/

“Ajudam a TAP e tiram-nos as tripas”. Marcelo enfrentou protesto, foi às “meninas da FNAC” e bebeu um fino

27

Rui Manuel Farinha / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa confrontado por cidadã revoltada na Feira do Livro do Porto.

“Temos que pagar tudo e ninguém nos ajuda.” Foi o desabafo que Marcelo Rebelo de Sousa teve que enfrentar de uma mulher revoltada na Feira do Livro do Porto. Enquanto a cidadã lhe pedia para pôr “a andar essa gente” do Governo, o Presidente recomendava-lhe para dizer “aos portugueses para votarem noutro Governo”.

O insólito episódio ocorreu nesta sexta-feira, durante a inauguração da Feira do Livro do Porto, quando Marcelo Rebelo de Sousa seguia a pé com uma comitiva oficial.

Foi então que apareceu uma mulher revoltada com a situação actual, de telemóvel em riste, sempre a gravar, para confrontar o Presidente da República com a ideia de que “há que mudar as coisas“.

“Porque é que o Governo tem mais poder do que o Presidente? Porque é que o senhor não muda as coisas?”, foram algumas das perguntas que a cidadã revoltada deixou.

“Porque é que não põe a andar essa gente que nos está a fazer morrer? Porque é que eu tive que assistir ao suicídio de um colega meu porque não aguenta mais com a pressão do país?, atirou ainda a mulher.

“Tiram-nos as tripas”, afiançou também, frisando “temos que pagar tudo e ninguém nos ajuda”. “Ajudam a TAP, os hotéis, e a nós que somos micro-empresários não nos ajudam”, queixou-se.

“Porque é que eu tenho que comer pão?”, acrescentou no seu protesto, lamentando que “o salário mínimo continua nos 530 euros”. “Agora com a pandemia é 300 euros. Quer viver com 300 euros por mês?”, perguntou também a Marcelo.

O Presidente da República foi ouvindo e respondendo num tom conciliatório, explicando que “os portugueses votaram neste Governo” e que “quem vota é o povo”. “Diga aos portugueses para votarem noutro Governo“, recomendou também.

Entre os argumentos do Presidente, a cidadã foi repetindo “chega”. “É um chega, entendeu?”, reforçou.

Comentando o episódio, Marcelo vincou que são os ossos da democracia e da “liberdade”.

Para amenizar o ambiente, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, propôs a Marcelo “beber um fino”. Mas antes disso, o Presidente da República ainda quis ir “às meninas da FNAC”, “um atractivo” inevitável da Feira do Livro, como vincou.

Situação de contingência é para prevenir o pior

À margem da Feira do Livro, o Presidente da República falou da situação de contingência que volta a vigorar em Portugal, a partir de 15 de Setembro, realçando que a medida visa prevenir os portugueses para diferentes situações, desde “o regresso de férias” ao “início de aulas”, passando pelo “aumento do turismo” e o “reinício das actividades mais diversas, inclusive desportivas”.

“Há que prever que pode haver factores e causas que conduzam àquilo que é um pico ou picos de valores superiores em relação a infectados pela covid-19″, apontou Marcelo.

Antes disso, o Presidente da República já tinha pedido diálogo para a viabilização do Orçamento do Estado para 2021, alertando que “não vai alinhar em crises políticas”.

Desenganem-se os que pensam que, se não houver um esforço de entendimento, vai haver dissolução do Parlamento no curto espaço de tempo que o Presidente tem para isso, que é até ao dia 8 de Setembro”, reforçou.

“Isso é uma aventura. Em cima da crise da saúde e da crise económica uma crise política, era a aventura total“, avisou ainda, concluindo que “uma crise política ou a ameaça de crise política é ficção”.

ZAP // Lusa

27 Comments

  1. São ossos da democracia e liberdade?!?? Ser roubado e explorado por um bando de criminosos é democracia e liberdade??? Bem como isto vai… e eu a pensar que era outra coisa…
    Pior presidente que alguma vez tivemos, e olha que os outros tambem foram maus…Mas este estica se muito, anda muito confortável com esta merda toda…

    • Este Presidente cada vez se vê melhor que é uma autêntica nulidade. O homem não tem jeito para ocupar este cargo. Por isso é que ele se encosta constantemente ao Costa. Parece namoro. Veja-se esta questão vergonhosa da Festa do Avante. O gajo foge do assunto como o diabo da cruz. É esta a sucata de responsáveis políticos que temos. Está pobre este Portugal.

  2. Se é o pior ou o melhor presidente não sei, mas sei que ser empresário em Portugal, tal como dizia alguém há uns tempos atrás num artigo de jornal, é ser maluco…
    Por isso CHEGA…

      • Monopólios, mais dos que há hoje? Salazar, oportunistas e vigaristas também havia, mas tinha que ser bem mais há socapa, caso contrário a coisa podia correr mal, agora é ver quem é o campeão e o que mais riqueza consegue ostentar e sentem-se como peixe na água num país sem comando.

      • “Monopólios, mais dos que há hoje? Salazar, oportunistas e vigaristas também havia, mas tinha que ser bem mais há socapa, caso contrário a coisa podia correr mal…”
        Hahahaaaa….
        Caso não tenhas percebido, eu estava a falar do Estado Novo e do Salazar – um tempo em que meia-dúzia de famílias eram dos “donos de Portugal (e colónias!)” e andavam de mão dada com o Salazar, com um mercado completamente apadrinhado e protegido pelo regime!!
        Qualquer tentativa de comparação com a actualidade (onde a REN é chinoca, os CTT (uma empresa que faz agora 500 anos!) estão nas mãos não se sabe bem de quem ou uma “PT” pertence um grupo manhoso com sede na Holanda (etc, etc)!!!) só pode ser justificada por uma tremenda ignorância das duas realidades!…
        Mais uma prova de que informação e conhecimento são coisas bem diferentes!…

      • Só os meninos bem é que não temiam a PIDE. Infelizmente para os adeptos da chega, ele não pertencem à classe alta. Querem entrar em algo de onde não há saída. You’ll Never Leave !

  3. Como é que ele pode pôr “a andar essa gente” se faz parte da comitiva? Se são todos camaradas?
    Direita, Esquerda, Centro os políticos Portugueses são todos iguais…
    Mas a uma coisa que podemos aprender, é que são fieis uns aos outros em manter este “sistema de democracia e liberdade”, pois vão andar nisto do “desgovernar” até ao fim… de Portugal!

    • Olhe que não, olhe que não.
      Não são bem todos iguais. Existem uns piores do que os outros. E os que lá estão agora são os piores de todos! Cuidado com esta gente. Muito cuidado…

  4. Pois é, desta vez a arruada não correu tão bem, deve ser um pouco aborrecido ouvir queixas quando se está dentro do sistema e este está gasto e podre!

  5. Quando o Presidente da Republica Portuguesa, o mais alto magistrado da Nação, fala em “Protocolo”, vem à memória as fotos do mesmo Presidente:
    No Supermercado em fato de banho
    A tirar o fato banho na via publica, com uma toalha à cintura.
    Sentado no chão da rua, em Cascais, em fato de banho, mais parece um pedinte.
    Pergunto: ONDE ESTA O PROTOCOLO DO NOSSO PRESIDENTE????

    • Po falar em protocolo… Há dois anos este Marcelo foi visitar um lar lá prós lados de Viseu… No fim da visita fez-se à estrada e já com a barriga a dar horas resolveu parar numa tasca de uma aldeia aqui perto. As moças que estavam a servir quando se aperceberam da situação ligaram para o gerente pois não sabiam o que fazer. O gerente pensando que era uma brincadeira nem queria aparecer. Até que de tanta insistência ele lá apareceu com na condição de que se fosse uma piada as empregadas seriam todas despedidas. Enquanto o nosso PR esperava para comer umas “solas de sapatos” fatou-se de distribuir afetos pelos presentes, de modo que qualquer bebedolas lá da parvónia se pode gabar que já deu um abraço ao Presidente!

  6. Palavras para quê? É uma mulher no Norte, carago!
    PS: Deu-me especial prazer ler “cidadã” em vez de “popular”, termo depreciativo e feio, comummente usado pela CS.

  7. Vergonha de pseudo presidente que há muito se percebe andar a reboque das quadrilhas vermelhas.
    É fatal que lhe tenham dado a injeccao atras da orelha pois só isso justifica as suas faladuras e atitudes por vezes indignas como considerar “um atractivo” inevitável ir “às meninas da FNAC”.
    E sim, ajuda a quadrilha a roubar as tripas e tudo o mais que pode à gente do Norte onde o burgues convertido nasceu.
    E este povinho manso ainda critica o trump…!

  8. E a solução que o sr. Presidente apresenta para tão dura crítica é mudar de governo?! Ó sr. Presidente, mudar só se forem as moscas porque o Trump continua, lá no Olimpo,(ou Osujo) a mudar o mundo e os donos disto tudo continuam a sugar-nos o tutano e os governos, sejam de que cor forem, assistem impávidos e serenos a toda esta trampalhada! E o Novo Banco? E a venda ao desbarato dos seus produtos tóxicos,como se o povo não tivesse que arcar com todos os prejuízos? E o governador do Banco de Portugal, a quem o povo português paga uma pipa de massa, onde estava porque já sabia de todas estas negociatas? Quem é que nos acode, sr. Presidente?

  9. Não sei quem é esta ”Guerreira” mas desde já,quero dar-lhe os parabéns por não ter tido papas na língua e tenha tido a coragem de dizer aquilo que disse.Pena que não tenha sido o país inteiro a fazer o mesmo para ver se os políticos acordam e deixam de ser tão aldrabões.Parabéns mais uma vez a esta moça do ”Norte”

  10. O Sr Marcelo mais uma vez pensou que estava numa tasca em Celorico e falou a condizer: Com que então as eleições são para os governos?… Quando em 2015 o PSD ganhou as eleições fartaram-se de fazer ver que as eleições não eram para o Governo mas sim para a AR, e agora o professor Marcelo diz para votarem noutro governo… Quem é que os quer…

    • A ignorância é mesmo atrevida… depois de tantos anos ainda há quem não saiba como funciona o Poder Legislativo em Portugal!…
      Com Internet (e agora a tele-escola), já não há desculpa para não saber sequer o básico…
      O pior é quando a carneirada ignorante se junta e aparecem abortos como o Chega de Ventura (o Bolsonaro, o Trump, etc, etc)!…

  11. Pelos vistos o PS tem poder absoluto. Chegar ao ponto de dizer que haja ou não entendimento ele não irá dissolver o parlamento demonstra bem os tiques estalinistas do bucha e do estica. (Kosta e Martelo) Perante isto só há uma solução; CHEGA!

  12. Cuidado com as alternativa porque do chega tivemos 40 anos que nos chegaram e sobraram! Fome, analfabetismo, vidas ceifadas pela guerra injusta, obscurantismo, prisões que silenciaram homens corajosos, torturados até a exaustão (e cujo sacrifício de pouco valeu) escravatura, emigração para, pouco depois do 25 de Abril, voltarmos ao mesmo a indemnizar pobres coitados como o Ricardo Salgado e o Champalimaud e por isso é que estamos como estamos!!! Eu digo basta!!

  13. A queixante ( com uma certa razão), percebeu tudo no que diz respeito ao uso correcto da mascara, a não ser querer infectar o nosso Ilustre Marcelo. Pode-se interpelar o P.R e dizer tudo o que nos vai na Alma, sem ter um comportamento desrespeitoso e quase arruaceiro ! … Neste caso levou com a resposta adequada !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.