Desde domingo, houve 27 detenções e 274 estabelecimentos encerrados

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna anunciou, esta terça-feira, que, desde domingo, foram registadas 27 detenções por “violação das regras” do estado de emergência e encerrados 274 estabelecimentos comerciais.

“Até às 20h00 de hoje [terça-feira] registaram-se 27 detenções por violação das regras definidas ou para o isolamento pessoal ou pelo não acatamento reiterado de recomendação feitas pelas forças de segurança”, afirmou Eduardo Cabrita.

O governante falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa no final da segunda reunião da Estrutura de Monitorização do estado de emergência, onde acrescentou que também foram encerrados 274 estabelecimentos comerciais “por estarem a violar a obrigação de suspensão atividade”.

O ministro da Administração Interna realçou que as forças de segurança verificaram a prática de um conjunto de comportamentos que são “absolutamente inaceitáveis”.

“A realização de atividades físicas, de caminhadas, que são incentivadas, devem ser feitas na área de residência. Isto é, não se justifica, de modo algum, a deslocação em viatura automóvel para áreas de prática de passeio, sobretudo quando tal decorrer em áreas em que facilmente se verifica a concentração de um número elevado de pessoas”, advertiu Eduardo Cabrita.

O governante sublinhou que o “risco de contágio pela Covid-19 é igual em todas as áreas do país” e, por isso, o perigo de “ter um ajuntamento à porta de um estabelecimento de uma grande cidade ou em torno de um pequeno café de aldeia é exatamente o mesmo”.

Eduardo Cabrita reforçou também que “as regras sobre encerramento de atividade e sobre limitação da atividade (de restauração) ao fornecimento de comida para fora, take-away ou ao domicílio, é absoluta”.

O ministro destacou, no entanto, que houve uma “significativa tranquilidade quanto ao respeito por regras de isolamento e de distanciamento social”, que são fundamentais para “prevenir o alastramento” da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O responsável pela pasta da Administração Interna salientou ainda que o controlo fronteiriço que está a ser feito pelas autoridades portuguesas e espanholas foi destacado pela União Europeia “como exemplo de uma reposição de controlo de fronteiras que tem permitido uma grande fluidez no funcionamento dos circuitos económicos que assentam no transporte de mercadorias”.

O ministro referiu ainda que a Estrutura de Monitorização do estado de emergência vai voltar a reunir-se presencialmente durante a tarde de sexta-feira.

A Covid-19 já provocou 33 mortos em Portugal e estão registados 2362 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último balanço feito pela Direção-Geral da Saúde.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …