/

Interpol investiga denúncia ligada a arresto a Isabel dos Santos. Decisão pode ser nula

Manuel Araújo / Lusa

A Interpol está a investigar um caso de alegada corrupção de agentes angolanos dessa força policial. Em causa está uma suposta falsificação de documentos no caso do arresto de bens a Isabel dos Santos.

De acordo com o Dinheiro Vivo, a denúncia foi enviada na terça-feira à sede da Interpol, em França, por um escritório de advogados britânico que alerta para uma alegada contratação de “oficiais da Interpol” por um empresário dos Emirados Árabes Unidos “no sentido de efetuarem um levantamento da situação da Unitel”, no âmbito do que avançam ser um possível negócio de compra da participação da empresária naquela empresa.

O documento que motiva a denúncia à Interpol é mencionado no processo de arresto interposto pelo Estado angolano contra a empresária como prova de que Isabel dos Santos tentava desfazer-se das suas participações.

Segundo o jornal, um empresário dos Emirados com quem a empresária angolana estaria a negociar a venda da Unitel teria contratado oficiais da Interpol angolana para que investigassem o estado da empresa de forma a perceber se seria um bom negócio.

A denúncia vem desse documento que terá sido usado para demonstrar um perigo grave de dissipação de património na petição de arresto, em que os serviços de inteligência angolanos mencionam a contratação dos agentes da Interpol por privados.

Se a falsificação do documento e a consequente atuação ilegal dos agentes angolanos da Interpol for provada, o congelamento dos bens de Isabel dos Santos pode vir a ser levantado.

Isabel dos Santos foi constituída arguida, em Angola, na sequência das revelações do caso Luanda Leaks. Foram revelados, no final de janeiro mais de 715 mil ficheiros, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

Isabel dos Santos tem as suas contas bancárias em Portugal arrestadas pelo Ministério Público português, que respondeu ao pedido de cooperação das autoridades judiciais angolanas, que investigam Isabel dos Santos e o alegado desvio de fundos.

O juiz Carlos Alexandre determinou o arresto de todos os bens de Isabel dos Santos, em Portugal, no âmbito do processo que corre na justiça de Angola.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.