“Devagarinho”, Marcelo Rebelo de Sousa vai “voltar à normalidade”

Estela Silva / Lusa

Depois do mais longo silêncio do seu mandato, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai “voltar à normalidade”. Mas “devagarinho”.

Segundo confirmou ao Expresso esta sexta-feira fonte da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa continua sem ter agenda pública marcada de hoje até domingo. “Não há nada previsto”, informou Belém.

E como no domingo começa a campanha oficial para as eleições europeias, é pouco provável que o Presidente comente a crise que afinal não o foi, em termos que possam sinalizar qualquer alinhamento da sua parte, seja com o Governo, seja com a oposição.

Na reunião que teve com as assessorias de comunicação na segunda-feira – antes de partir para a reunião da Cotec em Itália e depois de o primeiro-ministro já ter ameaçado demitir-se se o Parlamento aprovasse a lei que contaria o tempo integral congelado aos professores -, o Presidente já tinha deixado claro que ia optar pelo silêncio.

“Não se fala com ninguém. Este problema não é connosco”, foi a instrução passada aos assessores. Ele próprio cumpriu à risca um exercício de contenção nunca antes visto.

Antes desta crise estalar, garantiram fontes da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa já tinha, no entanto, dado instruções para que até às eleições europeias lhe marcassem uma agenda pública mínima.

De acordo com o Expresso, o Presidente da República não quer ser acusado de estar a tomar partido por ninguém. E como o seu estilo implica que sempre que sai fala aos media, preferirá daqui até 26 de maio recatar-se o mais possível.

Este alargado período de quarentena mediática tem, no entanto, um contra. Quando sair vai ser cercado pelos media que anseiam saber o que pensa da crise. Mas como na altura a crise já será uma pseudocrise, talvez tenha a vida facilitada.

TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não é que a picareta falante que aproveita todas as insignificâncias para se pronunciar (quando muitas vezes deveria estar calado …) ficou mudo quando afinal acontece alguma coisa com relativa importância e que obviamente muito lhe diz respeito enquanto PR? Estamos tramados – não nos bastava um PM aldrabão como o Costa, um líder da oposição idiota como Rio ainda temos um PR que parece estar totalmente senil e que só pensa em sondagens e popularidade!

    Talvez amanhã atropelem um burro na Nacional Um e ele apareça logo a carpir o cadáver, a garantir que o burro não sofreu e que o condutor não teve qualquer culpa e que fez o melhor possivel!

  2. Nunca me convenceu.
    Sempre o achei um grande oportunista. Completamente inútil como presidente.
    Agora deve ter um belo problema em consciência que será pensar se deve ou não pronunciar-se sobre a sua convivência com o governo acerca dos salários da função pública. Deve recear também os votos que possa perder por causa disso nas próximas eleições.

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …