Duas sondagens divulgadas esta terça-feira revelam que a maioria dos britânicos votará a favor da saída do Reino Unido da União Europeia no referendo de 23 de junho.
Se na semana passada, o campo a favor da manutenção na UE parecia estar na liderança das intenções de voto, são agora os apoiantes do “Brexit” que surgem agora à cabeça nestes dois inquéritos, realizados pelo instituto de sondagens ICM para o diário britânico The Guardian.
A primeira sondagem foi realizada por telefone junto de uma amostra representativa de 1.004 pessoas, entre 27 e 29 de maio.
A segunda foi realizada nas mesmas datas junto de 2.052 pessoas, na internet, método que habitualmente dá resultados mais favoráveis aos apoiantes da saída do Reino Unido da UE (Brexit, formada pelas palavras “Britain” e “exit”).
O inquérito “online” dá aos apoiantes do Brexit 47% das intenções de voto, contra 44% dos apoiantes da manutenção e 9% de indecisos.
A sondagem telefónica dá ao “sim” à saída da UE 45% das intenções de voto, contra 42% dos defensores do “não” e 13% de indecisos.
Trata-se da primeira sondagem do ICM feita pelo telefone a dar vantagem ao Brexit. Até agora, apenas duas sondagens telefónicas realizadas por outros institutos tinham chegado ao mesmo resultado.
A média das duas sondagens, excluídos os indecisos, mostra que 52% das pessoas inquiridas declaram-se a favor de uma saída do Reino Unido da União, contra 48% que apoiam a manutenção.
Em contrapartida, a média das seis últimas sondagens realizadas pelo instituto What UK Thinks (O que pensa o Reino Unido) aponta para a liderança do campo da manutenção com 51% das intenções de voto, contra 49% dos apoiantes do Brexit.
Na semana passada, estes resultados estavam, respetivamente, em 53% e 47%.
/Lusa
Brexit
-
18 Agosto, 2020 UE e Reino Unido em nova ronda negocial com o tempo a expirar
-
16 Junho, 2020 Boris confiante de que é possível um acordo com UE em julho
Tiago Roque Curião
Ora ja se estava a espera
Man mas já comeco a pensar que os bifes é que estao certos, esta UE esta uma vergonha, desde que lá foi parar o cherne, o tratado de lisboa e o alargamento de 2004 que isto esta a caminhar para o abismo.
hahahahahaahhhah,
entao eles sofrem mais com isso do que qualquer outro pais. Com as fronteiras abertas vem tudo aqui parar
Pois, e andar subsidios a todos e mais alguns… a culpa foi do cherne. Nunca deviam ter havido qualquer alargamento a leste quando ainda haviam paises com economias mais fracas.
A Inglaterra já há muito que deveria ter saído, uma vez que sempre exigiu condições únicas para si.
See you soon… in other EFTA
Tudo isto não passa de mais uma encenação onde os ingleses vão obter mais e melhores condições como o habitual e tudo irá ficar na mesma ou melhor dizendo pior para os restantes europeus, chantagem por parte dos ingleses e cobardia por parte dos continentais é do que se trata como de costume!.
Mais um golpe/chantagem dos cobardes piratas britânicos que só querem os benefícios da EU ( e estão constantemente a fugir às responsabilidades e sempre a exigir condições especais), estando a “manar” com um pé na Europa e outros nos EUA.
Eles é que não conseguem levar a ilha para mais perto os EUA, senão iam para lá e seriam os “cães” dos americanos (já o são, infiltrados na EU)!!