Costa admite realização do Avante! se forem cumpridas recomendações da DGS

Julien Warnand / EPA

Depois de o Governo ter proibido a realização de festivais até ao final de setembro, António Costa admitiu, esta sexta-feira, a realização da Festa do Avante!.

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta sexta-feira que a Festa do Avante! poderá realizar-se desde que sejam cumpridas as orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A atividade política do PCP ou de qualquer outro partido não está proibida, nem nos passa pela cabeça, creio eu que a ninguém, proibir a atividade política. Agora, essas atividades vão ter de ser realizadas de acordo com as regras [da DGS]. No meu partido tínhamos o congresso marcado para maio, está adiado sine die [por tempo indeterminado]”, afirmou o governante numa entrevista ao Porto Canal.

O primeiro-ministro sublinhou que “não há nada que permita na Constituição, na lei, onde quer que seja, a proibição do exercício de atividades políticas”. No entanto, advertiu que as atividades partidárias, na qual se enquadra a rentrée comunista, “têm de respeitar as normas de saúde, como, aliás, o PCP disse logo que respeitaria”.

António Costa acrescentou que “cada partido é responsável, obviamente, pela forma como organiza” a sua agenda.

Na quinta-feira, o Governo de António Costa anunciou que a realização de festivais de música está proibida até 30 de setembro, depois de uma reunião do Conselho de Ministros.

No mesmo dia, o PCP remeteu para mais tarde uma decisão quanto ao cancelamento do Avante! e, através de uma resposta envidada à Lusa, escreveu, em dois parágrafos, que o Avante! “não é um simples festival de música, é uma grande realização político cultural que se realiza desde 1976, muitos anos antes da existência daquele tipo de festivais”.

A redação do comunicado do Conselho de Ministros foi alterada no mesmo dia, referindo-se agora a proibição, até 30 de setembro, à realização de “festivais e espetáculos de natureza análoga”, e não apenas a “festivais de música” como constava inicialmente.

 

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Senhor António Costa o senhor tem sido uma desilusão para os portugueses, começou bem ainda nos deu esperança de fazer melhor que o anterior governo de ser uma pessoa séria e honesta não cair em pressões viessem elas de onde viesse engano meu, sei que está a enfrentar um sério problema de Saúde e Pública com este Virús e aqui o senhor está a falhar em toda a alinha, impõe restrições e bem para nos proteger a todos mas depois abre excepções a uns sabendo que não devia tratar os portugueses como cidadãos de 1ª e de 2ª, vem isto a propósito de não autorizar Festivais de música e e Eventos,mas agora autoriza Festas a alguns grupos como é o casos da Festa do Avante só quem já foi a essa Festa sabe como é o comportamento das pessoas no recinto dessa Festa, já falam em autorizar Festa s e Romarias, aí também só quem já foi a Romarias sabe que junta milhares de pessoas, o Senhor e o seu Governo vão ser os responsáveis e devem ser julgados como criminosos caso a Epidemia se venha a agravar, é o senhor e o seu Governo os responsáveis não só moralmente como responsáveis pelo seu alastramento, nenhum Governo Deve tratar os cidadãos sejam simples cidadãos ou Empresários como uns de 1ª e outros de 2ª. Outra coisa que o Senhor está a fazer muito mal aos portugueses, vem isto a propósito de ter dado 850 Milhões de Euros ao Novo Banco sabendo o senhor que quem vai pagar esse dinheiro somos todos nós contribuintes, manda o bom senso que na situarão actual o Governo não deve dar dinheiro aos Bancos ainda por cima ao Novo Banco que desde que foi criado tem sido um sugador do dinheiro dos Contribuintes os Bancos como qualquer empresa quando uma empresa só dá prejuízo vai à falência aos bancos deveria acontecer o mesmo, os contribuintes não têm que dar dinheiro aos Banqueiros eles que gerissem melhor os seus Bancos, que dizer o Governo diz que não tem dinheiro para pagar melhor aos Médicos,Enfermeiros, Forças de Segurança, etc etc. Mas depois tem milhões para dar aos Bancos, o Senhor tem sido uma desilusão como governante, os que votaram em si votaram a pensar que o Senhor ia fazer a diferença, engano de quem votou em si, o Senhor nem é melhor nem pior que os Governantes que tivemos desde há dezenas de anos até hoje.

    • Ó António Candeias, o PM vem no seguimento da tradição e práticas SÚCIAlistas: favorecer os grandes interesses e dar ALGUMAS migalhas ao ZÉ!…

RESPONDER

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …

De Cristas aos encontros com Salgado. PS já tem 14 perguntas sobre o Novo Banco para Passos

Depois de Carlos Moedas e Cavaco Silva, o PS já tem perguntas que quer fazer ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.  De acordo com o semanário Expresso, o …

Um quarto da população portuguesa tem imunidade à covid-19

O Painel Serológico Longitudinal Covid-19 estima em 27% a taxa de imunidade à covid-19 para a população em Portugal. Até março, 13% da população teria sido infetada Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população …

Desconfinamento recua em alguns concelhos e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …