/

Três mísseis caem junto a embaixada dos EUA em Bagdade

Três projéteis caíram na noite de segunda-feira na designada ‘”zona verde” da capital iraquiana, perto da embaixada dos EUA, indicaram à AFP fontes dos serviços de segurança, que não mencionaram a existência de vítimas.

A informação está a ser avançada pelas agências France Press e Reuters, citando fontes das autoridades de segurança locais. Segundo estas fontes, não há vítimas e não é conhecida a origem dos rockets.

Desde o final de outubro que dezenas de projéteis têm sido disparados contra militares ou representantes dos EUA no Iraque, designadamente na “zona verde” de Bagdade, que é objeto de uma segurança reforçada. Estes ataques nunca foram reivindicados, mas os EUA atribuem-nos a fações pró-iranianas.

A tensão entre os Estados Unidos e o Irão aumentou na sequência da morte do comandante da força de elite iraniana Al-Quds, Qassem Soleimani, vítima na sexta-feira de um ataque aéreo contra o aeroporto internacional de Bagdade que o Pentágono declarou ter sido ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos.

O ataque ocorreu três dias depois de um assalto inédito à embaixada norte-americana que durou dois dias e apenas terminou quando Trump anunciou o envio de mais 750 soldados para o Médio Oriente.

Zeinab Soleimani, filha do general iraniano Qassem Soleimani, chegou a ameaçar os Estados Unidos, dizendo que o país tem pela frente um “dia negro”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.