/

Pequeno comércio, cabeleireiros, livrarias e stands reabrem esta segunda-feira

As lojas até 200 metros quadrados de área reabrem já esta segunda-feira, anunciou o Governo aos parceiros sociais esta quarta-feira. Também os cabeleireiros, as livrarias e os stands de automóveis vão reabrir no mesmo dia.

Isto faz parte de um processo gradual do regresso à normalidade. No dia 18 de maio, caso haja condições, vão reabrir as lojas até 400 metros quadrados e, no início de junho, reabrem as restantes, escreve o Observador. Tudo depende da evolução da pandemia de covid-19 em Portugal.

Na segunda fase de retoma, as Câmaras Municipais vão ter uma prerrogativa especial: desde que se responsabilizem, vão poder abrir espaços comerciais com áreas superiores a 400 metros quadrados.

À saída desta reunião, a ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, informou que se chegou a um “acordo genérico” para o regresso ao local de trabalho.

“Estamos a trabalhar num documento comum de orientações globais sobre a segurança e saúde no trabalho”, disse a governante. Foi ainda criado um grupo de trabalho para fiscalizar eventuais incumprimentos das normas estabelecidas para o regresso ao trabalho.

De acordo com a Rádio Renascença, o primeiro-ministro, António Costa, vai anunciar amanhã as medidas de reabertura gradual da economia portuguesa. Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou que o estado de emergência não será renovado, embora as medidas de contenção, higiene e distanciamento social tenham que ser mantidas.

O fim do estado de emergência não é o fim do surto, não é o fim da necessidade de controlo, não é o fim da necessidade dos portugueses prosseguirem num esforço muito cívico que é o perceberem que depende deles a evolução desse surto”, disse o chefe de Estado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.