Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas.

Depois das desistências do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, e do secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, a escolha do candidato socialista à Câmara Municipal do Porto recai em Tiago Barbosa Ribeiro.

Eu não faltarei ao Porto. Apresentarei a minha candidatura à Câmara Municipal do Porto na reunião da Comissão Política Concelhia do PS que vai decorrer esta noite”, afirmou Tiago Barbosa Ribeiro esta tarde.

A proposta foi anunciada numa conferência de imprensa na federação distrital do PS-Porto na presença do eurodeputado e presidente da distrital, Manuel Pizarro, o que significa que a candidatura tem o aval daquela estrutura. O nome do candidato será votado esta segunda-feira à noite, em reunião da comissão política concelhia.

O Público realça que a notícia surge duas semanas depois de o parlamentar se ter retirado da corrida autárquica, perante a indefinição dos socialistas em anunciar um candidato à autarquia da Invicta.

“Tiago Barbosa Ribeiro é o nome mais consensual junto dos militantes do PS-Porto e a sua candidatura representa uma aposta no futuro”, disse ao diário fonte da concelhia.

A escolha de Tiago Barbosa Ribeiro obedece à lógica de futuro: como os socialistas sabem que é praticamente impossível derrotar Rui Moreira, o objetivo é que esta candidatura sirva para o futuro pós-Moreira.

O deputado socialista foi dado como quase certo na corrida eleitoral, mas a demora em definir um candidato fez com que tivesse dado sinais aos seus mais próximos de que ia desistir de  uma eventual candidatura. Agora, Tiago Barbosa Ribeiro recua na sua decisão e avança para este desafio eleitoral.

Eduardo Pinheiro foi a escolha de António Costa para atacar a Câmara do Porto numa altura em que Rui Moreira enfrenta a justiça no caso Selminho. No entanto, perante a falta de consenso, o secretário de Estado acabou por desistir da candidatura.

A desistência deixou António Costa mal na fotografia. Um dirigente do PS no Porto acusou-o de ter cedido “a egos em detrimento dos interesses da cidade”, conforme citou o Expresso.

António Costa fez asneira. É uma humilhação para os socialistas do Porto e para a cidade”, consideraram outros elementos do partido.

Com esta onda de críticas, Costa vai fragilizado para o próximo Congresso do PS, nos dias 10 e 11 de julho, onde procurará ser reeleito como secretário-geral.

A Câmara Municipal do Porto é liderada pelo independente Rui Moreira, cujo movimento elegeu sete mandatos nas autárquicas de 2017, aos quais se somam quatro eleitos do PS, um do PSD e um da CDU.

São já conhecidas as candidaturas de Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (Bloco de Esquerda), Vladimiro Feliz (PSD), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), António Fonseca (Chega) e a recandidatura do atual presidente da autarquia, o independente Rui Moreira.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …