/

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição.

Nos últimos tempos, o debate para decidir o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto dividia-se fundamentalmente entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro. Ora, a esmagadora maioria dos membros da concelhia local tem outro nome em mente: Tiago Barbosa Ribeiro.

O presidente da Comissão Política do PS do Porto encaixa que nem uma luva no perfil de candidato traçado pela concelhia portuense, escreve o Expresso.

Esta segunda-feira, na reunião da Comissão Política, marcada para aprovar o perfil do próximo cabeça de lista autárquico na batalha contra Rui Moreira, o nome de Tiago Barbosa Ribeiro ganhou força. Ficou decidido que o candidato terá de ter identidade e ligação à cidade.

Fonte da concelhia contou ao Expresso que “a quase unanimidade dos presentes” manifestou o seu apoio ao jovem de 38 anos. Barbosa Ribeiro ainda não deu o “sim” aos apoiantes, mas também não rejeitou o pedido: “Não será por minha causa que o Porto não terá candidato”.

O próxima candidato do PS à Câmara do Porto deverá ter uma personalidade que garanta a mobilização e unidade de todo o partido, deverá ter um “percurso e reconhecimento da realidade da Invicta” e a capacidade de estabelecer “pontes de diálogo com todas as instituições do Porto”.

O candidato deve ainda ser capaz de interpretar um projeto político de futuro que “assegure a continuidade, a ambição e o fortalecimento do PS na cidade para além de 2021″.

“Em todos os atos eleitorais, o PS vai a jogo para ganhar, mas temos consciência que será difícil destronar Rui Moreira, mesmo que esta cidade já nos tenha habituado a surpresas eleitorais”, diz Holden Carvalho ao Expresso.

O coordenador da secção política de Ramalde lembra que Tiago Barbosa Ribeiro, além de ter nascido no Porto, “tem trabalho feito na cidade, conhece de perto as instituições locais e ganhou visibilidade nacional”.

“Queremos que seja alguém que tenha vivência do Porto, não o mero código postal de residência“, atira Holden Carvalho, numa crítica indireta a José Luís Carneiro, que é natural de Baião.

“José Luís Carneiro não tem a mínima ligação às estruturas locais do PS e, em eleições autárquicas, é sempre arriscado os partidos criarem cisões com os aparelhos locais, que são o motor das campanhas de rua e o elo de proximidade às populações”, refere fonte da distrital ao Expresso.

O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, reconhece que se Manuel Pizarro fosse o escolhido, partiria fragilizado, após duas derrotas consecutivas contra Rui Moreira.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.