Mais de 60 mil profissionais das escolas já foram vacinados. Mas há lições para tirar

Daniel Leal-Olivas / EPA

Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force, refere que este fim-de-semana foi um “teste” que correu bem e prevê que vai ser necessário contratar profissionais para cumprir objetivos.

No primeiro fim-de-semana de vacinação ao pessoal das escolas foram vacinados mais de 60 mil profissionais do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo.

Contudo, este número pode ser ainda mais elevado, uma vez que os dados do plano nacional de vacinação ainda vão ser atualizados de forma mais pormenorizada.

As expectativas eram que fosse possível vacinar entre 65 a 70 mil docentes e não docentes, e Gouveia e Melo acredita que a contagem final “não irá variar muito” destes valores. “Já garantidos estão mais de 60 mil”, dizia, pouco antes das 20 horas.

Numa visita a um centro de vacinação no Algarve, em que acompanhou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o vice-almirante dizia estar “bastante contente” com o “teste” realizado este fim-de-semana com a vacinação do pessoal das escolas.

No final do dia de domingo confirmou que “o processo correu bem”, ainda que haja pontos a corrigir. “Há coisas que temos de afinar e aprender, mas nada de muito negativo ou de muito preocupante”, disse.

Uma das falhas apontadas pelo Público é o facto de que nem todas as pessoas que deveriam ter sido contactadas para ser vacinadas este fim-de-semana o foram.

Esses casos serão “recuperados” para o próximo fim-de-semana dedicado à vacinação do pessoal das escolas e que vai incluir já docentes e não docentes de outros níveis de ensino.

Henrique Gouveia e Melo assumiu ainda, ao longo do passado fim de semana, que será necessário contratar pessoal para garantir que as metas em cima da mesa são cumpridas, nomeadamente, para garantirem o funcionamento dos 150 postos de vacinação que deverão abrir e o objetivo de se vacinar 100 mil pessoas por dia, já em abril.

“Vai ser necessário certamente contratar profissionais de saúde”, afirmou o coordenador da task force sem conseguir precisar quantos.

O “teste” que constituiu a operação deste fim-de-semana irá ajudar a chegar a uma conclusão sobre esse facto, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …