/

Terceiro estado de emergência? “É preciso em abril preparar um maio, maduro maio”

5

Tiago Petinga / Lusa

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

O Presidente da Assembleia da República já deixou antever que o Parlamento irá ter de debater, na próxima semana, uma segunda renovação do estado de emergência.

Em declarações ao semanário ExpressoEduardo Ferro Rodrigues cita uma música do cantautor Zeca Afonso para descrever a situação dos próximos dias. “É preciso em abril preparar um maio, maduro maio“.

É assim que o Presidente da Assembleia da República reconhece estar à espera de uma segunda renovação do estado de emergência, daqui a 15 dias.

De acordo com o jornal, o Presidente da República ainda vai ouvir os especialistas de saúde pública, na próxima terça-feira, mas as suas palavras depois do encontro de ontem já indicam o que vai acontecer.

“Daquilo que disseram os especialistas, é ganhar em abril o mês de maio. Portanto, é manter este esforço. (… ) Se queremos ganhar a liberdade em maio, precisamos de a ganhar em abril”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.

Entre as conclusões da reunião, os especialistas consideraram que o pico da epidemia até já pode ter sido atingido em finais de março, mas que o resultado do bom trabalho só se vai manter se as medidas de contenção continuarem.

No próximo dia 17, terminam os 15 dias do estado de emergência que está agora em vigor. Na altura da renovação, o Presidente da República, numa mensagem ao país, afirmou que os portugueses venceram a “primeira batalha”, mas que é necessário continuar os esforços porque o caminho para combater a covid-19 ainda “é longo”.

ZAP //

5 Comments

  1. Se for necessário, este “carneiro” cá está para, docilmente, acatar. Neste momento não é crucial confiar e seguir as instruções das autoridades. Este não é o momento de questionarmos. Até porque a realidade mostra claramente (especialmente quando comparada com outras paragens) que a resposta do país é a mais correcta. Portanto, é cumprirmos para depois podermos abrir o “estaminé”…

  2. Este é outro que nunca fez nada na vida e que deixou os portugueses muito mal esclarecidos sobre o seu passado. Se fosse a ele, começava por aí antes de opinar sobre o que quer que seja.
    Depois deste só falta mesmo o pateta alegre.

  3. Pelo seu nick (OLHEM-ME ESTE), desculpe que lhe diga o Sr. é que deve ser o maior pateta alegre. Fique em casa e proteja-se e não seja pateta toda a vida. Cumprimentos

    • Diga lá o que é que o homem fez na vida mais o pateta alegre e já agora o que achou do desfecho do processo em que esse senhor esteve envolvido.
      Olhe… deixe de ser tontinho e vá medindo a temperatura porque se calhar anda febril sem saber.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.