Portugal com mais 76 mortes e 6035 novos casos de covid-19

Mário Cruz / Lusa

Portugal contabiliza, este domingo, mais 76 mortes e 6035 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 6035 novos casos, 4022 são na região Norte. Na região de Lisboa e Vale do Tejo há mais 1137 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 713, no Alentejo há mais 72, no Algarve há mais 58 e nos Açores e na Madeira há mais 26 e sete casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 217.301. Há, neste momento, 88.854 casos ativos, mais 3410 do que no sábado.

Estão também confirmadas 3381 mortes devido à covid-19, mais 76 óbitos do que nas últimas 24 horas. A DGS indica que 44 ocorreram no Norte, 19 em Lisboa e Vale do Tejo, 11 na zona Centro e dois no Algarve.

Neste momento, existem 2929 doentes internados (mais 131 do que ontem), dos quais 415 estão nos cuidados intensivos (mais dois do que ontem). O boletim da DGS também aponta para mais 2549 doentes recuperados, verificando-se já um total de 125.066 pessoas.

Há ainda 94.604 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 2668 em relação a sábado.

O primeiro-ministro apelou, este sábado, a que se fique em casa neste e no próximo fim-de-semana, considerando essencial travar o “grave” crescimento da covid-19, e defendeu que as medidas restritivas tomadas são um “mal menor”.

O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 23 do mesmo mês, período durante o qual há recolher obrigatório nos 114 concelhos de risco de contágio mais elevado (número que passa a 191 a partir de segunda-feira).

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 05h00, com o comércio a encerrar até às 22h00 e os restaurantes até às 22h30. Aos fins-de-semana, a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 05h00 de domingo e entre as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira. O comércio e a restauração só podem abrir entre as 08h00 e as 13h00.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este está a arranjá-la bonita… Como não é ele diretamente, faz avançar os “peões”.
    Além de energúmeno, é um grande cobarde!

  2. Num país com políticos honrados, a senhora diretora-geral da saúde há muito se teria demitido. Só o facto de ter andado imenso tempo a desaconselhar o uso de máscara porque poderia dar “uma falsa sensação de segurança” era mais do que suficiente. Quantos contágios não terão ocorrido por causa dessa recomendação? E ela não se responsabiliza?!

  3. Sr. Costa, deixe-se de orgulhos e pense no País. Substitua a menina arrogante por quem saiba e tenha obra feita. A situação não é para continuar a brincar às pandemias!

RESPONDER

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modrid e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

"Sou trans". Jovem português agredido em Inglaterra por ser transexual

"Sou trans". Foi o que bastou Ruan, um jovem português de 21 anos, dizer para ser agredido perto de casa, em Inglaterra. De acordo com o Público, Ruan Filipe, natural de Santa Maria da Feira, terá …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola" na Guiné, disse …

Doença em vacinados não surpreende porque vacinas não evitam infeção, diz médico

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública disse esta terça-feira que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção. “Sabemos que as …

Israel testa laser aéreo para abater drones

Israel indicou esta segunda-feira ter utilizado um laser aéreo para abater drones [aparelhos aéreos não tripulados] numa série de testes, “um avanço tecnológico” para fortalecer o sistema de defesa. Este novo sistema de laser, instalado a …