/

Mais 175 casos, 9 mortos e 50 recuperados em Portugal

Mário Cruz / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado este domingo, Portugal regista 1.135 mortes relacionadas com a covid-19 e 27.581 infetados.

Este domingo, Portugal regista 27.581 infetados (mais 175, um aumento 0,6%) e 1.135 mortes, mais nove do que no sábado, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção Geral da Saúde (DGS). Entre os nove óbitos, oito registaram-se em pessoas com mais de oitenta anos. A taxa de letalidade no país situa-se agora nos 4,1%.

Em relação aos recuperados, são mais 50 em relação a sábado, o que aumenta o total de recuperações para 2.549 casos.

O número de pessoas internadas também reduziu e é agora de 797, menos 18 que no boletim anterior. Nas unidades de cuidados intensivos regista-se igualmente uma diminuição de oito casos, sendo agora 112 as pessoas internadas nas UCI.

Dos 175 casos registados este domingo, 98 são da região Norte, 76 Lisboa e Vale do Tejo e um no Algarve. No início da conferência de imprensa, Marta Temido destacou que a região Centro e Alentejo não registaram qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus.

A ministra da Saúde indicou ainda que, dos novos casos reportados, “46% tinham registo sobre o tipo de transmissão e local: 32% das infeções contraídas em ambiente de lar; 32% entre coabitantes; 19% no trabalho e 7% em ambiente social. O percentual restante refere-se a 4% de casos cuja infeção foi contraída entre profissionais em estruturas para idosos e 3% entre profissionais a trabalhar em ambiente de saúde”.

No briefing, a governante informou que, desde o dia 1 de março, foram realizados mais de 532 mil testes de diagnóstico. “Deste total, 15% foram realizados em março, 65% em abril e quase 20% já nos primeiros dias de maio, de 1 a 8“.

Em relação às creches, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, adiantou que o ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social e os parceiros têm estado a ultimar os documentos para que seja encontrado “um equilíbrio entre saúde e segurança”.

Criança com doença rara associada à covid-19

A criança com características da reação inflamatória rara já registada noutros países e associada à covid-19 está a ter uma “recuperação favorável”, segundo Graça Freitas. “Teve uma situação clínica que, não sendo o síndrome de Kawasaki, tinha algumas características, enquadrando-se no padrão que tem sido descrito.”

A criança, internada no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, apresenta um “estado clínico que ainda é de muita atenção e preocupação, mas tem tido evolução favorável”.

“Tanto quanto sabemos, em Portugal, não nos foram reportados casos adicionais compatíveis com este tipo de inflamação e, portanto, este será o único caso, até agora, em Portugal e, felizmente, está a ter uma evolução e uma recuperação favorável”, adiantou a responsável.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.