Não uma, não duas, mas 70 condições. Só assim o PCP dá aval ao Orçamento

Nuno Veiga / Lusa

Jerónimo de Sousa, João Oliveira e António Filipe

No arranque das Jornadas Parlamentares, esta quinta-feira, os comunistas elencaram o conjunto de matérias que consideram essenciais para a legislatura.

O secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, deixou claro que ainda não tem, “a priori”, uma posição fechada sobre o próximo Orçamento do Estado, mas João Oliveira não podia ser mais tenaz: em termos de exigências, o “elenco é longo”.

O presidente do Grupo Parlamentar do partido fez questão de enumerar as medidas que o PCP considera fundamentais para o próximo Orçamento do Estado, uma lista longa que, segundo João Oliveira, nem sequer “esgota o conjunto da cerca de 70 iniciativas legislativas” apresentadas pelos comunistas nestes primeiros meses da legislatura.

A mensagem é simples: para o Governo poder contar com o voto favorável dos comunistas no próximo Orçamento, precisa de dar sinais de que vai acomodar as suas pretensões. E, para já, o PCP não vê sinais disso.

“O PCP não prescindirá de intervir”, disse Jerónimo de Sousa, acrescentando que “não temos, a priori, nenhuma apreciação construída”. Ainda assim, o Expresso garante que as linhas vermelhas estão bem delineadas do lado do PCP.

Para os comunistas, “a principal questão é saber se o ritmo orçamental que o Governo estabeleceu com toda a precisão para obedecer integralmente as regras da União Europeia é compatível com o ritmo exigível para dar a resposta necessária e inadiável aos problemas que o país enfrenta”.

António Costa fica em mãos com um dilema: de um lado, as exigências europeias, e do outro as exigências dos antigos parceiros de esquerda.

Farpas ao Bloco de Esquerda

“Somos o grupo parlamentar com maior número de iniciativas apresentadas”, declarou João Oliveira a propósito das 70 iniciativas legislativas já entradas na Mesa da Assembleia da República, para depois criticar a falta de “destaque mediático” ao partido.

“Outros decidem entregar as suas cópias dos nossos originais“, acrescentou, referindo-se – ainda que nas entrelinhas – ao Bloco de Esquerda. O pretexto mais recente é, de acordo com o matutino, a proposta de redução da idade da reforma para os 65 anos, uma bandeira reclamada há anos pelo PCP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …