta” e a capacidade de estabelecer “pontes de diálogo com todas as instituições do Porto”.

O candidato deve ainda ser capaz de interpretar um projeto político de futuro que “assegure a continuidade, a ambição e o fortalecimento do PS na cidade para além de 2021″.

“Em todos os atos eleitorais, o PS vai a jogo para ganhar, mas temos consciência que será difícil destronar Rui Moreira, mesmo que esta cidade já nos tenha habituado a surpresas eleitorais”, diz Holden Carvalho ao Expresso.

O coordenador da secção política de Ramalde lembra que Tiago Barbosa Ribeiro, além de ter nascido no Porto, “tem trabalho feito na cidade, conhece de perto as instituições locais e ganhou visibilidade nacional”.

“Queremos que seja alguém que tenha vivência do Porto, não o mero código postal de residência“, atira Holden Carvalho, numa crítica indireta a José Luís Carneiro, que é natural de Baião.

“José Luís Carneiro não tem a mínima ligação às estruturas locais do PS e, em eleições autárquicas, é sempre arriscado os partidos criarem cisões com os aparelhos locais, que são o motor das campanhas de rua e o elo de proximidade às populações”, refere fonte da distrital ao Expresso.

O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, reconhece que se Manuel Pizarro fosse o escolhido, partiria fragilizado, após duas derrotas consecutivas contra Rui Moreira.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …