Mais 175 casos, 9 mortos e 50 recuperados em Portugal

Mário Cruz / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado este domingo, Portugal regista 1.135 mortes relacionadas com a covid-19 e 27.581 infetados.

Este domingo, Portugal regista 27.581 infetados (mais 175, um aumento 0,6%) e 1.135 mortes, mais nove do que no sábado, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção Geral da Saúde (DGS). Entre os nove óbitos, oito registaram-se em pessoas com mais de oitenta anos. A taxa de letalidade no país situa-se agora nos 4,1%.

Em relação aos recuperados, são mais 50 em relação a sábado, o que aumenta o total de recuperações para 2.549 casos.

O número de pessoas internadas também reduziu e é agora de 797, menos 18 que no boletim anterior. Nas unidades de cuidados intensivos regista-se igualmente uma diminuição de oito casos, sendo agora 112 as pessoas internadas nas UCI.

Dos 175 casos registados este domingo, 98 são da região Norte, 76 Lisboa e Vale do Tejo e um no Algarve. No início da conferência de imprensa, Marta Temido destacou que a região Centro e Alentejo não registaram qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus.

A ministra da Saúde indicou ainda que, dos novos casos reportados, “46% tinham registo sobre o tipo de transmissão e local: 32% das infeções contraídas em ambiente de lar; 32% entre coabitantes; 19% no trabalho e 7% em ambiente social. O percentual restante refere-se a 4% de casos cuja infeção foi contraída entre profissionais em estruturas para idosos e 3% entre profissionais a trabalhar em ambiente de saúde”.

No briefing, a governante informou que, desde o dia 1 de março, foram realizados mais de 532 mil testes de diagnóstico. “Deste total, 15% foram realizados em março, 65% em abril e quase 20% já nos primeiros dias de maio, de 1 a 8“.

Em relação às creches, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, adiantou que o ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social e os parceiros têm estado a ultimar os documentos para que seja encontrado “um equilíbrio entre saúde e segurança”.

Criança com doença rara associada à covid-19

A criança com características da reação inflamatória rara já registada noutros países e associada à covid-19 está a ter uma “recuperação favorável”, segundo Graça Freitas. “Teve uma situação clínica que, não sendo o síndrome de Kawasaki, tinha algumas características, enquadrando-se no padrão que tem sido descrito.”

A criança, internada no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, apresenta um “estado clínico que ainda é de muita atenção e preocupação, mas tem tido evolução favorável”.

“Tanto quanto sabemos, em Portugal, não nos foram reportados casos adicionais compatíveis com este tipo de inflamação e, portanto, este será o único caso, até agora, em Portugal e, felizmente, está a ter uma evolução e uma recuperação favorável”, adiantou a responsável.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …