Regresso às creches: Crianças não podem levar brinquedos e têm de trocar de sapatos

As orientações da Direção-Geral da Saúde para a reabertura das creches estão a ser ultimadas. A DGS adverte que o regresso à atividade nas creches envolve riscos.

Algumas das medidas que integram as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), para a reabertura das creches e do pré-escolar, já fazem parte de planos de contingência, mas outras podem ser muito difíceis de colocar em prática.

O Governo definiu um período de transição para a abertura das creches, entre 18 de maio e 1 de junho, mas a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social colocou um ‘se’ nesta reabertura, avança este sábado a Renascença.

A ministra Ana Mendes Godinho frisou que o regresso ao convívio entre crianças e educadores está ainda dependente da avaliação que o Governo e as autoridades sanitárias irão fazer desta primeira quinzena sob estado de calamidade.

Enquanto aguardam pela decisão, alguns pais e educadores manifestaram algumas dúvidas em relação a algumas orientações da DGS. As normas deverão ser conhecidas na segunda-feira, mas este sábado a Renascença antecipou algumas orientações.

Entre berços e espreguiçadeiras terá de haver dois metros de distância; não pode haver brinquedos e os pais deverão levar um calçado alternativo para que as crianças possam deixar à porta os sapatos que usam na rua. As janelas devem estar abertas sempre que possível e os sistemas de ar condicionado em sistema de recirculação não devem ser utilizados.

Nas salas, serão colocados dispensadores de desinfetantes e as mesas passam agora a estar dispostas em fila e não em U. Os educadores e funcionários terão de usar máscara cirúrgica e o espaçamento entre crianças deve ser de dois metros, uma medida que a própria DGS reconhece não ser de fácil aplicação.

Os pais não deverão entrar nas creches. Devem as crianças à porta a um funcionário do estabelecimento e o mesmo será feito à saída.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fantástico, promover a ideia sem esclarecer as questões praticas!!
    Se uma criança ficar infectada qual o seguro que será activado: o da creche (particular/estatal)?
    Se os pais se recusarem, como noutros países, perdem o direito ao lay-off, não é?
    Quem paga, aos pais, se a criança ficar infectada ou propagar ao agregado familiar?
    Quando, prazos, por via directa ou daqui a ………. meses como os lay-off às empresas??!
    apenas mais uma graçola de mau gosto 🙂

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …