Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas.

Depois das desistências do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, e do secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, a escolha do candidato socialista à Câmara Municipal do Porto recai em Tiago Barbosa Ribeiro.

Eu não faltarei ao Porto. Apresentarei a minha candidatura à Câmara Municipal do Porto na reunião da Comissão Política Concelhia do PS que vai decorrer esta noite”, afirmou Tiago Barbosa Ribeiro esta tarde.

A proposta foi anunciada numa conferência de imprensa na federação distrital do PS-Porto na presença do eurodeputado e presidente da distrital, Manuel Pizarro, o que significa que a candidatura tem o aval daquela estrutura. O nome do candidato será votado esta segunda-feira à noite, em reunião da comissão política concelhia.

O Público realça que a notícia surge duas semanas depois de o parlamentar se ter retirado da corrida autárquica, perante a indefinição dos socialistas em anunciar um candidato à autarquia da Invicta.

“Tiago Barbosa Ribeiro é o nome mais consensual junto dos militantes do PS-Porto e a sua candidatura representa uma aposta no futuro”, disse ao diário fonte da concelhia.

A escolha de Tiago Barbosa Ribeiro obedece à lógica de futuro: como os socialistas sabem que é praticamente impossível derrotar Rui Moreira, o objetivo é que esta candidatura sirva para o futuro pós-Moreira.

O deputado socialista foi dado como quase certo na corrida eleitoral, mas a demora em definir um candidato fez com que tivesse dado sinais aos seus mais próximos de que ia desistir de  uma eventual candidatura. Agora, Tiago Barbosa Ribeiro recua na sua decisão e avança para este desafio eleitoral.

Eduardo Pinheiro foi a escolha de António Costa para atacar a Câmara do Porto numa altura em que Rui Moreira enfrenta a justiça no caso Selminho. No entanto, perante a falta de consenso, o secretário de Estado acabou por desistir da candidatura.

A desistência deixou António Costa mal na fotografia. Um dirigente do PS no Porto acusou-o de ter cedido “a egos em detrimento dos interesses da cidade”, conforme citou o Expresso.

António Costa fez asneira. É uma humilhação para os socialistas do Porto e para a cidade”, consideraram outros elementos do partido.

Com esta onda de críticas, Costa vai fragilizado para o próximo Congresso do PS, nos dias 10 e 11 de julho, onde procurará ser reeleito como secretário-geral.

A Câmara Municipal do Porto é liderada pelo independente Rui Moreira, cujo movimento elegeu sete mandatos nas autárquicas de 2017, aos quais se somam quatro eleitos do PS, um do PSD e um da CDU.

São já conhecidas as candidaturas de Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (Bloco de Esquerda), Vladimiro Feliz (PSD), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), António Fonseca (Chega) e a recandidatura do atual presidente da autarquia, o independente Rui Moreira.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o núcleo interno da Terra não é tão sólido quanto se pensava

O núcleo da Terra é extremamente importante, mas pouco se sabe sobre a sua história ou formação. Agora, um grupo de cientistas sugere que, afinal, não é tão sólido quanto se pensava. A nova investigação sustenta …

Sinais de rádio de estrelas distantes sugerem a presença de planetas ocultos

Cientistas descobriram estrelas a lançar ondas de rádio de forma inesperada, o que possivelmente indica a existência de planetas ocultos. A equipa de investigadores tem procurado planetas através da rede de radiotelescópios mais poderosa do mundo, …

Cerca de metade dos recuperados apresentam sintomas de "covid longa"

Cerca de metade dos mais de 236 milhões de pessoas que foram infetadas em todo o mundo pelo coronavírus SARS-CoV-2 apresentarão sintomas persistentes pós-covid seis meses depois a infeção, sugere um estudo divulgado esta quarta-feira. Segundo …

Nasceu a PlakTak, uma pastilha elástica que combate a placa bacteriana - e a sua origem é curiosa

Criada inicialmente pelo exército norte-americano para garantir a saúde oral dos seus soldados, a PlakTak pode estar a caminho das prateleiras das lojas. Há muitos avanços tecnológicos que começam no exército e acabam por ser usados …

Futuro subaquático. Várias cidades em todo o mundo ficarão submersas

O aquecimento global está a provocar a subida do nível médio da água do mar. E já existem imagens que mostram o cenário vivido em várias cidades costeiras no futuro. Secas históricas, inundações mortíferas e degelo: …

Chama-se Robin, é um robô e visita hospitais para ajudar as crianças a sentirem-se melhores

Uma simples visita de um robô controlado por humanos encoraja uma perspetiva positiva e melhora as interações médicas das crianças hospitalizadas. Robin é um robô que se move, fala e brinca com as crianças enquanto é …

Pinturas destruídas de Gustav Klimt foram reconstruídas com recurso a Inteligência Artificial

O pintor austríaco Gustav Klimt criou algumas das suas obras mais conhecidas durante a chamada Fase Dourada - que se manteve viva durante a primeira década do século XX. Durante o seu período mais inspirador, o …

É turca, tem 24 anos e mede mais de dois metros. Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo

Aos 24 anos, Rumeysa Gelgi foi confirmada como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records. A jovem turca mede cerca de 2,15 metros. A sua altura surpreendente deve-se a uma condição chamada síndrome …

Princesa Amalia, sucessora ao trono holandês, poderá ser rainha se casar com uma mulher

Nos Países Baixos, os casamentos reais precisam da aprovação do Parlamento, mas Mark Rutte já deixou claro que a união homossexual não é um entrave no acesso ao trono. Longe vão os tempos em que os …

Homem armado com arco e flecha mata e fere várias pessoas na Noruega

O homem foi detido pelas autoridades norueguesas. O incidente aconteceu na cidade de Kongsberg, no sudeste da Noruega. Um homem armado de arco e flecha matou hoje várias pessoas e feriu outras na cidade de Kongsberg, …