Isabel dos Santos exonerada da Sonangol

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou esta quarta-feira Isabel dos Santos, filha do anterior chefe do Estado, José Eduardo dos Santos.

Esta informação já tinha sido avançada há cerca de uma semana, tendo sido desmentida entretanto.

Isabel dos Santos terá então, agora oficialmente, sido exonerada do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, com o Presidente João Lourenço a nomear para o seu lugar Carlos Saturnino, segundo fonte oficial.

A informação foi confirmada à Lusa pela Casa Civil do Presidente da República, dando conta ainda da exoneração de Carlos Saturnino do cargo de secretário de Estado dos Petróleos, para ocupar a liderança da petrolífera estatal.

No sábado, aproveitando as comemorações do 42º aniversário da independência angolana, João Lourenço alertou para os “inúmeros obstáculos no caminho” deste mandato, mas garantiu que as metas que assumiu, desde logo no combate à corrupção, são para encarar “com a devida seriedade e responsabilidade”.

“Sei que existem inúmeros obstáculos no caminho que pretendemos percorrer, mas temos de reagir e mobilizar todas as energias para que esse cumprimento se efetive nos prazos definidos”, apontou.

Apesar de, à altura, não ter mexido diretamente na petrolífera estatal, a nomeação de Carlos Saturnino para secretário de Estado dos Petróleos era já vista como um sinal de João Lourenço, tendo em conta a sua demissão, em dezembro de 2016, por Isabel dos Santos, do cargo de presidente da comissão executiva da Sonangol Pesquisa & Produção, acusado então de má gestão e de graves desvios financeiros.

“Não é correto, nem ético, atribuir culpas à equipa que somente esteve a dirigir a empresa no período entre a segunda quinzena de abril de 2015 e 20 de dezembro de 2016”, respondeu na altura Carlos Saturnino, que agora tutela a Sonangol a partir do Governo.

No mesmo dia, o Ministério da Comunicação Social de Angola manda cessar de imediato “todos os contratos entre o Ministério em questão, a Televisão Pública de Angola (TPA) e as empresas privadas Westside e Semba Comunicações referentes à gestão do Canal 2 e da TPA Internacional, os quais devem retornar ou passar para a esfera jurídica da TPA”.

A Semba é propriedade dos irmãos Tchizé e Coreon Du dos Santos, que desta forma detinham o controlo de dois canais da televisão pública de Angola

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eh valente!.. Todo o meu apoio contra os caciquismos, os monopólios e os corporativismos deste mundo e as privatizações desenfreadas do sector público! Não sou comunista nem socialista mas acredito num Estado com alguma força e acredito no estado social e em serviços públicos. Estado (aquilo que é das contribuintes) e sector privado devem co-existir equilibradamente… Não é um andar sempre a querer absorver o outro.

    • O problema é que o setor público por cá só serve para dar tachos aos amigos incompetentes, para roubos nas messes das forças armadas, para roubos dos paiois, para mandar vir estrangeiros e arrebanhar o máximo e faturar alto, para negociatas estranhas como é o caso da CGD e muitas outras coisas…
      Pode gostar disso. Eu não gosto.

  2. Nem a equipa de missão impossível conseguiria acabar com a corrupção em Angola, é a mentalidade dum povo, apenas se consegue mudar as caras desvie-se mais ou desvie-se menos, não é crime é a mentalidade de um povo. Daqui a 500 anos estará tudo na mesma. Se fosse 1 culpado era fácil, é mais fácil encontrar um melro branco que um Angolano que nunca corrompeu ou foi corrompido.

RESPONDER

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …