Portugal com mais 79 mortes e 6049 novos casos de covid-19

José Sena Goulão / Lusa

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 79 mortes e 6049 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, dos 6049 novos casos, 2390 são na região Norte. Na região de Lisboa e Vale do Tejo há mais 2097 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 1063, no Algarve há mais 220, no Alentejo há mais 201 e nos Açores e na Madeira há mais 47 e 31 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 406.051. Há, neste momento, 68.205 casos ativos, mais 2748 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 6830 mortes devido à covid-19, mais 79 óbitos relativamente às últimas 24 horas. A DGS indica que 31 ocorreram na região Norte, 25 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 12 na região Centro, nove no Alentejo e duas no Algarve.

Neste momento, existem 2896 doentes internados em Portugal (menos 34 do que ontem), dos quais 487 estão nos cuidados intensivos (mais um do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 3222 doentes recuperados, verificando-se já um total de 331.016 pessoas. Há ainda 91.090 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, menos 51 em relação ao dia de ontem.

No passado dia 24 de dezembro, entrou em vigor o sétimo estado de emergência, que se prolonga até às 23h59 do dia 7 de janeiro. Depois do aligeirar das medidas no Natal, o cerco volta a apertar no Ano Novo.

Haverá recolher obrigatório em todo o país (e não apenas nos concelhos com maior risco de contágio), a partir das 23h00 do dia 31 de dezembro e a partir das 13h00 dos dias 1, 2 e 3 de janeiro.

Além disso, haverá proibição de circulação entre concelhos entre as 00h00 do dia 31 e as 05h00 do dia 4 de janeiro, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Porto capta mais fundos europeus do que 112 municípios juntos

O concelho do Porto viu aprovados 1406 milhões de fundos europeus do Portugal 2020, tendo captado mais verbas do que 112 municípios juntos. De acordo com o semanário Expresso, o Porto conseguiu captar mais de 1,4 …

Primeiro-ministro britânico quer compromissos sobre vacinas e apoio a países em desenvolvimento

Mil milhões de vacinas anti-covid-19, um sistema de alerta mundial para novas pandemias e financiamento do ensino de raparigas em países em desenvolvimento são algumas das metas propostas pelo primeiro-ministro britânico para a cimeira do …

Farmácias já venderam 500 mil autotestes, mas só 1739 foram registados

As farmácias e parafarmácias já venderam mais de 500 mil autotestes à covid-19, mas houve apenas 1739 registos na página da Internet criada para o efeito. Isto indicia que a maioria das pessoas que faz os …

Falta de água leva Associação de Beneficiários do Mira a cortar tubos dos pequenos agricultores

"Cortaram sem um aviso". A queixa é dos pequenos agricultores do sudoeste alentejano que se queixam de que a Associação de Beneficiários do Mira lhes cortou a água da Barragem de Santa Clara, numa altura …

Somente 37% dos portugueses recusam líder autoritário, revela estudo

Um estudo da Gulbenkian, divulgado esta sexta-feira, revelou que baixou para 37% a percentagem de portugueses que não quereriam ser governados por um líder autocrático, que não tivesse de se submeter ao parlamento ou a …

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

"Não há falta de médicos". Faculdades de Medicina não vão aumentar vagas

O Governo vai voltar a abrir a porta ao aumento de vagas nos cursos procurados pelos melhores alunos, mas as faculdades de Medicina voltam a fechá-la. De acordo com o jornal Público, o Governo vai voltar …

Jesus chama por Al Musrati. Benfica tem trunfo para baixar o preço

Jorge Jesus está a pressionar Luís Filipe Vieira para que avance o mais rapidamente possível para a contratação de Al Musrati. Chiquinho pode ser incluído no negócio. O Benfica mantém Al Musrati como o principal alvo …

Surtos em festas e casamentos pioram situação em Lisboa e Vale do Tejo

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo foram recentemente identificados nove surtos de covid-19 relacionados com festas de aniversário, casamentos e outros eventos sociais, informa a Direção-Geral da Saúde (DGS). Do total de nove …

Cancro. Centros de saúde não conseguem retomar rastreios e recuperar atividade

A Ordem dos Médicos alertou que os centros de saúde não estão a conseguir retomar os rastreios de alguns cancros, que estão a ser feitos apenas de forma oportunista, e que tem sido quase impossível …

Arranca o Euro2020. Itália e Turquia medem forças um ano depois do previsto

As seleções da Itália e da Turquia dão hoje o pontapé de saída para o Euro2020 de futebol, em Roma, com o torneio a disputar-se um ano depois do previsto devido à pandemia de covid-19. No …