/

III Guerra Mundial pode começar em 2019 num destes cinco locais

30

navy.com

Porta-aviões classe Nimitz da marinha norte-americana e sua escolta

Em 2019, o mar do Sul da China, a Ucrânia, o golfo Pérsico e a península da Coreia vão continuar a ser as regiões mais quentes onde a Terceira Guerra Mundial pode começar, diz um especialista militar norte-americano.

Segundo sustenta o especialista em geo-estratégia Robert Farley, professor do Colégio Militar dos EUA, num artigo publicado na revista The National Interest, um dos “pontos quentes” do planeta é o mar do Sul da China, no qual se desenvolve há anos um confronto “surdo” entre os Estados Unidos, a China e o Japão.

O Mar do Sul da China, ou Mar da China Meridional, é alvo de disputas há anos entre diversos países da região: China, Taiwan, Malásia, Indonésia, Brunei, Vietname e Filipinas. Estima-se que a enorme área, que inclui mar e ilhas, seja rica em petróleo e gás.

Lindsey Burrows / Civilsdaily

Localização dos territórios em disputa no Mar da China Meridional

Recentemente, a imprensa chinesa revelou também que o país está a construir “submarinos-fantasma” para defender o mar do Sul da China contra uma eventual guerra submarina com os Estados Unidos.

Os dois países estão envolvidos já numa guerra comercial, uma batalha que acontece num contexto de sanções económicas e disputas tarifárias. Mas, diz o especialista, levando em conta o nível a que as relações bilaterais já se deterioraram, o conflito pode escalar ainda mais e assumir contornos de confronto militar.

De acordo com o autor, a Ucrânia é outro local onde a Terceira Guerra Mundial pode ter início. Farley relembra o recente incidente no Mar Negro entre russos e ucranianos, que causou um aumento da tensão diplomática na região, com a Ucrânia a acusar a Rússia de ter disparado contra navios ucranianos no Estreito de Kerch, que separa a Crimeia da Rússia e é ponto de acesso ao Mar de Azov.

O especialista acredita que a Rússia provavelmente não estará interessada em alterar o actual status quo na região antes das próximas eleições na Ucrânia, que, por sua vez, podem também vir a introduzir incerteza. Tendo em conta as contínuas tensões entre os Estados Unidos e a Rússia, qualquer pequeno choque pode destruir o fraco equilíbrio existente na região nos últimos anos, alerta Farley.

A terceira região quente do planeta é o golfo Pérsico. Aqui, sustenta Robert Farley, as tensões estão a aumentar devido à pressão económica dos EUA sobre o Irão, bem como aos conflitos no Iémene e na Síria.

Considerando a importância estratégica da região, qualquer instabilidade nesta zona pode levar a um confronto aberto entre os Estados Unidos, a Rússia e até a China, diz o especialista.

O quarto lugar de tensão identificado pelo especialista é a península da Coreia. Apesar das recentes iniciativas de paz entre os EUA, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que parecem ter posto fim à intensa guerra de palavras e troca de ameaças entre os presidentes norte-americano e norte-coreano a que se assistiu em 2017, as relações entre Washington e Pyongyang podem deteriorar-se a qualquer momento.

Além disso, outros actores regionais importantes — a China e a Japão — também têm manifestado posições divergentes a respeito da questão coreana.

A estes quatro pontos quentes no planeta, que segundo o especialista em assuntos militares podem em 2019 ser palco da eclosão de uma Guerra Mundial, junta-se um quinto ponto quente, que uma equipa de cientistas da ONU identificou em 2016 como podendo ser a causa provável da 1ª Guerra Nuclear na Terra.

O primeiro conflito nuclear no nosso planeta, dizem os cisntistas, pode ocorrer não entre a Rússia e os EUA, mas entre a Índia e o Paquistão – devido a problemas crescentes em torno do acesso à água potável no subcontinente indiano e aos conflitos em torno da bacia do rio Indo.

Em conclusão, se a Humanidade quiser mesmo encontrar o local perfeito para se auto-destruir, tem muito por onde escolher.

30 Comments

  1. Vontade de dizer a esta gente:Vamos lá ter juízo!…
    A morte é certa…
    Para quê provocar?!?!
    Ainda sem consciência,
    … Nada nós pertence…
    Deus permite que usemos tudo!…
    Porquê?!!!
    Será que nada aprendemos?!
    Deixem o ego…
    Sintam o vosso coração falar!
    Mortrem com acções em prol do outro
    Isso sim, É SER GRANDIOSO.

    • Não vale a pena, vão continuar a cavalgar esta onda, nem percebo porquê, acho que é por ignorância, não têm a minima noção daquilo que falam.

      • Ribeiro, ha’ seitas de Cristaos, predominantemente nos EUA, que acreditam que para a 2a. vinda do Messias e’ primeiro necessario haver um Apocalipso pelo que Ele espera. Entao eles acreditam ser a sua obrigacao, baseado na sua interpretacao da Biblia, provocar o Apocalalipso. E sao fanaticos e estao por detras de quem manda. Lamentavel mas verdade.

      • Deus esta nós castigando pq a gente ja fez muitas coisas ruins,isso sera apenas um castigo por poluir o pais,matar pessoas,roubar,mentir,é se vc falar “à mais eu nao fiz nada eu sou muito bonzinho”,ninguem é santo ninguem faz tudo certo tem que ter um erro.Ninguem nasceu perfeito.

  2. Acredito que justamente a terceira guerra mundial ainda não aconteceu por causa das armas nucleares. Isso é o que impede de acontecer. Nenhum governante desses países é louco o suficiente para destruir o próprio país, eles sabem disso. Mesmo a Rússia com talvez o melhor sistema de defesa de mísseis, sabe que os mísseis nucleares viajam numa zona da estratosfera longe do alcance de qualquer defesa e reentram na atmosfera quando se aproximam do alvo. Então, de nada valeriam as disputas se EUA, Rússia, China, etc. se tornariam países incapacitados em termos de infraestrutura que seria destruída, perdas populacionais de milhões e se tornar território inóspito para vida por causa da radiação.
    Eles fazem esse joguinho de mostrar poder militar um ao outro justamente para amendontrar o país rival e com isso, tentar ganhar essas disputas tolas deles. É claro que é um jogo muito perigoso, pode haver um louco no meio que realmente queira uma guerra nuclear porque o mundo está cheio.
    Realmente não aprenderam com a Primeira Guerra e Segunda. Estão fazendo dívida para eles mesmos e o pagar é certo. Existe a lei do retorno e vão pagar é muito caro por isso.

      • Sim, foram esses países que mencionou que invadiram e anexaram a Crimeia e que fomentaram uma guerra civil em território Ucraniano, ou que estão a investir forte e feio em misseis e em sistemas ofensivos… tristeza…

      • Sim os Russos são o DEMO, e os Americanos são uns anjinhos, nós sabemos disso. Talvez fosse bom você ir investigar a fundo o motivo pelo qual existiu o 11 de Setembro e, quem o provocou. Lembre-se também da certeza que os Americanos tinham sobre a existência de armas de destruição maciça no Iraque… que afinal depois não existiam… “afinal foi apenas um pequeno equivoco”.

        Quanto ao problema na Ucrânia… para sua informação, foram os americanos (em conjunto com Alemanha, Inglaterra, França) que patrocinaram e pagaram aos habitantes de Kiev, para que se manifestassem contra a Rússia. Não vale a pena contestar, pois conheço muitas pessoas que recebiam 50 USD por dia, para se manterem na “luta”!!!

        Estude os factos antes de vir para aqui exibir toda a sua ignorância.

      • Vá estudar!
        O japão sempre quis dominar a coreia, a china…
        Tanto que fizeram um massacre na mesma…
        Fora os experimentos desumanos e brutais na unidade 731

      • tem varios loucos generais camones q dizem ser possivel eles dispararem varias ogivas nucleares em solo europeu contra a russia e assim limitar a guerra eua-ue-russia a europa

  3. A verdade, e Que o ser humano desde nossos antepassados, existiam 1 querendo ser mais que o outro, achando que tinham poderem para aniquilação, mais sabendo eles que ninguém tem esse poder, pois destruir todos sabem, ameaça, matança isso todo mundo sabe fazer, porem a aniquilação somente 1 faz e somente quando ele estiver cansado desses humanos ingratos , pois Deus deu a terra para multiplicaram e dividirem, não tomarem posses, para si mesmo, todos pagaram muito caro por isso, o único jeito e havendo paz, no mundo, e o ser humano sendo humilde de coração, e ter palavras firmes, nada se resolve com matanças.

  4. Que estamos cada vez mais a ser governados por loucos lá isso é verdade e até parece ser mais uma moda a juntar a muitas outras loucuras já introduzidas impostas até há humanidade.

  5. Não podemos entrar em guerra Mundial pois se isso acontecer o mundo acaba de vez!!!!!! Duas bombas atômicas já são o suficiente para acabar com o mundo!!!!!

      • Pois tem… Repare que a si até lhe deu a oportunidade para você provar que é um idiota e você corresponde a 100%

      • É… e, se isso foi a observação mais “útil” que conseguiste discorrer, parece-me que esse deus exagerou nas tuas limitações!…

      • Claro que da tua perspectiva minorca e tacanha, tudo à tua volta fica ainda mais pequeno ou redundante, incluindo a própria realidade ou mesmo até o reflexo do idiota que mais vezes vês no espelho!…

  6. Aqui no brasil, a terceira guerra mundial já começou à muito tempo, com as mais de 60.000 pessoas que morrem todos os anos, por armas de fogo. Sem falar daqueles que morrem em intermináveis filas em hospitais por falta de atendimento. Aqui o que a natureza nos dá de fartura em todos os sentidos da palavra, serve de disputa entre os políticos corruptos (Principalmente os petistas – partido do lula) Pra ganhar ainda mais, já que não se contentam com as grandes fortunas que obtiveram através da corrupção.

  7. O mundo se tornou um lugar chato, as pessoas gastam mais do que tem, consomem mais do que precisam, falam mais do que devem, estão engordando por falta de controle, estão emagrecendo por falta de alimentos… Num grande jogo de “quem vai ser o primeiro a puxar o gatilho”. A Terra está cheia de mais, cheia de gente que não olha para o outro. O ser humano é realmente engraçado, está em toda parte e está isolado em si mesmo, não quer morrer sozinho, nem ser o único a morrer. Com a corrida espacial se acalorado, sorte daqueles que deixarem a Terra, e azar do universo se as coisas não mudarem e esse câncer chamado espécie humana não parar de evoluir.

  8. Aguardo o momento tão esperado. A terceira guerra mundial, o q estão esperando seus governos peidados, manda bala Logo aí então teremos.

  9. Depois de toda esta discordância, das previsões de nostra damus e de videntes mundo afora, haverá ou não a terceira guerra mundial nestes últimos dias do ano? O ambiente tornou-se diferente: a guerra comercial entre EUA e China parece estar no fim; o senado dos EUA quer negociar com a Rússia o prolongamento do START II; a Rússia deu a conhecer suas armas do armagedon; a China inaugurou o segundo porta-aviões; a Coreia do Norte quer dar uma prenda de Natal aos EUA; a OTAN se desentende internamente perante a China… o que teremos em 2020, mais probabilidades de guerra ou entendimentos na base de armas?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.