Sondagens apontam para vitória do “Brexit” no referendo britânico

Duas sondagens divulgadas esta terça-feira revelam que a maioria dos britânicos votará a favor da saída do Reino Unido da União Europeia no referendo de 23 de junho.

Se na semana passada, o campo a favor da manutenção na UE parecia estar na liderança das intenções de voto, são agora os apoiantes do “Brexit” que surgem agora à cabeça nestes dois inquéritos, realizados pelo instituto de sondagens ICM para o diário britânico The Guardian.

A primeira sondagem foi realizada por telefone junto de uma amostra representativa de 1.004 pessoas, entre 27 e 29 de maio.

A segunda foi realizada nas mesmas datas junto de 2.052 pessoas, na internet, método que habitualmente dá resultados mais favoráveis aos apoiantes da saída do Reino Unido da UE (Brexit, formada pelas palavras “Britain” e “exit”).

O inquérito “online” dá aos apoiantes do Brexit 47% das intenções de voto, contra 44% dos apoiantes da manutenção e 9% de indecisos.

A sondagem telefónica dá ao “sim” à saída da UE 45% das intenções de voto, contra 42% dos defensores do “não” e 13% de indecisos.

Trata-se da primeira sondagem do ICM feita pelo telefone a dar vantagem ao Brexit. Até agora, apenas duas sondagens telefónicas realizadas por outros institutos tinham chegado ao mesmo resultado.

A média das duas sondagens, excluídos os indecisos, mostra que 52% das pessoas inquiridas declaram-se a favor de uma saída do Reino Unido da União, contra 48% que apoiam a manutenção.

Em contrapartida, a média das seis últimas sondagens realizadas pelo instituto What UK Thinks (O que pensa o Reino Unido) aponta para a liderança do campo da manutenção com 51% das intenções de voto, contra 49% dos apoiantes do Brexit.

Na semana passada, estes resultados estavam, respetivamente, em 53% e 47%.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Tudo isto não passa de mais uma encenação onde os ingleses vão obter mais e melhores condições como o habitual e tudo irá ficar na mesma ou melhor dizendo pior para os restantes europeus, chantagem por parte dos ingleses e cobardia por parte dos continentais é do que se trata como de costume!.

  2. Mais um golpe/chantagem dos cobardes piratas britânicos que só querem os benefícios da EU ( e estão constantemente a fugir às responsabilidades e sempre a exigir condições especais), estando a “manar” com um pé na Europa e outros nos EUA.
    Eles é que não conseguem levar a ilha para mais perto os EUA, senão iam para lá e seriam os “cães” dos americanos (já o são, infiltrados na EU)!!

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …