III Guerra Mundial pode começar em 2019 num destes cinco locais

navy.com

Porta-aviões classe Nimitz da marinha norte-americana e sua escolta

Em 2019, o mar do Sul da China, a Ucrânia, o golfo Pérsico e a península da Coreia vão continuar a ser as regiões mais quentes onde a Terceira Guerra Mundial pode começar, diz um especialista militar norte-americano.

Segundo sustenta o especialista em geo-estratégia Robert Farley, professor do Colégio Militar dos EUA, num artigo publicado na revista The National Interest, um dos “pontos quentes” do planeta é o mar do Sul da China, no qual se desenvolve há anos um confronto “surdo” entre os Estados Unidos, a China e o Japão.

O Mar do Sul da China, ou Mar da China Meridional, é alvo de disputas há anos entre diversos países da região: China, Taiwan, Malásia, Indonésia, Brunei, Vietname e Filipinas. Estima-se que a enorme área, que inclui mar e ilhas, seja rica em petróleo e gás.

(dr) Lindsey Burrows / Civilsdaily

Localização dos territórios em disputa no Mar da China Meridional

Recentemente, a imprensa chinesa revelou também que o país está a construir “submarinos-fantasma” para defender o mar do Sul da China contra uma eventual guerra submarina com os Estados Unidos.

Os dois países estão envolvidos já numa guerra comercial, uma batalha que acontece num contexto de sanções económicas e disputas tarifárias. Mas, diz o especialista, levando em conta o nível a que as relações bilaterais já se deterioraram, o conflito pode escalar ainda mais e assumir contornos de confronto militar.

De acordo com o autor, a Ucrânia é outro local onde a Terceira Guerra Mundial pode ter início. Farley relembra o recente incidente no Mar Negro entre russos e ucranianos, que causou um aumento da tensão diplomática na região, com a Ucrânia a acusar a Rússia de ter disparado contra navios ucranianos no Estreito de Kerch, que separa a Crimeia da Rússia e é ponto de acesso ao Mar de Azov.

O especialista acredita que a Rússia provavelmente não estará interessada em alterar o actual status quo na região antes das próximas eleições na Ucrânia, que, por sua vez, podem também vir a introduzir incerteza. Tendo em conta as contínuas tensões entre os Estados Unidos e a Rússia, qualquer pequeno choque pode destruir o fraco equilíbrio existente na região nos últimos anos, alerta Farley.

A terceira região quente do planeta é o golfo Pérsico. Aqui, sustenta Robert Farley, as tensões estão a aumentar devido à pressão económica dos EUA sobre o Irão, bem como aos conflitos no Iémene e na Síria.

Considerando a importância estratégica da região, qualquer instabilidade nesta zona pode levar a um confronto aberto entre os Estados Unidos, a Rússia e até a China, diz o especialista.

O quarto lugar de tensão identificado pelo especialista é a península da Coreia. Apesar das recentes iniciativas de paz entre os EUA, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que parecem ter posto fim à intensa guerra de palavras e troca de ameaças entre os presidentes norte-americano e norte-coreano a que se assistiu em 2017, as relações entre Washington e Pyongyang podem deteriorar-se a qualquer momento.

Além disso, outros actores regionais importantes — a China e a Japão — também têm manifestado posições divergentes a respeito da questão coreana.

A estes quatro pontos quentes no planeta, que segundo o especialista em assuntos militares podem em 2019 ser palco da eclosão de uma Guerra Mundial, junta-se um quinto ponto quente, que uma equipa de cientistas da ONU identificou em 2016 como podendo ser a causa provável da 1ª Guerra Nuclear na Terra.

O primeiro conflito nuclear no nosso planeta, dizem os cisntistas, pode ocorrer não entre a Rússia e os EUA, mas entre a Índia e o Paquistão – devido a problemas crescentes em torno do acesso à água potável no subcontinente indiano e aos conflitos em torno da bacia do rio Indo.

Em conclusão, se a Humanidade quiser mesmo encontrar o local perfeito para se auto-destruir, tem muito por onde escolher.

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Vontade de dizer a esta gente:Vamos lá ter juízo!…
    A morte é certa…
    Para quê provocar?!?!
    Ainda sem consciência,
    … Nada nós pertence…
    Deus permite que usemos tudo!…
    Porquê?!!!
    Será que nada aprendemos?!
    Deixem o ego…
    Sintam o vosso coração falar!
    Mortrem com acções em prol do outro
    Isso sim, É SER GRANDIOSO.

    • Não vale a pena, vão continuar a cavalgar esta onda, nem percebo porquê, acho que é por ignorância, não têm a minima noção daquilo que falam.

      • Ribeiro, ha’ seitas de Cristaos, predominantemente nos EUA, que acreditam que para a 2a. vinda do Messias e’ primeiro necessario haver um Apocalipso pelo que Ele espera. Entao eles acreditam ser a sua obrigacao, baseado na sua interpretacao da Biblia, provocar o Apocalalipso. E sao fanaticos e estao por detras de quem manda. Lamentavel mas verdade.

  2. Acredito que justamente a terceira guerra mundial ainda não aconteceu por causa das armas nucleares. Isso é o que impede de acontecer. Nenhum governante desses países é louco o suficiente para destruir o próprio país, eles sabem disso. Mesmo a Rússia com talvez o melhor sistema de defesa de mísseis, sabe que os mísseis nucleares viajam numa zona da estratosfera longe do alcance de qualquer defesa e reentram na atmosfera quando se aproximam do alvo. Então, de nada valeriam as disputas se EUA, Rússia, China, etc. se tornariam países incapacitados em termos de infraestrutura que seria destruída, perdas populacionais de milhões e se tornar território inóspito para vida por causa da radiação.
    Eles fazem esse joguinho de mostrar poder militar um ao outro justamente para amendontrar o país rival e com isso, tentar ganhar essas disputas tolas deles. É claro que é um jogo muito perigoso, pode haver um louco no meio que realmente queira uma guerra nuclear porque o mundo está cheio.
    Realmente não aprenderam com a Primeira Guerra e Segunda. Estão fazendo dívida para eles mesmos e o pagar é certo. Existe a lei do retorno e vão pagar é muito caro por isso.

      • Sim, foram esses países que mencionou que invadiram e anexaram a Crimeia e que fomentaram uma guerra civil em território Ucraniano, ou que estão a investir forte e feio em misseis e em sistemas ofensivos… tristeza…

        • Sim os Russos são o DEMO, e os Americanos são uns anjinhos, nós sabemos disso. Talvez fosse bom você ir investigar a fundo o motivo pelo qual existiu o 11 de Setembro e, quem o provocou. Lembre-se também da certeza que os Americanos tinham sobre a existência de armas de destruição maciça no Iraque… que afinal depois não existiam… “afinal foi apenas um pequeno equivoco”.

          Quanto ao problema na Ucrânia… para sua informação, foram os americanos (em conjunto com Alemanha, Inglaterra, França) que patrocinaram e pagaram aos habitantes de Kiev, para que se manifestassem contra a Rússia. Não vale a pena contestar, pois conheço muitas pessoas que recebiam 50 USD por dia, para se manterem na “luta”!!!

          Estude os factos antes de vir para aqui exibir toda a sua ignorância.

      • Vá estudar!
        O japão sempre quis dominar a coreia, a china…
        Tanto que fizeram um massacre na mesma…
        Fora os experimentos desumanos e brutais na unidade 731

  3. A verdade, e Que o ser humano desde nossos antepassados, existiam 1 querendo ser mais que o outro, achando que tinham poderem para aniquilação, mais sabendo eles que ninguém tem esse poder, pois destruir todos sabem, ameaça, matança isso todo mundo sabe fazer, porem a aniquilação somente 1 faz e somente quando ele estiver cansado desses humanos ingratos , pois Deus deu a terra para multiplicaram e dividirem, não tomarem posses, para si mesmo, todos pagaram muito caro por isso, o único jeito e havendo paz, no mundo, e o ser humano sendo humilde de coração, e ter palavras firmes, nada se resolve com matanças.

  4. Que estamos cada vez mais a ser governados por loucos lá isso é verdade e até parece ser mais uma moda a juntar a muitas outras loucuras já introduzidas impostas até há humanidade.

  5. Não podemos entrar em guerra Mundial pois se isso acontecer o mundo acaba de vez!!!!!! Duas bombas atômicas já são o suficiente para acabar com o mundo!!!!!

  6. Aqui no brasil, a terceira guerra mundial já começou à muito tempo, com as mais de 60.000 pessoas que morrem todos os anos, por armas de fogo. Sem falar daqueles que morrem em intermináveis filas em hospitais por falta de atendimento. Aqui o que a natureza nos dá de fartura em todos os sentidos da palavra, serve de disputa entre os políticos corruptos (Principalmente os petistas – partido do lula) Pra ganhar ainda mais, já que não se contentam com as grandes fortunas que obtiveram através da corrupção.

  7. O mundo se tornou um lugar chato, as pessoas gastam mais do que tem, consomem mais do que precisam, falam mais do que devem, estão engordando por falta de controle, estão emagrecendo por falta de alimentos… Num grande jogo de “quem vai ser o primeiro a puxar o gatilho”. A Terra está cheia de mais, cheia de gente que não olha para o outro. O ser humano é realmente engraçado, está em toda parte e está isolado em si mesmo, não quer morrer sozinho, nem ser o único a morrer. Com a corrida espacial se acalorado, sorte daqueles que deixarem a Terra, e azar do universo se as coisas não mudarem e esse câncer chamado espécie humana não parar de evoluir.

  8. Aguardo o momento tão esperado. A terceira guerra mundial, o q estão esperando seus governos peidados, manda bala Logo aí então teremos.

RESPONDER

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …

Carga fiscal subiu aos 35,4% em 2018. É o valor mais alto desde 2000

A carga fiscal em Portugal subiu dos 34,3% do PIB em 2017 para os 35,4% em 2018, o valor mais elevado desde 2000, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento …