EUA vão acusar hackers chineses de tentarem roubar dados sobre vacina da covid-19

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

As autoridades norte-americanas estão a planear acusar hackers chineses de tentarem roubar as pesquisas do país para uma possível vacina ou tratamento para a covid-19.

O FBI e a agência de cibersegurança norte-americana emitiram um alerta dirigido aos investigadores científicos no qual alertam que a China está a apoiar o roubo de dados relacionados com tratamentos e vacinas da covid-19.

As autoridades norte-americanas emitiram um alerta, esta quarta-feira, sobre o perigo de hackers apoiados pela China que estarão a tentar roubar pesquisas e outros dados relacionados com tratamentos e vacinas para a covid-19.

Segundo o comunicado, os hackers foram apanhados a tentar “identificar e obter ilegalmente propriedade intelectual valiosa” e dados de saúde pública relacionados com a investigação do novo coronavírus.

De acordo com o Público, o FBI e a Agência de Segurança Cibernética (CISA) alertaram que “os esforços da China para atingir estes setores representam uma ameaça significativa à resposta do país à covid-19″.

As agências de segurança referem-se a piratas informáticos, mas também a investigadores e académicos que, de acordo com o Governo norte-americano, são ativados pelo Governo chinês para roubar informações de institutos universitários e de laboratórios públicos onde trabalham.

No comunicado, FBI e a agência de cibersegurança (CISA) dizem que “este anúncio visa consciencializar as instituições de investigação e o público americano e fornecer recursos e orientações para aqueles que possam ser atingidos”.

Os Estados Unidos têm acusado a China de falta de transparência na informação disponibilizada sobre a origem do novo coronavírus, lançando a suspeita sobre o laboratório de Wuhan, como potencial local de origem do vírus. Pequim já negou as acusações norte-americanas.

Questionado sobre estes acontecimentos, Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, não confirmou, mas respondeu: “O que mais há de novo na China? O que mais é novo? Conte-me. Eu não estou feliz com a China”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …