/

Mísseis atingem base com militares norte-americanos no Iraque

1

Uma base com tropas norte-americanas no Iraque foi atingida por morteiros este domingo. Quatro militares iraquianos terão ficado feridos no ataque.

De acordo com a France Presse, que cita fontes militares, vários mísseis atingiram este domingo uma base militar no Iraque, onde estão instalados militares norte-americanos. Enquanto que a AFP dá conta de quatro mísseis lançados, a Reuters refere que a base aérea iraquiana em Balad foi atingida por sete morteiros.

Segundo a Deutsche Welle, o Exército do Iraque terá publicado uma declaração em que refere que “oito rockets Katyusha [Katyusha é um modelo militar de lançador de foguetes] foram disparados para a base aérea de Balad, num ataque este domingo, atingindo a pista e a porta”.

Grande parte dos militares destacados nesta base, a cerca de 80 quilómetros a norte de Bagdade, já tinham deixado a base após “o escalar de tensões nas últimas duas semanas” entre os Estados Unidos e o Irão, adianta o Expresso.

Aliás, uma fonte militar disse à AFP que, ao todo, “não estão mais do que 15 soldados norte-americanos e um único avião” na base aérea, atualmente.

No entanto, de acordo com as agências internacionais, permaneciam ainda em Balad militares iraquianos, sendo que pelo menos quatro ficaram feridos.

Na última quarta-feira, dezenas de mísseis atingiram duas bases militares no oeste do Iraque: Asad e Erbil. Em ambos os locais, encontram-se militares dos Estados Unidos e aliados.

A ação foi assumida pelos Guardas da Revolução iranianos como uma “operação de vingança” da morte do general Qassem Soleimani, comandante da força de elite Al-Quds, que morreu num ataque aéreo em Bagdad, ordenado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump.

ZAP //

1 Comment

  1. Onde esta gente arranja estes nomes ridículos? “Guardas da Revolução iranianos” Revolução? Qual revolução aquilo é um estado autoritário e ninguém tem o direito de dar opinião..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.