Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento.

“É com enorme prazer e satisfação que hoje anunciamos a recandidatura de Rui Moreira às eleições autárquicas”, afirmou Francisco Ramos.

Em declarações à agência Lusa, no seguimento da notícia divulgada pelo Jornal de Notícias, o presidente da direção da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento disse serem quatro os motivos que levam o independente a recandidatar-se: “independência, obra, liderança e capacidade de gestão e futuro”.



“Rui Moreira não tem agenda partidária, nem responde a diretórios partidários (…), defende sempre o Porto independentemente dos poderes centrais, dos protagonistas partidários nacionais e das agendas centralistas”, salientou.

O anúncio da recandidatura do independente está agendado para o dia 17 de junho, pelas 19h00, no Mercado Ferreira Borges.

Francisco Ramos defendeu que o independente deve ter a oportunidade de “entregar à cidade projetos e obras emblemáticas lançados por si e pela sua equipa”, como o Matadouro, o Cinema Batalha, o Mercado do Bolhão e o Intermodal de Campanhã.

Considerando que Rui Moreira é “indiscutivelmente a voz mais forte e respeitada do Porto e da região”, o presidente da direção da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento salientou a sua liderança no contexto da covid-19.

Foi reconhecidamente exemplar, antecipando medidas e comportamentos que só mais tarde viriam a ser recomendados e implementados nacionalmente”, disse, defendendo que Rui Moreira e a sua equipa são “os protagonistas mais capacitados para garantir o desenvolvimento e sustentabilidade” do Porto.

“Rui Moreira não só garantiu o maior investimento público de sempre na história da cidade, como também atraiu o maior investimento privado de sempre (…) Esta gestão profissional de desempenho ímpar, conciliado com a menor dívida de sempre do município, é a maior garantia de uma cidade independente, livre, economicamente forte, criadora de emprego e riqueza, vibrante e sustentada”, defendeu.

O movimento independente, liderado por Rui Moreira, aprovou, em setembro de 2020 e em assembleia de associados, uma moção de apelo para que o autarca se recandidatasse.

Em 2013, com o apoio do CDS, que teve direito a um vereador, Rui Moreira foi o primeiro independente eleito presidente da Câmara do Porto, com 39,25% dos votos.

Sob o lema “O Nosso Partido é o Porto”, o resultado obtido permitiu eleger seis vereadores, ficando a um mandato de obter a maioria absoluta, vencendo também as eleições para a Assembleia Municipal e em cinco das sete Juntas de Freguesia.

Já em 2017, com uma candidatura assente em “contas à moda do Porto”, o independente conseguiu 44,5% dos votos, conquistando a maioria absoluta na vereação da Câmara Municipal, ao eleger sete vereadores.

O atual presidente vê a sua recandidatura também marcada pela decisão, em maio, do Tribunal de Instrução do Porto de o levar a julgamento no processo Selminho.

À Câmara Municipal do Porto são já conhecidas as candidaturas de Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Vladimiro Feliz (PSD), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal) e António Fonseca (Chega).

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro. Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pode não ser grande coisa este que está na CMP mas, os demais candidatos é melhor porem-se ao fresco a não ser que queiram ser apenas vereadores como já aconteceu mais que uma vez ao do PS – o Pissarro! Apesar de tudo deixem lá estar o que está. Como dizia o Tiririca, só ao contrário, – ‘melhor do que aquele que está, não fica’. Pelo menos conhecemos-lhe os defeitos!

RESPONDER

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …