Ucrânia acusa Rússia de disparar contra os seus navios no Mar de Azov

REPUBLIC OF CRIMEA / Flickr

A Marinha de Guerra ucraniana acusou a Rússia de ter disparado contra navios ucranianos na noite deste domingo no Estreito de Kerch, que separa a Crimeia da Rússia e é ponto de acesso ao Mar de Azov.

Dois barcos russos “dispararam contra a frota da Marinha ucraniana”, declarou a Marinha de Guerra da Ucrânia em comunicado, no qual indica que uma embarcação perdeu o rumo. Há dois feridos, de acordo com a BBC.

Os disparos acontecem após um dia de tensão em frente à Crimeia. O navio ucraniano afirma que um navio russo chocou com um barco ucraniano do mesmo grupo e, em seguida, impediu a passagem ao Mar de Azov através do Estreito de Kerch.

“Na saída do estreito, os russos usaram armas contra um navio do Exército ucraniano. A Marinha de Guerra ucraniana ofereceu ajuda”, disse o representante do presidente ucraniano para a Crimeia, Boris Babin. “Atualmente, as Forças Armadas do Estado agressor estão a capturar os navios do Exército ucraniano“, declarou.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, convocou uma reunião urgente do seu “gabinete de guerra”, disse um porta-voz.

A Rússia não respondeu imediata ou diretamente à alegação, mas as agências de notícias russas citaram o Serviço Federal de Segurança, que disse que tinha provas irrefutáveis de que a Ucrânia havia orquestrado o que chamou de “uma provocação” e publicaria em breve as provas.

Com autoridades de ambos os países a acusar o outro de comportamento provocador e relações ainda difíceis, depois da anexação da Crimeia na Ucrânia em 2014 e o seu apoio a uma insurgência pró-Moscovo no leste da Ucrânia, o incidente pode levar os dois países a um conflito mais amplo.

ZAP // Lusa / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …