Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira.

De acordo com o matutino, a empresa angolana tinha duas contas no Eurobic em Portugal, uma em dólares e uma outra em euros para levar a cabo transferências.

No espaço de duas semanas, houve movimentações “frenéticas” nas contas, passando o saldo destas de 73 milhões para 308 dólares e 52 cêntimos.

O CM associa estas movimentações aos últimos dias de Isabel dos Santos à frente da empresa angolana. A notícia de que o Presidente João Lourenço exonerou a filha do anterior chefe do Estado foi avançada nas primeiras semanas de novembro de 2017.

A primeira transferência (1,6 milhões) deu-se a 15 de novembro de 2017 e no mesmo dia foram transferidos mais 11,9 milhões para a Matter Solutions, empresa de Isabel dos Santos sediada no Dubai. No dia seguinte, Nuno Ribeiro Cunha, diretor do Private Banking do Eurobic, dá aval para mais mais três transferências de 38,1, 15,3 e 4,3 milhões.

Contas feitas, em apenas dois dias “voaram” das contas do banco 71,4 milhões de dólares.

Ainda de acordo com o Correio da Manhã, caíram “de forma surpreendente” na conta da Sonangol em euros 66 milhões de euros a 17 de novembro, que ficaram no banco.

Questionado pelo jornal, fonte do Eurobic disse que nada de errado aconteceu, uma vez que a Sonangol é uma entidade sancionada pelo Banco Central Europeu e a conta [em causa] podia ser movimentada por Isabel dos Santos”.

Portugal já recebeu pedidos de colaboração

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Procuradoria-Geral da República já recebeu vários “pedidos de cooperação” por parte da justiça angolana no âmbito do caso Luanda Leaks, que apontou alegados esquemas financeiros que envolvem Isabel dos Santos.

A PGR portuguesa vai dar “seguimento aos pedidos de cooperação judiciária internacional em matéria penal”, disse o organismo que é presidido por Lucília Gago ao jornal.

Na semana passada, recorde-se, o Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, reuniu-se com a sua homóloga portuguesa em Lisboa por causa do caso.

Nesta segunda-feira, Isabel dos Santos anunciou que vai processar o consórcio de jornalistas que divulgou os 715 mil documentos dos Luanda Leaks. “Refuto as alegações infundadas e afirmações falsas e informo que tomei os passos necessários para processar o ICIJ e os seus parceiros”, lê-se no comunicado citado pela agência Reuters.

A informação de que Isabel dos Santos pretende processar o consórcio de jornalistas surge no mesmo dia em que os advogados do hacker português Rui Pinto assumiram que é ele o responsável pela divulgação dos documentos que estão na origem do caso Luanda Leaks.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …