Depois de o Governo ter proibido a realização de festivais até ao final de setembro, António Costa admitiu, esta sexta-feira, a realização da Festa do Avante!.
O primeiro-ministro, António Costa, disse esta sexta-feira que a Festa do Avante! poderá realizar-se desde que sejam cumpridas as orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS).
“A atividade política do PCP ou de qualquer outro partido não está proibida, nem nos passa pela cabeça, creio eu que a ninguém, proibir a atividade política. Agora, essas atividades vão ter de ser realizadas de acordo com as regras [da DGS]. No meu partido tínhamos o congresso marcado para maio, está adiado sine die [por tempo indeterminado]”, afirmou o governante numa entrevista ao Porto Canal.
O primeiro-ministro sublinhou que “não há nada que permita na Constituição, na lei, onde quer que seja, a proibição do exercício de atividades políticas”. No entanto, advertiu que as atividades partidárias, na qual se enquadra a rentrée comunista, “têm de respeitar as normas de saúde, como, aliás, o PCP disse logo que respeitaria”.
António Costa acrescentou que “cada partido é responsável, obviamente, pela forma como organiza” a sua agenda.
Na quinta-feira, o Governo de António Costa anunciou que a realização de festivais de música está proibida até 30 de setembro, depois de uma reunião do Conselho de Ministros.
No mesmo dia, o PCP remeteu para mais tarde uma decisão quanto ao cancelamento do Avante! e, através de uma resposta envidada à Lusa, escreveu, em dois parágrafos, que o Avante! “não é um simples festival de música, é uma grande realização político cultural que se realiza desde 1976, muitos anos antes da existência daquele tipo de festivais”.
A redação do comunicado do Conselho de Ministros foi alterada no mesmo dia, referindo-se agora a proibição, até 30 de setembro, à realização de “festivais e espetáculos de natureza análoga”, e não apenas a “festivais de música” como constava inicialmente.
ZAP // Lusa
Senhor António Costa o senhor tem sido uma desilusão para os portugueses, começou bem ainda nos deu esperança de fazer melhor que o anterior governo de ser uma pessoa séria e honesta não cair em pressões viessem elas de onde viesse engano meu, sei que está a enfrentar um sério problema de Saúde e Pública com este Virús e aqui o senhor está a falhar em toda a alinha, impõe restrições e bem para nos proteger a todos mas depois abre excepções a uns sabendo que não devia tratar os portugueses como cidadãos de 1ª e de 2ª, vem isto a propósito de não autorizar Festivais de música e e Eventos,mas agora autoriza Festas a alguns grupos como é o casos da Festa do Avante só quem já foi a essa Festa sabe como é o comportamento das pessoas no recinto dessa Festa, já falam em autorizar Festa s e Romarias, aí também só quem já foi a Romarias sabe que junta milhares de pessoas, o Senhor e o seu Governo vão ser os responsáveis e devem ser julgados como criminosos caso a Epidemia se venha a agravar, é o senhor e o seu Governo os responsáveis não só moralmente como responsáveis pelo seu alastramento, nenhum Governo Deve tratar os cidadãos sejam simples cidadãos ou Empresários como uns de 1ª e outros de 2ª. Outra coisa que o Senhor está a fazer muito mal aos portugueses, vem isto a propósito de ter dado 850 Milhões de Euros ao Novo Banco sabendo o senhor que quem vai pagar esse dinheiro somos todos nós contribuintes, manda o bom senso que na situarão actual o Governo não deve dar dinheiro aos Bancos ainda por cima ao Novo Banco que desde que foi criado tem sido um sugador do dinheiro dos Contribuintes os Bancos como qualquer empresa quando uma empresa só dá prejuízo vai à falência aos bancos deveria acontecer o mesmo, os contribuintes não têm que dar dinheiro aos Banqueiros eles que gerissem melhor os seus Bancos, que dizer o Governo diz que não tem dinheiro para pagar melhor aos Médicos,Enfermeiros, Forças de Segurança, etc etc. Mas depois tem milhões para dar aos Bancos, o Senhor tem sido uma desilusão como governante, os que votaram em si votaram a pensar que o Senhor ia fazer a diferença, engano de quem votou em si, o Senhor nem é melhor nem pior que os Governantes que tivemos desde há dezenas de anos até hoje.
Ó António Candeias, o PM vem no seguimento da tradição e práticas SÚCIAlistas: favorecer os grandes interesses e dar ALGUMAS migalhas ao ZÉ!…