/

EUA vão acusar hackers chineses de tentarem roubar dados sobre vacina da covid-19

3

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

As autoridades norte-americanas estão a planear acusar hackers chineses de tentarem roubar as pesquisas do país para uma possível vacina ou tratamento para a covid-19.

O FBI e a agência de cibersegurança norte-americana emitiram um alerta dirigido aos investigadores científicos no qual alertam que a China está a apoiar o roubo de dados relacionados com tratamentos e vacinas da covid-19.

As autoridades norte-americanas emitiram um alerta, esta quarta-feira, sobre o perigo de hackers apoiados pela China que estarão a tentar roubar pesquisas e outros dados relacionados com tratamentos e vacinas para a covid-19.

Segundo o comunicado, os hackers foram apanhados a tentar “identificar e obter ilegalmente propriedade intelectual valiosa” e dados de saúde pública relacionados com a investigação do novo coronavírus.

De acordo com o Público, o FBI e a Agência de Segurança Cibernética (CISA) alertaram que “os esforços da China para atingir estes setores representam uma ameaça significativa à resposta do país à covid-19″.

As agências de segurança referem-se a piratas informáticos, mas também a investigadores e académicos que, de acordo com o Governo norte-americano, são ativados pelo Governo chinês para roubar informações de institutos universitários e de laboratórios públicos onde trabalham.

No comunicado, FBI e a agência de cibersegurança (CISA) dizem que “este anúncio visa consciencializar as instituições de investigação e o público americano e fornecer recursos e orientações para aqueles que possam ser atingidos”.

Os Estados Unidos têm acusado a China de falta de transparência na informação disponibilizada sobre a origem do novo coronavírus, lançando a suspeita sobre o laboratório de Wuhan, como potencial local de origem do vírus. Pequim já negou as acusações norte-americanas.

Questionado sobre estes acontecimentos, Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, não confirmou, mas respondeu: “O que mais há de novo na China? O que mais é novo? Conte-me. Eu não estou feliz com a China”.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.