/

Autoridades de saúde confirmam primeira morte em Portugal

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (dta.), com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

A ministra da Saúde confirmou, esta segunda-feira, a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com outras doenças associadas.

Marta Temido acaba de confirmar a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com vários problemas de saúde associados, e que estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em conferência de imprensa esta tarde, a ministra da Saúde apresentou as condolências à família e aos amigos do doente que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria. “Este é um momento de disciplina. A nossa vida em sociedade passa a ser diferente”, disse a governante.

“A fatalidade de hoje deve fazer com que todos reflitam sobre aquilo que é esperado de cada um de nós”, acrescentou Marta Temido.

De acordo com o Diário de Notícias, a vítima mortal é Mário Veríssimo, ex-massagista do Estrela da Amadora. O antigo técnico sofria de uma doença pulmonar e, segundo avança o diário, chegou ao hospital só com um pulmão a funcionar.

No domingo, o Estrela da Amadora já tinha publicado uma mensagem de apoio a Mário Veríssimo no Twitter.

Na passada sexta-feira, durante uma flash interview, Jorge Jesus disse que “tinha perdido um amigo” devido ao Covi-19. As declarações surgiam antes de qualquer morte ser confirmada, oficialmente, em Portugal.

O advogado do treinador, Luís Miguel Rodrigues, acabou por corrigir horas depois a declaração de Jesus, adiantando que o técnico foi “induzido em erro”, por ter um amigo gravemente doente. Era Mário Veríssimo.

Na conferência de imprensa, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, confirmou que há, até ao momento, 18 pessoas em cuidados intensivos e que, apesar de a situação de alguns pacientes ser mais crítica do que a de outros, “todas inspiram cuidados”.

“Vamos ver como vai ser o desfecho, todos sabemos que a taxa de mortalidade desta doença é superior a 2% em todo o mundo. Portanto, teremos nos próximos dias mais pessoas a falecer. Faz parte da história nacional da doença. Como disse a senhora ministra, o SNS tudo fará para reduzir ao mínimo o número de pessoas que tenha desfecho negativo ou que fique com sequelas da doença”, garantiu Graças Freitas.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as suas condolências à família da vítima mortal, numa nota publicada no site da Presidência.

“O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”, lê-se.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado esta manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Três doentes já recuperaram e 18 pessoas encontram-se internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infetadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.