Moção quer que Joacine renuncie. Livre pode perder lugar no Parlamento

Mário Cruz / Lusa

Esta segunda-feira, alguns membros do Livre apresentaram uma moção para que, caso Joacine Katar Moreira não renuncie às suas funções, lhe seja retirada a confiança política.

Na lista de 18 moções que serão discutidas e votadas no Congresso do partido, agendado para os dias 18 e 19 de janeiro, há uma moção que pede que a deputada Joacine Katar Moreira “renuncie às suas funções” no Parlamento e, caso não aconteçam que lhe seja “retirada a confiança política”.

Segundo o Observador, a moção Recuperar o Livre, resgatar a política ​é subscrita por cinco apoiantes do Livre, o número mínimo exigido no regulamento do partido para que as moções sejam votadas no congresso.

“Heis-nos chegados a um ponto em que as causas defendidas pelo LIVRE parecem não conseguir sobrepor-se ao ruído constante provocado pelos faits divers mais estapafúrdios; em que o coletivo parece soçobrar numa desmedida exposição mediática do indivíduo; em que o partido se arrisca a ver a sua própria sobrevivência posta em causa. Assim sendo, no caso de a deputada não se dispuser a renunciar às suas funções, o LIVRE não tem outra alternativa a não ser retirar-lhe a confiança política“, lê-se no texto da moção.

Os signatários apontam “as peripécias, atribulações e polémicas internas em que se viu envolvido” desde outubro, que, de acordo com a moção, conduziram “à degradação da imagem pública e da credibilidade do partido”.

“Por outro lado, a falta de articulação entre os órgãos do partido e o gabinete parlamentar, agravada pelas constantes declarações à comunicação social, afetaram, de modo insanável, as relações institucionais entre os órgãos do Livre e a deputada eleita”, consideram.

Além disso, os signatários apontam pouco trabalho parlamentar e dizem que “a situação é não apenas preocupante como confrangedora”, uma vez que foram apresentadas “apenas duas iniciativas”. Uma das falhas apontadas pelo grupo é a entrega – já fora do prazo – do projeto de lei de alteração à lei da nacionalidade,

No Congresso do próximo fim de semana, serão eleitos os novos órgãos nacionais do partido e para os quais não há qualquer candidatura de Joacine Katar Moreira que poderá, assim, ficar desvinculada do partido – caso a moção seja aprovada.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Desapareça, para o teatro de tão má qualidade que lá foi fazer desapareça!
    Agora só espero que não vá ter direito a mamar do estado uma qualquer subvenção vitalícia por tanta porcaria que fez em tão pouco tempo!

  2. Na minha opinião de leigo, parece-me que sendo heis uma forma do verbo haver (2ª pessoa do plural), que entretanto evoluiu para haveis, não se aplicará nas presentes circunstâncias, uma vez que aqui se pretende identificação com estar. Assim penso que o correto será eis-nos.

  3. Gostava de saber, tendo alternativas aceitáveis, como chegaram a escolher a dita deputada e não por exemplo o porta-voz da Livre, Rui Tavares, que me parecia ser um elemento construtivo no hemisfério.

  4. Fernando Rocha, a concorrência na comédia não para, tem cuidado… pois agora tens uma Preta Joacine com deficiência na Garganta (Gaga) e um Gajo com uma saia, a imitar uma Freira ou Árabe, com direito a antena na comunicação social, e protegidos pela segurança na AR.

  5. Mais vale ser rainha numa hora do que duquesa toa vida. O Livre não a quer lá? Não, o Livre nunca a quis lá. Foi a pseudo democracia do Livre que a colocou lá. E ainda bem porque assim ganharam um lugar no Parlamento o que nunca esperaram alcançar. Pensavam eles que era só ter lá o nome que depois a mandariam embora como se tem vindo a verificar. Mas enganaram-se porque a gaja tem fibra. “Eu não sou descartável” disse ela, a esperta. O Livre conseguiu o que mais desejava, isto é, ter um subsídio do Estado, como quem diz, de todos nós. Ninguém acredita que o conflito se instalou por causa do voto de condenação a Israel. Foi a inabilidade ou estratégia (?) do Sr. Rui Tavares que gerou a bagunça para encontrar um pretexto público a fim de tomar um lugar que o mesmo perseguia há mutios anos, desde que foi foi expulso do Bloco de Esquerda por Francisco Louçã. Isso de esquerdas tem muito que se lhe diga!

RESPONDER

Cães nascem "prontos" para comunicar com os humanos

Um novo estudo indica que os cães com pouco contacto com pessoas conseguem entender gestos como o de apontar e têm tendência para prestar atenção ao rosto dos humanos. A pesquisa sugere que cães com apenas …

Mistério sobre restos mortais de criminosos de guerra do Japão finalmente resolvido

Um investigador japonês encontrou documentos oficiais dos Estados Unidos que detalham como os militares norte-americanos espalharam as cinzas do antigo primeiro-ministro Hideki Tojo e de outros seis criminosos de guerra no Pacífico. Segundo a agência japonesa …

Hospitais do Quénia têm administrado água em vez de vacinas contra a covid-19

Numa altura em que o país se encontra a tentar acelerar o processo de vacinação - de modo a imunizar os 54 milhões de habitantes o mais rápido possível - surgem rumores de que alguns …

Moeda de ouro americana é leiloada por 18,8 milhões de dólares em Nova Iorque

Uma moeda de ouro americana de 1933 foi leiloada nesta terça-feira na Sotheby's de Nova Iorque por 18,87 milhões de dólares, um valor recorde e quase cinco milhões a mais do que o máximo estimado. O …

Mário Jardel: Botas de Ouro roubadas e teste positivo à covid-19

Primeira semana de junho não está a ser tranquila para o antigo avançado. Jardel contraiu o coronavírus mas não apresenta sintomas graves. Mário Jardel ficou temporariamente sem os seus maiores prémios da carreira, a nível individual. …

No restaurante Pizza Pacaya, o forno é um vulcão ativo

David García usa o maior forno da natureza para cozinhar: um vulcão. Em Pacaya, na Guatemala, a sua pizza tornou-se uma atração turística. Na noite de 27 de maio de 2010, o vulcão Pacaya, na Guatemala, …

Australotitan cooperensis. Nova espécie de titanossauro está entre os dez maiores do mundo

Um enorme dinossauro cujos fósseis foram descobertos na Austrália em 2006 foi positivamente identificado como um espécime de uma nova espécie, chamado Australotitan cooperensis, sendo um dos maiores animais conhecidos a ter vivido na terra. Este …

Portugal recebe na próxima semana primeiros estrangeiros com certificado de vacinação

O ministro da Economia e Transição Digital anunciou hoje que Portugal passará na próxima semana a receber no país cidadãos estrangeiros que apresentem o devido certificado de vacinação, como recomendado pelo Conselho da Europa. A medida …

"Mourinho prefere Rúben Dias, mas Pepe é o melhor central do mundo"

Perspetiva de Jorge Andrade, na antevisão ao Europeu 2020. Costinha e Nuno Gomes também deixaram algumas previsões. Para José Mourinho, o melhor defesa-central do mundo é português. Para Jorge Andrade, o melhor defesa-central do mundo é português. …

Bónus para gestores do Novo Banco tiveram em conta “interesse público”

O bónus de 1,9 milhões de euros que foi atribuído no ano passado à equipa de gestão de António Ramalho, no Novo Banco, foi decidido pelo comité de remunerações de forma “prudente e vigilante”. A garantia …