Assembleia do Livre quer retirar confiança política a Joacine

Mário Cruz / Lusa

A Assembleia do Livre propôs a retirada da confiança política a Joacine Katar Moreira, considerando que a relação da deputada com os órgãos do partido tem sido de constante “antagonismo”.

A Assembleia do Livre, o órgão máximo do partido entre congressos, vai propor ao congresso do partido, que se realiza este fim de semana em Lisboa, a retirada da confiança política à deputada eleita pelo partido, Joacine Katar Moreira.

A decisão foi tomada durante uma reunião do órgão do partido, na quarta-feira à noite, para introduzir um novo ponto na Ordem de Trabalhos do IX Congresso. A deliberação poderá ser aprovada ou chumbada este sábado, ou remetida para votação pela próxima assembleia, que será eleita durante a reunião magna do partido, avança o Expresso.

“Considerando que a eleição para a Assembleia da República de uma representante do Livre é uma responsabilidade que transcende a deputada eleita, e porque não se vislumbra da parte da deputada, Joacine Katar Moreira, qualquer vontade em entender a gravidade da sua postura, nem intenção de a alterar, a Assembleia do Livre delibera retirar a confiança política à Deputada, pelo que deixa de reconhecer o exercício do seu mandato como sendo exercido em representação do Livre”, lê-se no documento a que o matutino teve acesso.

Por reconhecer as “consequências gravosas” desta medida, a Assembleia garante que não é possível manter a confiança política “em quem, por opção própria, reiteradamente prescindiu” de representar o partido.

“A Assembleia manifesta-se consternada pelos factos que conduziram a esta decisão e que tanto têm custado aos portugueses e portuguesas, sobretudo a eleitores, membros e apoiantes do Livre”, acrescenta o mesmo documento. Além disso, o mesmo órgão lamenta que nenhuma das promessas do partido esteja a ser cumprida e condena que os órgãos internos não sejam respeitados pela representação parlamentar.

A mesma nota reitera que Joacine não exerce o seu mandato como independente. “Não só foi eleita nas listas do LIVRE, como é membro do partido e até da sua direção, e está na Assembleia da República também nessa qualidade. No entanto, a relação da Deputada com os órgãos do partido tem sido de antagonismo e polarização, ao adotar a partir de São Bento, uma postura de constante e reiterado confronto com estes órgãos.”

A deliberação da Assembleia do partido surge depois de ter sido divulgada uma moção para exigir que Joacine Katar Moreira renuncie às suas funções ou para lhe seja retirada a confiança política.

A moção integra uma lista de outras 18 e será votada na reunião magna do Livre, que acontece já este fim de semana em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …

Ministro holandês faz mea culpa. "Não fomos suficientemente empáticos" com o sul da Europa

O ministro das Finanças holandês reconheceu que foi infeliz nas posições que assumiu sobre a resposta económica à pandemia de covid-19, assumindo que mostrou pouca “empatia” com os países do sul da Europa. Em declarações à …

Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura "várias coisas vão …

Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de …