“Mostre-me a sua identificação.” Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação.

A Tunísia está em confinamento obrigatório desde o dia 22 de março. Para fazer com que as pessoas cumpram estas regras de combate à pandemia de covid-19, um robô não pilotado percorre as ruas de Túnis para abordar as pessoas que insistem em sair de casa.

Segundo o The Guardian, o PGuard foi produzido pela empresa Enova Robotics, baseada na cidade de Sousse. Este “polícia” usa câmaras termográficas e de infravermelhos e funciona autonomamente, por inteligência artificial.

O robô dispõe ainda de sistemas sonoros que permitem à polícia falar diretamente com supostos violadores do confinamento, verificando os seus documentos.

وزارة الداخلية تستعمل التقنيات الحديثة في تطبيق إجراءات الحظر الصحي العام

وزارة الداخلية تستعمل التقنيات الحديثة في تطبيق إجراءات الحظر الصحي العام——القناة الرسمية للوزارة على اليوتيوب : www.youtube.com/user/BureauInfoCom/video­sالصفحة الرسمية للوزارة على الفايسبوك : www.facebook.com/ministere.interieur.tunisieالصفحة الرسمية على تويتر: www.twitter.com/interieurTnالموقع الرسمي لوزارة الداخلية : www.interieur.gov.tn

Publicado por Ministère de l'Intérieur – Tunisie em Quarta-feira, 25 de março de 2020

Quando percorre as ruas, o robô vai emitindo avisos: “respeite a lei. Fique em casa para limitar a disseminação do vírus e salvaguardar vias humanas“. Apesar de haver pessoas que criticam a sua lentidão e questionam a sua eficácia, a verdade é que a presença deste robô parece ter sido bem recebida.

A tecnologia robótica e a Inteligência Artificial (IA) estão a ser cada vez mais usadas durante este período excecional. A China, por exemplo, usou robôs para desinfetar estabelecimentos hospitalares e drones equipados com câmaras térmicas. Todos estes equipamentos têm um alvo em comum: a covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …