Os procuradores do inquérito do caso que envolve José Sócrates solicitaram à Procuradora-Geral da República pelo menos mais dois meses para concluir a investigação, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte ligada ao processo.
De acordo com uma fonte ligada ao processo, o pedido de prorrogação de prazo dirigido à PGR, Joana Marques Vidal, foi redigido pelo procurador Rosário Teixeira do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
A fonte esclareceu que a decisão de pedir prorrogação de prazo para conclusão do inquérito não resultou de qualquer reunião de procuradores hoje realizada no DCIAP e que a mesma já tinha sido decidida anteriormente.
Segundo o Público, a principal justificação do procurador para alargar o prazo em mais 60 dias é a de que ainda falta ao MP receber as respostas a pelo menos quatro cartas rogatórias enviadas às autoridades judiciais de quatro países: Singapura, Reino Unido, Suíça e Angola.
Em causa estão pedidos de elementos bancários considerados essenciais para fechar alguns circuitos financeiros que estão a ser reconstituídos pelos investigadores.
Escreve o jornal que o único pedido com uma “natureza diferente” foi aquele remetido às autoridades de Angola, que solicita a constituição de José Bernardo Pinto de Sousa, primo de Sócrates, como arguido.
“Uma pouca vergonha”
A defesa de Sócrates reagiu de imediato ao pedido do procurador Rosário Teixeira, considerando que é “uma pouca vergonha” e que “ultrapassa todas as marcas”.
“Isto é um escândalo, ultrapassa todas as marcas. É um abuso que está a ser cometido à frente de todos os portugueses”, afirmou um membro da defesa ao Diário de Notícias.
Em declarações ao Público, o advogado Pedro Delille considera ainda este pedido uma “pouca vergonha absolutamente inaceitável” e referiu que pondera mesmo apresentar uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
“Em vez de reconhecer que não tem provas e ter a decência de arquivar o processo, o Ministério Público anda nesta brincadeira. Penso que já ninguém leva a sério esta investigação”, acrescenta.
A Procuradora-Geral da República tinha imposto ao Ministério Público a data de 17 de Março, ou seja, esta sexta-feira, como o limite para a dedução de acusação. No entanto, a defesa do ex-primeiro-ministro alega que o prazo do inquérito já terminou e que está à espera do despacho de arquivamento do processo.
Esta quarta-feira foram interrogados a ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, e Diogo Gaspar Ferreira, ex-presidente da empresa gestora do empreendimento Vale do Lobo.
Na “Operação Marquês”, o ex-primeiro-ministro está indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que investiga crimes económico-financeiros e que tem 25 arguidos: 19 pessoas e seis empresas, quatro das quais do Grupo Lena.
Entre os arguidos estão Armando Vara, ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos e antigo ministro socialista, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista de Sócrates, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, ex-administradores da PT, Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Hélder Bataglia.
ZAP // Lusa
Os políticos que tirem daqui a ilação, de que não devem retirar benefícios aos procuradores…
O eis ministro atreveu-se a isso e deu no que deu…
Mas é porque os tais países em quase 4 anos, ainda não tiveram tempo para responder às cartas, está justificado o adiamento… Cá por mim dou-me por satisfeito…
Esta gente não tem limites para atingir fins…
Sem duvida.
Isto é uma palhaçada. Será que ainda ninguém percebeu isto?
Para os “justiceiros” da treta isto é tudo normal. Tiro o chapéu ao CM pela “brilhante” lavagem cerebral que fez a este povinho.
Sabe o que lhe digo amigo Catramolho, só fico mesmo fodi.. é porque no fim, eu, o senhor e muitos outros, vamos ter de contribuir para a pagar a indemnização brutal que, com direito, vai ter de receber, á conta da estupidez e imbecilidade deste povinho.
indemnização brutal?????????? hahahahaha… vcs vão é todos dentro!!
Escândalo??’ Escândalo foi o que esta gentalha andou a roubar durante décadas, isso é que é um escândalo.
Este sr é muito inteligente só é pena que o seja para o mal.
TODOS que roubaram o povo português deviam de ser depenados, ficarem SEM NADA…
Este é como o Vale e Azevedo até a sonhar mente.
Se eu não tivesse visto na tv o desenrolar desta miserável novela, até diria q o Sr. Sócrates é um pobre coitado vitima do sistema, atirem com esse ladrão corrupto para umas masmorras e deixem no la apodrecer, confisquem TUDO o que ele tem, vendam e distribuam o dinheiro a quem foi roubado, igual receita para o Salgadinho, carlos santos silva, joaquima barroca e companhia….
Se eu não tivesse visto na tv o desenrolar desta miserável novela, até diria q o Sr. Sócrates é um pobre coitado vitima do sistema, atirem com esse ladrão corrupto para umas masmorras e deixem no la apodrecer, confisquem TUDO o que ele tem, vendam e distribuam o dinheiro a quem foi roubado, igual receita para o Salgadinho, carlos santos silva, joaquim barroca e companhia….
tantas cenas dignas de novelas mexicana e ainda vai sair impune…. ISSO SIM, É UM ESCÂNDALO……
Os advogados fazem o papel deles, estão a ser principescamente pagos para dizerem e fazerem o que fazem, incluindo aquelas conferências de imprensa roçando o ridículo. Todos temos direito a ter uma opinião em função do que lemos, do que ouvimos e sobretudo do que não se desmente. A luta de Sócrates é com os prazos procurando o arquivamento do processo. Nega que o dinheiro seja dele e que todos os milhões que se movimentaram são ou do seu primo ou de Carlos Santos Silva que depois generosamente o colocou à sua disposição. Quem lê isto parece que Carlos Santos Silva detinha todo o poder para ser pago e o dinheiro lhe chover nas contas sem qualquer motivo. Nesta versão Não era Salgado o Dono Disto Tudo mas sim Carlos Santos Silva que ninguém sabia quem era… Apenas estranho que haja quem acredita nisto, ou então são paus mandados pagos, como eram os blogs e os livros, para confundir a opinião pública.
Bitaite e companhia? A vossa cegueira vai até onde? Ele não se importaria que vocês pagassem a pena dele…. Ofereçam-se e em vez dele vão voçes cumprir a pena do vosso santo
Era um ato belo! Nobre! Tal como o vosso Sócrates…. Pensem nisso!
Acredito que haja gente neste país bem pior que o Sócas… Só que calhou a ele ser o bode expiatório, pois pisou os calos de muita gente.
E não se esqueçam, somos todos inocentes até prova em contrário.
Pois Enzo, quando chegar a hora de sermos chamados a pagar a indemnização, talvez possa pagar a minha parte. Que tal? Pense nisso.
” É um escândalo” realmente é um escândalo esse Sr.ex-1º ministro ainda não estar preso, só num país como Portugal, admite que corruptos de “colarinho branco” continuem a roubar o país (e o povo é que paga), usando esquemas e labirintos para não serem detectados e poderem fugirem às investigações.
Nem um Sherlock Holmes na sua melhor forma, consegue desvendar esta roubalheira montada por estes crápulas. Até quando vamos continuar a ouvir falar nestes bandidos e ainda ninguém foi preso.
O país precisa de gente competente para o governar e não gente para se governar, como tem acontecido.
Oh! Sr. José Gomes, então ninguém foi preso? Ora essa? Esses senhores com “s” pequeno não tiveram tempo de mandar as cartas rogatórias mais cedo? Irra que é demais.O abuso do M.P. não tem limites. Então o Senhor Carlos Silva não pode ter dinheiro, porquê? Não tem empresas que trabalharam na construção civil e ganharam mais concursos públicos no tempo do Passos Coelho do que em qualquer outro governo? Não tem os seus negócios de compra e venda de propriedades? Com esse critério têm que constituir como arguidos num processo que inventem (e que prolonguem no tempo), até prenderem todos os empresários que se esforcem, para que as suas empresas tenham os seus lucros e as suas mais-valias para voltarem a investir, ou para emprestarem a amigos de infância para os ajudarem a seguir em frente. já não há valores, este mundo está perdido. As pessoas são egoístas até à medula, e se alguém sobressai desse parâmetro é porque não é normal. O meu pai ensinou-me ” para Amigos” mãos rotas” . Até parece impossível as pessoas serem tão vulneráveis que absorvem tudo o que a muito má comunicação social lhes transmite e lhes faz lavagens cerebrais.
“não tiveram tempo de mandar as cartas rogatórias mais cedo?”… vc sabe quando foram enviadas? Ora Maria… vc é + uma alienada…
Como é fácil acusar e condenar na praça pública.
Não estou convicta da culpa ou da inocência.
No entanto, se quando foi preso já havia fortes indícios porque é que até ao momento não foi acusado ou ilibado ???
Nada justifica esta demora.