/

Há 61 casos confirmados em Portugal. “Evolução da situação está a ser muito rápida”

8

José Sena Goulão / Lusa

A diretora Geral de Saúde, Graça Freitas (D), acompanhada pela ministra da Saúde, Marta Temido

A SIC Notícias está a avançar que foram confirmados 61 casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal (Covid-19) até à meia noite desta terça-feira.

O último balanço da Direção-Geral de Saúde dava conta de 41 casos. Segundos os números da SIC Notícias, há agora 61 casos, mais 20 do que esta terça-feira anunciados.

Há ainda 83 pessoas à espera do resultado das análises e 3066 contactos em vigilância.

A DGS já confirmou os números avançados pela SIC, segundo o semanário Expresso.

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta quarta-feira numa audição no Parlamento que o número de casos tinha aumentado, sem quantificar o valor exato.

A governante reconheceu não será possível conter o contágio de infeções por Covid-19 por muito mais tempo. “É inevitável que entremos na fase de mitigação dentro de horas ou dias” porque “a evolução da situação está a ser muito rápida“.

Entretanto, o semanário Expresso noticiou que Hospital de Santa Maria, em Lisboa, descobriu dois casos de Covid-19 entre doentes internados já há vários dias.

Trata-se de dois homens, com mais de 60 anos, que estavam hospitalizados com um diagnóstico de pneumonia mas só agora foi apurada a origem da infeção. Estes dois casos não estavam nos números da DGS, elevando assim para 61 o número total de casos.

Os responsáveis hospitalares estão agora a avaliar quais serão os contactos dos dois doentes que terão de ser igualmente submetidos à análise. O Expresso observa ainda que o objetivo passa agora por travar a propagação do Covid-19 no interior da unidade hospitalar, recordando que foi assim que o surto em Itália teve início.

Entretanto, foi noticiado que um comandante da White Airways, que realizou na terça-feira um voo pela TAP, de Madrid para o Porto, está infetado com o novo coronavírus, estando internado no Hospital de São João.

O copiloto e a chefe de cabina que trabalharam com o comandante nos voos desse dia estão em isolamento e a ser acompanhados pelas autoridades de saúde que estão articuladas com os serviços clínicos da UCS [Unidade de Saúde do Grupo TAP].

Na tarde desta quarta-feira, o Governo decidirá se avança ou não para o encerramento de todas as escolas do país e antecipa as férias escolares da Páscoa.

SNS24 reforçada com 84 enfermeiros

A linha SNS 24 vai ser reforçada na sexta-feira com 81 enfermeiros para responder ao aumento de chamadas devido ao surto de Covid-19, anunciou a ministra da Saúde.

Questionada pelos deputados na Comissão de Saúde, onde está a ser ouvida numa audição regimental, sobre o que está a ser feito para reforçar a linha SNS 24 (808242424), Marta Temido afirmou que estão a ser delineadas “vários tipos de medidas”.

“Ainda esta sexta-feira, a [operadora] Altice reforçará o número de enfermeiros disponíveis para o atendimento [81]”, avançou a ministra. Marta Temido adiantou que o contrato que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) têm com a operadora Altice está neste momento “largamente ultrapassado”.

“O contrato tem um volume de chamadas que fazia parte da previsibilidade de resposta de uma linha deste tipo e aquilo que tem sido a procura associada ao Covid-19 fez de facto aumentar significativamente a necessidade de resposta”, sublinhou.

O deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite defendeu que se “aumente drasticamente a capacidade de resposta” da linha e “eventualmente que se crie uma outra para informações genéricas sobre esta matéria”. Em reposta, a governante disse que o ministério discutiu na terça-feira com os SPMS, que iria ter uma reunião com a Altice, a possibilidade desse desdobramento de linha.

Contudo, sublinhou Marta Temido, “parece-nos que as pessoas já estão muito habituadas à Linha de Saúde 24 e, portanto, estar neste momento a criar aquilo que noutros países foi criado excecionalmente porque não dispunham deste apoio outra linha para este efeito não terá este efeito mais desejável”.

Na mesma audição no Parlamento, Marta Temido revelou que as medidas aplicadas para conter a epidemia do novo coronavírus em Portugal já tiveram um impacto de 10 milhões de euros no orçamento da Saúde. “É para isso que nos preparamos antes de executar um orçamento”, afirmou a governante.

118 mil infetados em todo o mundo

Um balanço feito pela agência noticiosa France-Presse (AFP), com dados atualizados às 09:00 desta quarta-feira, revelou que  número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus em todo o mundo aumentou para 118.554, das quais morreram 4.281.

A AFP refere que, no total, foram registadas em 110 países e territórios 1.214 contaminações e 30 novas mortes desde o último balanço, às 17:00 de terça-feira.

Cerca de 65.000 pessoas já recuperaram do vírus.

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia eclodiu no final de dezembro, teve 80.778 casos, incluindo 3.158 mortes. Entre as 17:00 de terça-feira e as 09:00 desta quarta-feira foram anunciadas 24 novas infeções e 22 novas mortes no país. Em outras partes do mundo, foram registados 37.776 casos (1.190 novos) até às 09:00 desta quarta-feira, incluindo 1.123 mortes (oito novas).

Os países mais afetados depois da China são Itália (10.149 casos, 631 mortes), Irão (3.042 casos, 291 mortes) a Coreia do Sul (7.755 casos, dos quais 242 são novos, 242 mortes) e França (1.784 casos, dos quais 178 novos, e 33 mortes).

Desde as 17:00 de terça-feira, China, Espanha, França e Estados Unidos registaram novas mortes, enquanto a Bélgica e o Panamá anunciaram novas mortes ligadas ao Covid-19. O Brunei e a Turquia anunciaram o diagnóstico dos primeiros casos.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. A triagem está ser mt bem feita não á duvida. 2 pacientes que estão vários dias hospitalizados e demorou assim tanto o diagnostico do virus ?? Estamos entregues á bicharada. Estes governantes estão á espera de quê? Façam como em Macau encerrem tudo incluindo fronteiras. Com esta forma de proceder vamos ficar como Italia.

  2. O govetno do Costa já matou mais portugueses com o Siresp do que o covid-19. Se puserem o Costa de “oitentena” o país melhora!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.