TAP é uma “bomba” (e pode rebentar no bolso dos contribuintes)

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário da SIC, falou sobre a manifestação dos polícias, a TAP, as divergências entre Joacine e o Livre e as diferentes estratégias dos candidatos ao PSD.

O comentador começou por destacar que a situação na TAP é insustentável, olhando para as finanças da companhia aérea, alertando que há o risco de esta “bomba” poder “rebentar no bolso dos contribuintes”. De acordo com o ECO, mesmo a nível da estrutura acionista há problemas, sendo que estão a decorrer negociações para a saída de Neeleman para a entrada de outro acionista europeu.

Marques Mendes lembrou os prejuízos que a companhia tem vindo a apresentar: resultados líquidos negativos de 118 milhões de euros no ano passado, até setembro vai em 111 milhões, sendo que é provável que apresente prejuízos de 140 a 150 milhões no total do ano. “Isto é uma calamidade“, disse.

O comentador alertou para as emissões de dívida realizadas pela empresa. Segundo Marques Mendes, a TAP fez “três emissões de dívida este ano (janeiro, junho e novembro) em valores acima de 700 milhões de euros. Isto é muito preocupante”, salientando o elevado custo suportado na operação destinada apenas a investidores institucionais. Pagou quase 6%. “É demasiado. A Bloomberg diz que empresas semelhantes pagam 2,4%”, nota, acrescentando que o custo médio da dívida da TAP é de 3,7%.

Depois, há ainda conflitos entre acionistas. “As relações entre o acionista americano e o acionista de Estado é má e entre o acionista americano (David Neeleman) e o acionista privado português (Humberto Pedrosa, da Barraqueiro) também não é muito melhor”, disse, classificando a TAP como uma “bomba” que “pode rebentar”. “Onde? No bolso dos contribuintes”, respondeu.

“Eu bem disse que esta deputada estava deslumbrada”

Marques Mendes também comentou a situação no Livre com palavras duras para Joacine Katar Moreira, que classificou mesmo como “o pior da semana”, de acordo com o Observador. “Eu bem disse na semana passada que esta deputada estava muito deslumbrada com o seu lugar e que tinha divergências com o seu partido. Mais cedo ou mais tarde, isso se vê”, declarou o antigo líder do PSD.

Rodrigo Antunes

Joacine Katar Moreira, deputada única do Livre

Marques Mendes sublinhou que com a exposição desta divergência “em praça pública”, a situação complica-se para a deputada e para o Livre. “Está aí na praça pública um sério problema. Para início de mandato, não podia correr pior”, decretou.

Na semana passada, o comentador tinha destacado que o Livre é atualmente “uma incógnita”, apontando para as diferenças de discurso e posicionamento político entre o Livre no Parlamento e o “Livre de Rui Tavares”, fazendo notar o radicalismo no discurso da deputada Joacine Katar Moreira.

“Os polícias têm toda a razão”

Marques Mendes falou também ligação do Movimento Zero ao Chega do André Ventura, ao dedicar uma parte do seu espaço para falar sobre a manifestação dos polícias, que destacou por ter decorrido de forma “tranquila, pacífica, sem violência, sem violação da lei”. Segundo o comentador, “os polícias têm toda a razão” nas suas reivindicações e considerou que o Governo necessita de ceder, até porque este mandato “vai ser mais difícil”. “As corporações estão muito mais exigentes”, resumiu.

José Sena Goulão / Lusa

André Ventura, líder do Chega, com a t-shirt do Movimento Zero

Por outro lado, criticando “o aproveitamento político da manifestação por parte do Chega e de André Ventura”, líder do Chega, disse também que a situação é “péssima” para os agentes da polícia. “Ficam conotados com uma área política e isso retira-lhes credibilidade e autoridade”, sentenciou.

A corrida à liderança do PSD

O antigo líder do PSD aproveitou ainda para falar sobre a corrida à liderança dentro do seu próprio partido. “Cada vez acho mais provável que isto vá conduzir a uma eleição a duas voltas”, disse.

Segundo Marques Mendes, quando há muitos candidatos, os votos dividem-se bastante. Além disso, Rui Rio pode ter vantagem na primeira volta, mas reduz o seu espaço de manobra e pode ficar em 3.º lugar na distrital de Lisboa, depois de Pinto Luz e Montenegro, explicou.

Apesar dessa previsão, Marques Mendes não crê que esse seja um mau resultado para Miguel Pinto Luz, porque considera que o candidato está a apostar no futuro. “Seja para um dia ser candidato à Câmara de Lisboa, seja para ter uma posição forte num futuro Governo PSD, seja para eventualmente voltar a ser candidato à liderança”, aposta.

Para o comentador, Miguel Pinto Luz quis “marcar posição: fez a sua apresentação esta semana com sucesso, teve impacto, apoios internos e da sociedade civil”.  Já Montenegro apostou em “falar com as bases porque quem vota não são os eleitores, são as bases” e quis “separar as águas para se distanciar de Rui Rio”.

Quanto ao atual líder, Rui Rio, “está a tentar tirar partido dos palcos que tem”. Está a “marcar oposição ao Governo” e a tentar “passar para segundo plano os resultados eleitorais”, o seu ponto fraco. Para Marques Mendes, terá o apoio de peso de Paulo Rangel.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Claro que vai rebentar nas mãos dos contribuintes. O PS SÓ FAZ M—-. O anterior melhor ou pior tinha despachado aquele abacaxi mas o PS como estava cada vez mais a ficar sem sitios para colocar os boys toca a recomprar parte da TAP nas condições que foi feita a compra e claro como tem lá boys metidos dá imenso prejuízo. Assim não há receita que aguente.
    Portugueses até QUANDO vamos tolerar este tipo de desgovernos ? Depois vem outros que nos põem a pão e agua e culpa não é de quem nos colocou nessa situação!!! ACORDEM deixem de ser tão PASSIVOS até mete NOJO.

    • Era expectável é mais um dos costumeiros elefantes brancos que devemos às esganiçadas do Bloco como chamou o outro do Porto, com os comunas à mistura e o ”Poucochinho” a agradecer para lá colocar um dos seus mais fiéis amigos do peito um tal Lacerda Machado, que foi seu secretário de Estado
      e este, como inteligente que é e, por um qualquer decreto, este instalou-se como CEO da TAP, o mesmo que ajudou a comprar também os ‘Kamov’ que só voam para colmatar incêndios quando são remendados pois normalmente estão nos hangares por avarias consecutivas. Esta grande negociata custou aos portugueses contribuintes a ‘módica quantia’ de 1/2 milhão de euros e ainda, aquele inútil monte de sucata que se chama ‘Siresp’ que juntando ao preço dos Kamov esbulharam os portugueses em mais de um milhar de milhão quando o agora 1º, era ministro da Administração Interna no Governo do 44.

    • Que foi uma grande asneira não podemos negar. Só quem tem grandes palas não vê. Tínhamos visto livres daquele berbicacho e agora a TAP pagava impostos ao Estado e assim nem paga impostos como ainda suga o bolso dos portugueses. O desgoverno deve pensar que os portugueses fabricam dinheiro para pagar por tudo o que eles entendem. Fizeram o mesmo com a Carris que tb estava endividada em milhões. É dinheiro para os tapar os buracos nos bancos, querem arrancar a pele ao Zé Povinho e os serviços públicos estão todos na maior das misérias. Nem no tempo da troika estivemos assim. Bruxelas já ordenou ao governo que pague ao SNS, escolas e que pague as dívidas. O Ronaldo das finanças é tão bom no que faz e não vê que o déficit está quase a zero, pq ele não paga as dívidas. Há dias um economista disse que ele tem estado a cometer crimes ao apresentar o OE todos os anos, discriminando X milhões de € para o SNS, Y para Educação, Z para Segurança, mas dp cativa esses milhões e não sai dinheiro para nada. São estas as contas certas? Para mim estão muito erradas e qdo essas dívidas forem pagas (pq algum dia terão que ser), o déficit dispara novamente. Afinal o que andou o Ronaldo das finanças a fazer estes 5 anos? Eu faço conta com este, pq parece que só vai ficar um ano, dp vai para o Banco de Portugal e quem ficar no lugar dele que se esfole para emendar as asneiras que ele tem feito. Mas mentem tão bem, que só acredita neles quem tem levado boas lavagens cerebrais.

      • Outro bem informado…
        “Tínhamos visto livres daquele berbicacho e agora a TAP pagava impostos ao Estado…”
        Livres?!
        Quando foi isso?
        Deve ter sido algum sonho; só pode…

    • Despachado?!
      Com o risco a ficar todo do lado de Estado?
      Está boa…
      Só mesmo alguém muito ignorante e completamente a leste da negociata da TAP é capaz de escrever semelhante disparate!…
      Enfim… há mesmo palermad para tudo!!

  2. A sério?
    Será que o meio-metro de caca é pago para constatar o óbvio?!
    Mas quando é que a TAP deixou de ser uma “bomba que pode rebentar no bolso dos contribuintes”?!
    Pois….

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …