/

Creches reabrem a 18 de maio e pré-escolar retoma dia 1 de junho

As creches vão reabrir dia 18 de maio e o pré-escolar no dia 1 de junho. Estas foram as datas reveladas pelo Governo os parceiros sociais na reunião desta quarta-feira.

Durante uma primeira fase da reabertura das creches, os pais podem optar por ficar em casa, recebendo um apoio de 66% da remuneração. A informação avançada pelo Público é que os centros de atividades ocupacionais para pessoas com deficiência também reabrem dia 18 de maio.

No dia 16 de abril, António Costa tinha dito que queria reabrir as creches em maio. A reabertura das creche esteve depois prevista para 1 de junho, mas o primeiro-ministro ponde agora antecipar a retoma.

“Numa zona fabril, cujas unidades começam a reabrir no início de Maio, como em Vizela, por exemplo, há muitos pais que estão a falar com as misericórdias para se poderem reabrir as creches, porque não têm onde deixar os filhos. E, com cautela e testes, acho que estas creches têm o dever de reabrir, para ajudar a economia“, disse o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos.

Amanhã o Governo aprova em Conselho de Ministro o calendário para sair do confinamento de forma a conseguir um regresso gradual à normalidade. Da reunião desta quarta-feira já saíram também as datas da retoma do pequeno comércio, cabeleireiros, livrarias e stands de automóveis.

Além disso, também já há “acordo genérico” para o regresso ao trabalho, com algumas recomendações da Direção-Geral de Saúde, e um plano para a reabertura dos ginásios em maio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.