/

“Mostre-me a sua identificação.” Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação.

A Tunísia está em confinamento obrigatório desde o dia 22 de março. Para fazer com que as pessoas cumpram estas regras de combate à pandemia de covid-19, um robô não pilotado percorre as ruas de Túnis para abordar as pessoas que insistem em sair de casa.

Segundo o The Guardian, o PGuard foi produzido pela empresa Enova Robotics, baseada na cidade de Sousse. Este “polícia” usa câmaras termográficas e de infravermelhos e funciona autonomamente, por inteligência artificial.

O robô dispõe ainda de sistemas sonoros que permitem à polícia falar diretamente com supostos violadores do confinamento, verificando os seus documentos.

وزارة الداخلية تستعمل التقنيات الحديثة في تطبيق إجراءات الحظر الصحي العام

وزارة الداخلية تستعمل التقنيات الحديثة في تطبيق إجراءات الحظر الصحي العام——القناة الرسمية للوزارة على اليوتيوب : www.youtube.com/user/BureauInfoCom/video­sالصفحة الرسمية للوزارة على الفايسبوك : www.facebook.com/ministere.interieur.tunisieالصفحة الرسمية على تويتر: www.twitter.com/interieurTnالموقع الرسمي لوزارة الداخلية : www.interieur.gov.tn

Publicado por Ministère de l'Intérieur – Tunisie em Quarta-feira, 25 de março de 2020

Quando percorre as ruas, o robô vai emitindo avisos: “respeite a lei. Fique em casa para limitar a disseminação do vírus e salvaguardar vias humanas“. Apesar de haver pessoas que criticam a sua lentidão e questionam a sua eficácia, a verdade é que a presença deste robô parece ter sido bem recebida.

A tecnologia robótica e a Inteligência Artificial (IA) estão a ser cada vez mais usadas durante este período excecional. A China, por exemplo, usou robôs para desinfetar estabelecimentos hospitalares e drones equipados com câmaras térmicas. Todos estes equipamentos têm um alvo em comum: a covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.