26 dias de Gaza: mortos e feridos, danos materiais, economia devastada

Jordi Bernabeu / Flickr

-

O conflito entre Israel e o Hamas matou, desde 08 de julho, mais de 1700 palestinianos e 64 soldados israelitas, destruiu milhares de habitações e arruinou mais uma economia já de rastos, segundo números de diversos organismos internacionais.

Após 26 dias de conflito, são estes os números:

Mortos e Feridos

De acordo com um balanço das autoridades da Saúde locais, mais de 1.700 palestinianos foram mortos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu verificar a identidade de 1.117 mortos, 926 dos quais eram civis (83 por cento).

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) contabilizou pelo menos 296 menores.

Os números mais recentes do ministério da Saúde palestiniano apontam para 8.920 feridos.

Israel perdeu 64 soldados, o maior número de baixas sofrido desde a sua guerra contra o Hezbollah libanês, em 2006.

Três civis, um dos quais tailandês, foram mortos por um dos 3.032 ‘rockets’ disparados pelo Hamas, segundo uma contagem do exército israelita.

Deslocados

Segundo a ONU, 280.000 pessoas estão alojadas nos seus centros e nos das autoridades locais, ou seja, 15% da população de Gaza.

Juntamente com aqueles que encontraram guarida em casa de familiares, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima em 400.000 o número de deslocados – o equivalente a se 1,85 milhões de nova-iorquinos ou 500.000 parisienses se vissem obrigados a abandonar as suas casas.

whiteant / Flickr

As habitações de 9.815 famílias ficaram completamente destruídas

As habitações de 9.815 famílias ficaram completamente destruídas

Dimensões dos danos e das necessidades

É necessário apoio psicológico para 326.000 menores (UNICEF).

Milhares de engenhos por explodir estão espalhados por toda a Faixa de Gaza (ONU).

10 dos 32 hospitais encontram-se encerrados e 11 ficaram parcialmente destruídos (OMS).

As habitações de 9.815 famílias (cerca de 58.900 pessoas) ficaram completamente destruídas (ONU).

O Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha) avalia que são necessários mais de 390 milhões de dólares (mais de 290 milhões de euros), 43 por cento dos quais estão já cobertos pelos doadores, segundo um balanço feito a 28 de julho.

A OMS estima que os fundos de que dispõe representam apenas 6% das suas necessidades.

Beligerantes

O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IIEE) atribui ao Hamas 20.000 combatentes, 10.000 dos quais serão os mais treinados pelo seu braço armado – um número difícil de verificar.

As Brigadas al-Qods da Jihad Islâmica indicam ter 8.000 homens.

O exército israelita deu conta de 320 combatentes palestinianos mortos, na segunda semana do conflito. A ONU conseguiu confirmar a identidade de 191 dos mortos.

De acordo com os dados mais recentes (2011) do Instituto de Estudos sobre a Segurança Nacional israelita, o exército de Israel tem 176.500 soldados e 445.000 reservistas (86.000 dos quais foram mobilizados).

Desconhece-se, contudo, quantos estão a combater em Gaza, uma informação submetida a censura.

Michael.Loadenthal / Flickr

43,4% dos cidadãos da Faixa de Gaza têm menos de 14 anos

43,4% dos cidadãos da Faixa de Gaza têm menos de 14 anos

População

Segundo o Instituto Palestiniano de Estatísticas, 43,4% dos cerca de 1,8 milhões de cidadãos da Faixa de Gaza têm menos de 14 anos.

A taxa de crescimento anual da população é de 3,7% e a média de idades é 18 anos.

A organização não-governamental israelita Gisha estimava, mesmo antes da guerra, que faltavam 259 escolas em Gaza, nomeadamente por causa da inexistência de materiais de construção, imputável ao embargo israelita.

Com os combates, a situação piorou: 137 escolas sofreram danos, de acordo com a ONU.

O enclave palestiniano não dispõe, além disso, de infraestruturas proporcionais aos 1,8 milhões de habitantes que se amontoam em 362 quilómetros quadrados, em particular em termos de distribuição de eletricidade e água.

Economia

A taxa de desemprego ultrapassa os 40%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Era ligeiramente inferior a 20 por cento em 2000 e de 30 por cento em 2011. Em circunstâncias normais, mais de 70% da população já dependia da ajuda humanitária, segundo a Gisha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …