/

Assembleia do Livre quer retirar confiança política a Joacine

Mário Cruz / Lusa

A Assembleia do Livre propôs a retirada da confiança política a Joacine Katar Moreira, considerando que a relação da deputada com os órgãos do partido tem sido de constante “antagonismo”.

A Assembleia do Livre, o órgão máximo do partido entre congressos, vai propor ao congresso do partido, que se realiza este fim de semana em Lisboa, a retirada da confiança política à deputada eleita pelo partido, Joacine Katar Moreira.

A decisão foi tomada durante uma reunião do órgão do partido, na quarta-feira à noite, para introduzir um novo ponto na Ordem de Trabalhos do IX Congresso. A deliberação poderá ser aprovada ou chumbada este sábado, ou remetida para votação pela próxima assembleia, que será eleita durante a reunião magna do partido, avança o Expresso.

“Considerando que a eleição para a Assembleia da República de uma representante do Livre é uma responsabilidade que transcende a deputada eleita, e porque não se vislumbra da parte da deputada, Joacine Katar Moreira, qualquer vontade em entender a gravidade da sua postura, nem intenção de a alterar, a Assembleia do Livre delibera retirar a confiança política à Deputada, pelo que deixa de reconhecer o exercício do seu mandato como sendo exercido em representação do Livre”, lê-se no documento a que o matutino teve acesso.

Por reconhecer as “consequências gravosas” desta medida, a Assembleia garante que não é possível manter a confiança política “em quem, por opção própria, reiteradamente prescindiu” de representar o partido.

“A Assembleia manifesta-se consternada pelos factos que conduziram a esta decisão e que tanto têm custado aos portugueses e portuguesas, sobretudo a eleitores, membros e apoiantes do Livre”, acrescenta o mesmo documento. Além disso, o mesmo órgão lamenta que nenhuma das promessas do partido esteja a ser cumprida e condena que os órgãos internos não sejam respeitados pela representação parlamentar.

A mesma nota reitera que Joacine não exerce o seu mandato como independente. “Não só foi eleita nas listas do LIVRE, como é membro do partido e até da sua direção, e está na Assembleia da República também nessa qualidade. No entanto, a relação da Deputada com os órgãos do partido tem sido de antagonismo e polarização, ao adotar a partir de São Bento, uma postura de constante e reiterado confronto com estes órgãos.”

A deliberação da Assembleia do partido surge depois de ter sido divulgada uma moção para exigir que Joacine Katar Moreira renuncie às suas funções ou para lhe seja retirada a confiança política.

A moção integra uma lista de outras 18 e será votada na reunião magna do Livre, que acontece já este fim de semana em Lisboa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.