/

EUA temem que “torpedo do Juízo Final” da Rússia crie tsunamis radioativos

4

Na sexta-feira passada, os Estados Unidos expressaram preocupação com a possibilidade de que o submarino não tripulado Poseidon, de propulsão nuclear russa, possa causar “tsunamis radioativos” em caso de guerra.

Esta preocupação foi expressa pelo subsecretário de Estado para Segurança Internacional e Não-Proliferação, Christopher Ford, durante um conferência virtual sobre armas nucleares e direito internacional.

“Outro sinal perturbador vem com o desenvolvimento da Rússia dos drones subaquáticos não tripulados Poseidon movidos a energia nuclear, que aparentemente pretende equipar com ogivas nucleares de vários megatoneladas e lançar através do oceano em tempo de guerra, a fim de inundar as cidades costeiras dos EUA com tsunamis radioativos“, disse Ford.

Segundo Ford, os Estados Unidos “têm motivos para se preocupar” com a política de dissuasão nuclear da Rússia. “É claro que a Rússia declara que a sua doutrina está de acordo com as normas do direito internacional, que as suas armas nucleares se destinam apenas à defesa e dissuasão e serão utilizadas apenas como último recurso. Resta esperar que assim seja”, frisou.

O responsável sublinhou que este conceito operacional suscita sérias dúvidas sobre até que ponto esta arma pode ser utilizada para cumprir as normas e princípios jurídicos internacionais.

Ford observou que a Rússia mencionou várias vezes que é capaz de “responder com o uso em larga escala de armas nucleares se detetar um míssil balístico a aproximar-se“, o que também causa preocupação aos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo, Moscovo afirmou repetidamente que a doutrina nuclear russa impede um ataque preventivo. O uso de armas nucleares é reconhecido pela Rússia como medida de último recurso.

O presidente russo, Vladimir Putin, aprovou em junho de 2020 os Fundamentos da Política de Estado de Dissuasão Nuclear, que destaca o caráter exclusivamente defensivo do uso de armas nucleares.

O submarino russo não tripulado Poseidon, cuja existência foi revelada pelo presidente russo em março de 2018, pode transportar munições convencionais e nucleares.

O enorme drone subaquático, apelidado de “torpedo do Juízo Final” por alguns especialistas e media ocidentais, seria capaz de viajar até 10.000 quilómetros a velocidades entre 110 e 130 quilómetros por hora e de destruir portos e cidades costeiras. Poseidon foi projetado para carregar uma carga nuclear de até 100 megatoneladass e operar a uma profundidade de cerca de 1.000 metros.

O projeto, que deve ser concluído antes de 2027, visa neutralizar a expansão do escudo de mísseis dos Estados Unidos ao redor das fronteiras da Federação Russa.

ZAP //

4 Comments

  1. E então que tal, só uma ideia, PARAREM DE PENSAR NA PORCARIA DAS GUERRAS???
    Acho que resolvia muitos dos problemas do planeta não acham?
    E ainda chamam ao ser humano o único ser inteligente na face da terra!

  2. Tudo boas intensões, muito defensivo de parte a parte, e sempre de último recurso, mas espero não estar cá quando houver um curto circuito.

  3. É bem verdade que o mal só traz mal e isso irá obrigar os adversários dos russos a procurarem mal ainda maior na tentativa de ficarem por cima e desta forma a corrida ao armamento jamais terá fim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.