/

“Devagarinho”, Marcelo Rebelo de Sousa vai “voltar à normalidade”

3

Estela Silva / Lusa

Depois do mais longo silêncio do seu mandato, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai “voltar à normalidade”. Mas “devagarinho”.

Segundo confirmou ao Expresso esta sexta-feira fonte da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa continua sem ter agenda pública marcada de hoje até domingo. “Não há nada previsto”, informou Belém.

E como no domingo começa a campanha oficial para as eleições europeias, é pouco provável que o Presidente comente a crise que afinal não o foi, em termos que possam sinalizar qualquer alinhamento da sua parte, seja com o Governo, seja com a oposição.

Na reunião que teve com as assessorias de comunicação na segunda-feira – antes de partir para a reunião da Cotec em Itália e depois de o primeiro-ministro já ter ameaçado demitir-se se o Parlamento aprovasse a lei que contaria o tempo integral congelado aos professores -, o Presidente já tinha deixado claro que ia optar pelo silêncio.

“Não se fala com ninguém. Este problema não é connosco”, foi a instrução passada aos assessores. Ele próprio cumpriu à risca um exercício de contenção nunca antes visto.

Antes desta crise estalar, garantiram fontes da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa já tinha, no entanto, dado instruções para que até às eleições europeias lhe marcassem uma agenda pública mínima.

De acordo com o Expresso, o Presidente da República não quer ser acusado de estar a tomar partido por ninguém. E como o seu estilo implica que sempre que sai fala aos media, preferirá daqui até 26 de maio recatar-se o mais possível.

Este alargado período de quarentena mediática tem, no entanto, um contra. Quando sair vai ser cercado pelos media que anseiam saber o que pensa da crise. Mas como na altura a crise já será uma pseudocrise, talvez tenha a vida facilitada.

TP, ZAP //

3 Comments

  1. Não é que a picareta falante que aproveita todas as insignificâncias para se pronunciar (quando muitas vezes deveria estar calado …) ficou mudo quando afinal acontece alguma coisa com relativa importância e que obviamente muito lhe diz respeito enquanto PR? Estamos tramados – não nos bastava um PM aldrabão como o Costa, um líder da oposição idiota como Rio ainda temos um PR que parece estar totalmente senil e que só pensa em sondagens e popularidade!

    Talvez amanhã atropelem um burro na Nacional Um e ele apareça logo a carpir o cadáver, a garantir que o burro não sofreu e que o condutor não teve qualquer culpa e que fez o melhor possivel!

  2. Nunca me convenceu.
    Sempre o achei um grande oportunista. Completamente inútil como presidente.
    Agora deve ter um belo problema em consciência que será pensar se deve ou não pronunciar-se sobre a sua convivência com o governo acerca dos salários da função pública. Deve recear também os votos que possa perder por causa disso nas próximas eleições.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.