/

Estado de calamidade em 19 freguesias de Lisboa prolongado por 15 dias

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva

O Governo vai manter por mais 15 dias as situações de alerta para a generalidade do continente, de contingência para a Área Metropolitana de Lisboa e de calamidade para 19 freguesias.

Segundo a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que falava em conferência de imprensa em Lisboa, a medida foi tomada depois de serem ouvidos os presidentes dos municípios de Lisboa, Sintra, Loures, Amadora e Odivelas (todos no distrito de Lisboa), nos quais se localizam as 19 freguesias mais afetadas.

“O país vai continuar em estado de alerta, a Área Metropolitana de Lisboa em contingência e as 19 freguesias em estado de calamidade”, afirmou a governante.

“Em todos estes cinco concelhos, nos últimos sete dias, pode-se verificar uma tendência decrescente dos novos casos. Esta é uma tendência que importa consolidar e não estamos em condições de ficar descansados, ela carece de um forte acompanhamento”.

Segundo Mariana Vieira da Silva, o balanço dos últimos 15 dias “é positivo”, mas não é suficiente para que as medidas nas 19 freguesias possam ser “atenuadas”.

Com a manutenção destas situações, em vigor desde 1 de julho, permanecem em vigor as restrições associadas, como a obrigação de encerramento da generalidade dos estabelecimentos comerciais às 20h00, a proibição de venda de álcool na estações de serviços e a limitação de ajuntamentos até 10 pessoas na Área Metropolitana de Lisboa.

“As mensagens que temos de passar são muito simples: manter o distanciamento físico que for permitido, usar máscara em todas as situações em que está recomendada, reduzir o mais que pudermos o nível dos ajuntamento”, lembrou a governante.

Portugal contabiliza 1662 mortos associados à covid-19 em 46.818 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.