Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas.

Depois das desistências do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, e do secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, a escolha do candidato socialista à Câmara Municipal do Porto recai em Tiago Barbosa Ribeiro.

Eu não faltarei ao Porto. Apresentarei a minha candidatura à Câmara Municipal do Porto na reunião da Comissão Política Concelhia do PS que vai decorrer esta noite”, afirmou Tiago Barbosa Ribeiro esta tarde.

A proposta foi anunciada numa conferência de imprensa na federação distrital do PS-Porto na presença do eurodeputado e presidente da distrital, Manuel Pizarro, o que significa que a candidatura tem o aval daquela estrutura. O nome do candidato será votado esta segunda-feira à noite, em reunião da comissão política concelhia.

O Público realça que a notícia surge duas semanas depois de o parlamentar se ter retirado da corrida autárquica, perante a indefinição dos socialistas em anunciar um candidato à autarquia da Invicta.

“Tiago Barbosa Ribeiro é o nome mais consensual junto dos militantes do PS-Porto e a sua candidatura representa uma aposta no futuro”, disse ao diário fonte da concelhia.

A escolha de Tiago Barbosa Ribeiro obedece à lógica de futuro: como os socialistas sabem que é praticamente impossível derrotar Rui Moreira, o objetivo é que esta candidatura sirva para o futuro pós-Moreira.

O deputado socialista foi dado como quase certo na corrida eleitoral, mas a demora em definir um candidato fez com que tivesse dado sinais aos seus mais próximos de que ia desistir de  uma eventual candidatura. Agora, Tiago Barbosa Ribeiro recua na sua decisão e avança para este desafio eleitoral.

Eduardo Pinheiro foi a escolha de António Costa para atacar a Câmara do Porto numa altura em que Rui Moreira enfrenta a justiça no caso Selminho. No entanto, perante a falta de consenso, o secretário de Estado acabou por desistir da candidatura.

A desistência deixou António Costa mal na fotografia. Um dirigente do PS no Porto acusou-o de ter cedido “a egos em detrimento dos interesses da cidade”, conforme citou o Expresso.

António Costa fez asneira. É uma humilhação para os socialistas do Porto e para a cidade”, consideraram outros elementos do partido.

Com esta onda de críticas, Costa vai fragilizado para o próximo Congresso do PS, nos dias 10 e 11 de julho, onde procurará ser reeleito como secretário-geral.

A Câmara Municipal do Porto é liderada pelo independente Rui Moreira, cujo movimento elegeu sete mandatos nas autárquicas de 2017, aos quais se somam quatro eleitos do PS, um do PSD e um da CDU.

São já conhecidas as candidaturas de Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (Bloco de Esquerda), Vladimiro Feliz (PSD), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), António Fonseca (Chega) e a recandidatura do atual presidente da autarquia, o independente Rui Moreira.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …