Costa admite realização do Avante! se forem cumpridas recomendações da DGS

Julien Warnand / EPA

Depois de o Governo ter proibido a realização de festivais até ao final de setembro, António Costa admitiu, esta sexta-feira, a realização da Festa do Avante!.

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta sexta-feira que a Festa do Avante! poderá realizar-se desde que sejam cumpridas as orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A atividade política do PCP ou de qualquer outro partido não está proibida, nem nos passa pela cabeça, creio eu que a ninguém, proibir a atividade política. Agora, essas atividades vão ter de ser realizadas de acordo com as regras [da DGS]. No meu partido tínhamos o congresso marcado para maio, está adiado sine die [por tempo indeterminado]”, afirmou o governante numa entrevista ao Porto Canal.

O primeiro-ministro sublinhou que “não há nada que permita na Constituição, na lei, onde quer que seja, a proibição do exercício de atividades políticas”. No entanto, advertiu que as atividades partidárias, na qual se enquadra a rentrée comunista, “têm de respeitar as normas de saúde, como, aliás, o PCP disse logo que respeitaria”.

António Costa acrescentou que “cada partido é responsável, obviamente, pela forma como organiza” a sua agenda.

Na quinta-feira, o Governo de António Costa anunciou que a realização de festivais de música está proibida até 30 de setembro, depois de uma reunião do Conselho de Ministros.

No mesmo dia, o PCP remeteu para mais tarde uma decisão quanto ao cancelamento do Avante! e, através de uma resposta envidada à Lusa, escreveu, em dois parágrafos, que o Avante! “não é um simples festival de música, é uma grande realização político cultural que se realiza desde 1976, muitos anos antes da existência daquele tipo de festivais”.

A redação do comunicado do Conselho de Ministros foi alterada no mesmo dia, referindo-se agora a proibição, até 30 de setembro, à realização de “festivais e espetáculos de natureza análoga”, e não apenas a “festivais de música” como constava inicialmente.

 

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Senhor António Costa o senhor tem sido uma desilusão para os portugueses, começou bem ainda nos deu esperança de fazer melhor que o anterior governo de ser uma pessoa séria e honesta não cair em pressões viessem elas de onde viesse engano meu, sei que está a enfrentar um sério problema de Saúde e Pública com este Virús e aqui o senhor está a falhar em toda a alinha, impõe restrições e bem para nos proteger a todos mas depois abre excepções a uns sabendo que não devia tratar os portugueses como cidadãos de 1ª e de 2ª, vem isto a propósito de não autorizar Festivais de música e e Eventos,mas agora autoriza Festas a alguns grupos como é o casos da Festa do Avante só quem já foi a essa Festa sabe como é o comportamento das pessoas no recinto dessa Festa, já falam em autorizar Festa s e Romarias, aí também só quem já foi a Romarias sabe que junta milhares de pessoas, o Senhor e o seu Governo vão ser os responsáveis e devem ser julgados como criminosos caso a Epidemia se venha a agravar, é o senhor e o seu Governo os responsáveis não só moralmente como responsáveis pelo seu alastramento, nenhum Governo Deve tratar os cidadãos sejam simples cidadãos ou Empresários como uns de 1ª e outros de 2ª. Outra coisa que o Senhor está a fazer muito mal aos portugueses, vem isto a propósito de ter dado 850 Milhões de Euros ao Novo Banco sabendo o senhor que quem vai pagar esse dinheiro somos todos nós contribuintes, manda o bom senso que na situarão actual o Governo não deve dar dinheiro aos Bancos ainda por cima ao Novo Banco que desde que foi criado tem sido um sugador do dinheiro dos Contribuintes os Bancos como qualquer empresa quando uma empresa só dá prejuízo vai à falência aos bancos deveria acontecer o mesmo, os contribuintes não têm que dar dinheiro aos Banqueiros eles que gerissem melhor os seus Bancos, que dizer o Governo diz que não tem dinheiro para pagar melhor aos Médicos,Enfermeiros, Forças de Segurança, etc etc. Mas depois tem milhões para dar aos Bancos, o Senhor tem sido uma desilusão como governante, os que votaram em si votaram a pensar que o Senhor ia fazer a diferença, engano de quem votou em si, o Senhor nem é melhor nem pior que os Governantes que tivemos desde há dezenas de anos até hoje.

    • Ó António Candeias, o PM vem no seguimento da tradição e práticas SÚCIAlistas: favorecer os grandes interesses e dar ALGUMAS migalhas ao ZÉ!…

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …